Climate-tree growth relationships of Mimosa tenuiflora in seasonally dry tropical forest, Brazil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATTOS, P. P. de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BRAZ, E. M., DOMENE, V. D., SAMPAIO, E. V. de S. B., GASSON, P., PAREYN, F. G. C., ALVAREZ, I. A., BARACAT, A., ARAÚJO, E. de L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017024
Resumo: Mimosa tenuiflora é uma árvore pioneira e nativa da Caatinga usada, comercialmente, para lenha, em razão do seu elevado poder calorífico. É decídua, com perda de folhas no final da estação chuvosa, seu tronco não atinge grandes diâmetros e tem boa capacidade de rebrota. Este estudo tem por objetivo determinar o incremento anual em diâmetro de M. tenuiflora e sua correlação com a precipitação, visando a subsidiar o manejo florestal de madeira para energia. Discos da base do tronco de árvores de M. tenuiflora foram coletados em 2008, em Sertânia e Serra Talhada, Pernambuco, a partir de rebrota de árvores manejadas com corte raso em 2003 e em Limoeiro do Norte, de um plantio estabelecido em 2002. Árvores de Mimosa tenuiflora da Caatinga apresentam anéis anuais de crescimento bem definidos altamente correlacionadas com a precipitação anual e adequados para estudos dendrocronológicos. Os administradores florestais devem considerar a influência de anos prévios mais secos na produção de madeira, a fim de prever seu ciclo de corte. A correlação de crescimento elevado com chuvas do ano anterior em regiões onde as chuvas iniciam após a estimulação fotoperiódica, indicam a necessidade de compreender a dinâmica de crescimento das espécies florestais em condições secas, por meio de estudos ecofisiológicos.
id EMBR_7eb4b5c57860536c320ad76743d1b400
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1017024
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Climate-tree growth relationships of Mimosa tenuiflora in seasonally dry tropical forest, Brazil.DendrocronologiaManejo florestalCaatingaforest managementdendrochronologyMimosa tenuiflora é uma árvore pioneira e nativa da Caatinga usada, comercialmente, para lenha, em razão do seu elevado poder calorífico. É decídua, com perda de folhas no final da estação chuvosa, seu tronco não atinge grandes diâmetros e tem boa capacidade de rebrota. Este estudo tem por objetivo determinar o incremento anual em diâmetro de M. tenuiflora e sua correlação com a precipitação, visando a subsidiar o manejo florestal de madeira para energia. Discos da base do tronco de árvores de M. tenuiflora foram coletados em 2008, em Sertânia e Serra Talhada, Pernambuco, a partir de rebrota de árvores manejadas com corte raso em 2003 e em Limoeiro do Norte, de um plantio estabelecido em 2002. Árvores de Mimosa tenuiflora da Caatinga apresentam anéis anuais de crescimento bem definidos altamente correlacionadas com a precipitação anual e adequados para estudos dendrocronológicos. Os administradores florestais devem considerar a influência de anos prévios mais secos na produção de madeira, a fim de prever seu ciclo de corte. A correlação de crescimento elevado com chuvas do ano anterior em regiões onde as chuvas iniciam após a estimulação fotoperiódica, indicam a necessidade de compreender a dinâmica de crescimento das espécies florestais em condições secas, por meio de estudos ecofisiológicos.PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; Vitor Dressano Domene, UFPR; Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco; Peter Gasson, Royal Botanic Gardens; Frans Germain Corneel Pareyn, Associação Plantas do Nordeste; IVAN ANDRE ALVAREZ, CNPM; Amélia Baracat, Royal Botanic Gardens; Elcida de Lima Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco.MATTOS, P. P. deBRAZ, E. M.DOMENE, V. D.SAMPAIO, E. V. de S. B.GASSON, P.PAREYN, F. G. C.ALVAREZ, I. A.BARACAT, A.ARAÚJO, E. de L.2015-06-03T11:11:11Z2015-06-03T11:11:11Z2015-06-0320152016-02-17T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCerne, Lavras, v. 21, n. 1, p. 141-149, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017024enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:23:09Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1017024Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:23:09falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:23:09Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Climate-tree growth relationships of Mimosa tenuiflora in seasonally dry tropical forest, Brazil.
title Climate-tree growth relationships of Mimosa tenuiflora in seasonally dry tropical forest, Brazil.
spellingShingle Climate-tree growth relationships of Mimosa tenuiflora in seasonally dry tropical forest, Brazil.
MATTOS, P. P. de
Dendrocronologia
Manejo florestal
Caatinga
forest management
dendrochronology
title_short Climate-tree growth relationships of Mimosa tenuiflora in seasonally dry tropical forest, Brazil.
title_full Climate-tree growth relationships of Mimosa tenuiflora in seasonally dry tropical forest, Brazil.
title_fullStr Climate-tree growth relationships of Mimosa tenuiflora in seasonally dry tropical forest, Brazil.
title_full_unstemmed Climate-tree growth relationships of Mimosa tenuiflora in seasonally dry tropical forest, Brazil.
title_sort Climate-tree growth relationships of Mimosa tenuiflora in seasonally dry tropical forest, Brazil.
author MATTOS, P. P. de
author_facet MATTOS, P. P. de
BRAZ, E. M.
DOMENE, V. D.
SAMPAIO, E. V. de S. B.
GASSON, P.
PAREYN, F. G. C.
ALVAREZ, I. A.
BARACAT, A.
ARAÚJO, E. de L.
author_role author
author2 BRAZ, E. M.
DOMENE, V. D.
SAMPAIO, E. V. de S. B.
GASSON, P.
PAREYN, F. G. C.
ALVAREZ, I. A.
BARACAT, A.
ARAÚJO, E. de L.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; Vitor Dressano Domene, UFPR; Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco; Peter Gasson, Royal Botanic Gardens; Frans Germain Corneel Pareyn, Associação Plantas do Nordeste; IVAN ANDRE ALVAREZ, CNPM; Amélia Baracat, Royal Botanic Gardens; Elcida de Lima Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
dc.contributor.author.fl_str_mv MATTOS, P. P. de
BRAZ, E. M.
DOMENE, V. D.
SAMPAIO, E. V. de S. B.
GASSON, P.
PAREYN, F. G. C.
ALVAREZ, I. A.
BARACAT, A.
ARAÚJO, E. de L.
dc.subject.por.fl_str_mv Dendrocronologia
Manejo florestal
Caatinga
forest management
dendrochronology
topic Dendrocronologia
Manejo florestal
Caatinga
forest management
dendrochronology
description Mimosa tenuiflora é uma árvore pioneira e nativa da Caatinga usada, comercialmente, para lenha, em razão do seu elevado poder calorífico. É decídua, com perda de folhas no final da estação chuvosa, seu tronco não atinge grandes diâmetros e tem boa capacidade de rebrota. Este estudo tem por objetivo determinar o incremento anual em diâmetro de M. tenuiflora e sua correlação com a precipitação, visando a subsidiar o manejo florestal de madeira para energia. Discos da base do tronco de árvores de M. tenuiflora foram coletados em 2008, em Sertânia e Serra Talhada, Pernambuco, a partir de rebrota de árvores manejadas com corte raso em 2003 e em Limoeiro do Norte, de um plantio estabelecido em 2002. Árvores de Mimosa tenuiflora da Caatinga apresentam anéis anuais de crescimento bem definidos altamente correlacionadas com a precipitação anual e adequados para estudos dendrocronológicos. Os administradores florestais devem considerar a influência de anos prévios mais secos na produção de madeira, a fim de prever seu ciclo de corte. A correlação de crescimento elevado com chuvas do ano anterior em regiões onde as chuvas iniciam após a estimulação fotoperiódica, indicam a necessidade de compreender a dinâmica de crescimento das espécies florestais em condições secas, por meio de estudos ecofisiológicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-03T11:11:11Z
2015-06-03T11:11:11Z
2015-06-03
2015
2016-02-17T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cerne, Lavras, v. 21, n. 1, p. 141-149, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017024
identifier_str_mv Cerne, Lavras, v. 21, n. 1, p. 141-149, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017024
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503407713648640