Ecologia da polinização da cactácea Arrojadoa rhodantha em caatinga hiperxerófila.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KIILL, L. H. P.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: SANTOS, A. P. B., MARTINS, C. T. de V. D., SILVA, N. B. G. da, SILVA, T. A. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945870
Resumo: Arrojadoa rhodantha (Cactaceae) é uma espécie amplamente distribuída na Caatinga. Devido ao desmatamento, no entanto, suas populações vêm sofrendo redução considerável, tanto em termos de distribuição como de abundância. Nós estudamos a fenologia reprodutiva, a biologia floral e o mecanismo da polinização de A. rhodantha visando fornecer informações sobre a ecologia da polinização dessa espécie. O estudo foi conduzido entre agosto de 2010 e julho de 2011, em uma área de caatinga em Petrolina, Pernambuco, em 15 indivíduos de A. rhodantha, com 35 h esforço amostral para a observação de visitantes florais. As fenofases de floração e frutificação ocorreram durante o ano todo, com maior produção de flores e frutos no período chuvoso. As flores são magenta; elas se abrem por volta de 04h00 e se fecham em torno de 23h00. Foram visitadas por beija-flores (3 espécies), abelhas (3), moscas (1) e borboletas (1). As abelhas Trigona spinipes, Friseomelitta doederleini e uma Halictidae foram os visitantes florais mais frequentes (93,16% das visitas). Os beija-flores, considerados polinizadores potenciais dessa cactácea, foram responsáveis por 6,18% das visitas, sendo Eupetomena macroura a espécie mais frequente. Abelhas, moscas e borboletas Phoebis philea foram classificadas como furtadoras de néctar/pólen ou pilhadoras de pólen. Arrojadoa rhodantha produziu frutos apenas em condições naturais (55%) e por xenogamia (35,3%). Por apresentar padrão de floração e frutificação contínuo, esta espécie pode ser considerada uma importante fonte de alimento para a fauna da Caatinga, onde existe sazonalidade na disponibilidade de fontes de alimento.
id EMBR_7eb9988a72326031af9ca09f961d8353
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/945870
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ecologia da polinização da cactácea Arrojadoa rhodantha em caatinga hiperxerófila.Arrojadoa rhodanthaBiologia floralNatural resourceOrnitofiliaXenogamiaEupetomena macrouraRecurso naturalCaatingaCactaceaePolinizaçãoNatural resourcesArrojadoa rhodantha (Cactaceae) é uma espécie amplamente distribuída na Caatinga. Devido ao desmatamento, no entanto, suas populações vêm sofrendo redução considerável, tanto em termos de distribuição como de abundância. Nós estudamos a fenologia reprodutiva, a biologia floral e o mecanismo da polinização de A. rhodantha visando fornecer informações sobre a ecologia da polinização dessa espécie. O estudo foi conduzido entre agosto de 2010 e julho de 2011, em uma área de caatinga em Petrolina, Pernambuco, em 15 indivíduos de A. rhodantha, com 35 h esforço amostral para a observação de visitantes florais. As fenofases de floração e frutificação ocorreram durante o ano todo, com maior produção de flores e frutos no período chuvoso. As flores são magenta; elas se abrem por volta de 04h00 e se fecham em torno de 23h00. Foram visitadas por beija-flores (3 espécies), abelhas (3), moscas (1) e borboletas (1). As abelhas Trigona spinipes, Friseomelitta doederleini e uma Halictidae foram os visitantes florais mais frequentes (93,16% das visitas). Os beija-flores, considerados polinizadores potenciais dessa cactácea, foram responsáveis por 6,18% das visitas, sendo Eupetomena macroura a espécie mais frequente. Abelhas, moscas e borboletas Phoebis philea foram classificadas como furtadoras de néctar/pólen ou pilhadoras de pólen. Arrojadoa rhodantha produziu frutos apenas em condições naturais (55%) e por xenogamia (35,3%). Por apresentar padrão de floração e frutificação contínuo, esta espécie pode ser considerada uma importante fonte de alimento para a fauna da Caatinga, onde existe sazonalidade na disponibilidade de fontes de alimento.LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA; AMANDA PRICILLA BATISTA SANTOS; CARLA TATIANA DE VASCONCELOS DIAS MARTINS; NERIMAR BARBOSA GUIMARÃES DA SILVA; TAMIRES ALMEIDA DA SILVA.KIILL, L. H. P.SANTOS, A. P. B.MARTINS, C. T. de V. D.SILVA, N. B. G. daSILVA, T. A. da2013-01-21T11:11:11Z2013-01-21T11:11:11Z2013-01-2120122013-01-21T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSitientibus. Série Ciências Biológicas, v. 12, n. 2, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:53:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/945870Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:53:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecologia da polinização da cactácea Arrojadoa rhodantha em caatinga hiperxerófila.
title Ecologia da polinização da cactácea Arrojadoa rhodantha em caatinga hiperxerófila.
spellingShingle Ecologia da polinização da cactácea Arrojadoa rhodantha em caatinga hiperxerófila.
KIILL, L. H. P.
Arrojadoa rhodantha
Biologia floral
Natural resource
Ornitofilia
Xenogamia
Eupetomena macroura
Recurso natural
Caatinga
Cactaceae
Polinização
Natural resources
title_short Ecologia da polinização da cactácea Arrojadoa rhodantha em caatinga hiperxerófila.
title_full Ecologia da polinização da cactácea Arrojadoa rhodantha em caatinga hiperxerófila.
title_fullStr Ecologia da polinização da cactácea Arrojadoa rhodantha em caatinga hiperxerófila.
title_full_unstemmed Ecologia da polinização da cactácea Arrojadoa rhodantha em caatinga hiperxerófila.
title_sort Ecologia da polinização da cactácea Arrojadoa rhodantha em caatinga hiperxerófila.
author KIILL, L. H. P.
author_facet KIILL, L. H. P.
SANTOS, A. P. B.
MARTINS, C. T. de V. D.
SILVA, N. B. G. da
SILVA, T. A. da
author_role author
author2 SANTOS, A. P. B.
MARTINS, C. T. de V. D.
SILVA, N. B. G. da
SILVA, T. A. da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA; AMANDA PRICILLA BATISTA SANTOS; CARLA TATIANA DE VASCONCELOS DIAS MARTINS; NERIMAR BARBOSA GUIMARÃES DA SILVA; TAMIRES ALMEIDA DA SILVA.
dc.contributor.author.fl_str_mv KIILL, L. H. P.
SANTOS, A. P. B.
MARTINS, C. T. de V. D.
SILVA, N. B. G. da
SILVA, T. A. da
dc.subject.por.fl_str_mv Arrojadoa rhodantha
Biologia floral
Natural resource
Ornitofilia
Xenogamia
Eupetomena macroura
Recurso natural
Caatinga
Cactaceae
Polinização
Natural resources
topic Arrojadoa rhodantha
Biologia floral
Natural resource
Ornitofilia
Xenogamia
Eupetomena macroura
Recurso natural
Caatinga
Cactaceae
Polinização
Natural resources
description Arrojadoa rhodantha (Cactaceae) é uma espécie amplamente distribuída na Caatinga. Devido ao desmatamento, no entanto, suas populações vêm sofrendo redução considerável, tanto em termos de distribuição como de abundância. Nós estudamos a fenologia reprodutiva, a biologia floral e o mecanismo da polinização de A. rhodantha visando fornecer informações sobre a ecologia da polinização dessa espécie. O estudo foi conduzido entre agosto de 2010 e julho de 2011, em uma área de caatinga em Petrolina, Pernambuco, em 15 indivíduos de A. rhodantha, com 35 h esforço amostral para a observação de visitantes florais. As fenofases de floração e frutificação ocorreram durante o ano todo, com maior produção de flores e frutos no período chuvoso. As flores são magenta; elas se abrem por volta de 04h00 e se fecham em torno de 23h00. Foram visitadas por beija-flores (3 espécies), abelhas (3), moscas (1) e borboletas (1). As abelhas Trigona spinipes, Friseomelitta doederleini e uma Halictidae foram os visitantes florais mais frequentes (93,16% das visitas). Os beija-flores, considerados polinizadores potenciais dessa cactácea, foram responsáveis por 6,18% das visitas, sendo Eupetomena macroura a espécie mais frequente. Abelhas, moscas e borboletas Phoebis philea foram classificadas como furtadoras de néctar/pólen ou pilhadoras de pólen. Arrojadoa rhodantha produziu frutos apenas em condições naturais (55%) e por xenogamia (35,3%). Por apresentar padrão de floração e frutificação contínuo, esta espécie pode ser considerada uma importante fonte de alimento para a fauna da Caatinga, onde existe sazonalidade na disponibilidade de fontes de alimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-01-21T11:11:11Z
2013-01-21T11:11:11Z
2013-01-21
2013-01-21T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sitientibus. Série Ciências Biológicas, v. 12, n. 2, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945870
identifier_str_mv Sitientibus. Série Ciências Biológicas, v. 12, n. 2, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695275307761664