Differential susceptibility of biotypes of Conyza sumatrensis to Chlorimuron-ethyl herbicide.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, F. M.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: VARGAS, L., CHRISTOFFOLETI, P. J., AGOSTINETTO, D., MARIANI, F., DAL MAGRO, T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005072
Resumo: A buva (Conyza spp.) é uma planta daninha anual que infesta lavouras de soja na região Sul do Brasil, onde o chlorimuron-ethyl é um dos herbicidas mais utilizados para o seu controle. Contudo, nas últimas safras de soja observou-se controle insatisfatório dessa planta daninha utilizando esse herbicida, gerando a suspeita de seleção de biótipos resistentes. Foi avaliada a suscetibilidade de biótipos de buva ao herbicida chlorimuron-ethyl. Foram realizados dois experimentos em casa de vegetação: no primeiro, foram selecionados os biótipos; e o segundo foi realizado em esquema fatorial 5 x 5, no delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições. Os tratamentos usados na elaboração das curvas de doseresposta foram doses do herbicida chlorimuron-ethyl (0,0, 1,56, 3,13, 6,25, 12,5 e 25 g ha-1), aplicadas sobre cinco biótipos de buva, no estádio fenológico de três a quatro folhas. As variáveis avaliadas foram percentagem visual de controle e fitomassa seca da parte aérea, em relação à testemunha sem aplicação de herbicida, e acúmulo de acetolactato na planta. Conclui-se que há suscetibilidade diferencial entre os biótipos nas doses menores que 20 g ha-1 (curvas de doseresposta), e esse fato indica resistência de nível baixo. As consequências práticas são a indicação da aplicação do herbicida chlorimuron-ethyl em doses máximas registradas e que a prática de rotação de mecanismos de ação seja usada no manejo químico dessas áreas.
id EMBR_7ecfcb6488d94f7a8944763540cc3880
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1005072
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Differential susceptibility of biotypes of Conyza sumatrensis to Chlorimuron-ethyl herbicide.Planta daninhaBuvaResistência de nível baixoALSWeedHorseweedLow level resistanceControle Químicochemical controlA buva (Conyza spp.) é uma planta daninha anual que infesta lavouras de soja na região Sul do Brasil, onde o chlorimuron-ethyl é um dos herbicidas mais utilizados para o seu controle. Contudo, nas últimas safras de soja observou-se controle insatisfatório dessa planta daninha utilizando esse herbicida, gerando a suspeita de seleção de biótipos resistentes. Foi avaliada a suscetibilidade de biótipos de buva ao herbicida chlorimuron-ethyl. Foram realizados dois experimentos em casa de vegetação: no primeiro, foram selecionados os biótipos; e o segundo foi realizado em esquema fatorial 5 x 5, no delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições. Os tratamentos usados na elaboração das curvas de doseresposta foram doses do herbicida chlorimuron-ethyl (0,0, 1,56, 3,13, 6,25, 12,5 e 25 g ha-1), aplicadas sobre cinco biótipos de buva, no estádio fenológico de três a quatro folhas. As variáveis avaliadas foram percentagem visual de controle e fitomassa seca da parte aérea, em relação à testemunha sem aplicação de herbicida, e acúmulo de acetolactato na planta. Conclui-se que há suscetibilidade diferencial entre os biótipos nas doses menores que 20 g ha-1 (curvas de doseresposta), e esse fato indica resistência de nível baixo. As consequências práticas são a indicação da aplicação do herbicida chlorimuron-ethyl em doses máximas registradas e que a prática de rotação de mecanismos de ação seja usada no manejo químico dessas áreas.IFRS Sertão; LEANDRO VARGAS, CNPT; USP - ESALQ; UFPel; UFPel; UCS.SANTOS, F. M.VARGAS, L.CHRISTOFFOLETI, P. J.AGOSTINETTO, D.MARIANI, F.DAL MAGRO, T.2015-01-12T11:11:11Z2015-01-12T11:11:11Z2015-01-1220142016-10-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePlanta Daninha, Viçosa, MG, v. 32, n. 2, p. 427-435, 2014.0100-8358http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005072enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:41:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1005072Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:41:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:41:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Differential susceptibility of biotypes of Conyza sumatrensis to Chlorimuron-ethyl herbicide.
title Differential susceptibility of biotypes of Conyza sumatrensis to Chlorimuron-ethyl herbicide.
spellingShingle Differential susceptibility of biotypes of Conyza sumatrensis to Chlorimuron-ethyl herbicide.
SANTOS, F. M.
Planta daninha
Buva
Resistência de nível baixo
ALS
Weed
Horseweed
Low level resistance
Controle Químico
chemical control
title_short Differential susceptibility of biotypes of Conyza sumatrensis to Chlorimuron-ethyl herbicide.
title_full Differential susceptibility of biotypes of Conyza sumatrensis to Chlorimuron-ethyl herbicide.
title_fullStr Differential susceptibility of biotypes of Conyza sumatrensis to Chlorimuron-ethyl herbicide.
title_full_unstemmed Differential susceptibility of biotypes of Conyza sumatrensis to Chlorimuron-ethyl herbicide.
title_sort Differential susceptibility of biotypes of Conyza sumatrensis to Chlorimuron-ethyl herbicide.
author SANTOS, F. M.
author_facet SANTOS, F. M.
VARGAS, L.
CHRISTOFFOLETI, P. J.
AGOSTINETTO, D.
MARIANI, F.
DAL MAGRO, T.
author_role author
author2 VARGAS, L.
CHRISTOFFOLETI, P. J.
AGOSTINETTO, D.
MARIANI, F.
DAL MAGRO, T.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IFRS Sertão; LEANDRO VARGAS, CNPT; USP - ESALQ; UFPel; UFPel; UCS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, F. M.
VARGAS, L.
CHRISTOFFOLETI, P. J.
AGOSTINETTO, D.
MARIANI, F.
DAL MAGRO, T.
dc.subject.por.fl_str_mv Planta daninha
Buva
Resistência de nível baixo
ALS
Weed
Horseweed
Low level resistance
Controle Químico
chemical control
topic Planta daninha
Buva
Resistência de nível baixo
ALS
Weed
Horseweed
Low level resistance
Controle Químico
chemical control
description A buva (Conyza spp.) é uma planta daninha anual que infesta lavouras de soja na região Sul do Brasil, onde o chlorimuron-ethyl é um dos herbicidas mais utilizados para o seu controle. Contudo, nas últimas safras de soja observou-se controle insatisfatório dessa planta daninha utilizando esse herbicida, gerando a suspeita de seleção de biótipos resistentes. Foi avaliada a suscetibilidade de biótipos de buva ao herbicida chlorimuron-ethyl. Foram realizados dois experimentos em casa de vegetação: no primeiro, foram selecionados os biótipos; e o segundo foi realizado em esquema fatorial 5 x 5, no delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições. Os tratamentos usados na elaboração das curvas de doseresposta foram doses do herbicida chlorimuron-ethyl (0,0, 1,56, 3,13, 6,25, 12,5 e 25 g ha-1), aplicadas sobre cinco biótipos de buva, no estádio fenológico de três a quatro folhas. As variáveis avaliadas foram percentagem visual de controle e fitomassa seca da parte aérea, em relação à testemunha sem aplicação de herbicida, e acúmulo de acetolactato na planta. Conclui-se que há suscetibilidade diferencial entre os biótipos nas doses menores que 20 g ha-1 (curvas de doseresposta), e esse fato indica resistência de nível baixo. As consequências práticas são a indicação da aplicação do herbicida chlorimuron-ethyl em doses máximas registradas e que a prática de rotação de mecanismos de ação seja usada no manejo químico dessas áreas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-01-12T11:11:11Z
2015-01-12T11:11:11Z
2015-01-12
2016-10-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Planta Daninha, Viçosa, MG, v. 32, n. 2, p. 427-435, 2014.
0100-8358
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005072
identifier_str_mv Planta Daninha, Viçosa, MG, v. 32, n. 2, p. 427-435, 2014.
0100-8358
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005072
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503400255127552