Caracterização de populações indígenas de milho (Zea mays L.) que apresentam grãos opacos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARAES, C. T.
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474441
Resumo: O nivel de nao-zeinas no endosperma apresentou uma alta correlacao com a qualidade proteica, podendo ser utilizado com mais um parametro na selecao de milho com alta qualidade proteica, em programas de melhoramento genetico. as populacoes indigenas de milho caracterizadas no presente trabalho apresentaram graos opacos e de baixa densidade, como os mutantes opaco-2, e baixa qualidade proteica, como os genotipos normais. Analises das zeinas, nao-zeinas e acucares soluveis no endosperma desses genotipos nao apresentaram diferenca significativa em relacao aos genotipos normais. Com relacao a quantidade relativa da gama-zeina de 27 KD, as populacoes indigenas foram divididas em dois grupos distintos, um grupo apresentando niveis reduzidos e o outro, com niveis normais dessa proteina. As populações indigenas, portanto, parecem constituir uma nova classe de mutantes para a textura do grao. Uma caracterizacao mais aprofundada em nivel molecular dessas populacoes indigenas podera contribuir para a elucidacao dos mecanismos bioquimicos e moleculares envolvidos na determinacao da textura do endosperma.
id EMBR_7f2eac22a134571e70c14aba8f6fd767
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/474441
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização de populações indígenas de milho (Zea mays L.) que apresentam grãos opacos.OpacoMaizeProteinGrainOpaqueMolecular geneticGenética MolecularGrãoMilhoProteínaZea MaysO nivel de nao-zeinas no endosperma apresentou uma alta correlacao com a qualidade proteica, podendo ser utilizado com mais um parametro na selecao de milho com alta qualidade proteica, em programas de melhoramento genetico. as populacoes indigenas de milho caracterizadas no presente trabalho apresentaram graos opacos e de baixa densidade, como os mutantes opaco-2, e baixa qualidade proteica, como os genotipos normais. Analises das zeinas, nao-zeinas e acucares soluveis no endosperma desses genotipos nao apresentaram diferenca significativa em relacao aos genotipos normais. Com relacao a quantidade relativa da gama-zeina de 27 KD, as populacoes indigenas foram divididas em dois grupos distintos, um grupo apresentando niveis reduzidos e o outro, com niveis normais dessa proteina. As populações indigenas, portanto, parecem constituir uma nova classe de mutantes para a textura do grao. Uma caracterizacao mais aprofundada em nivel molecular dessas populacoes indigenas podera contribuir para a elucidacao dos mecanismos bioquimicos e moleculares envolvidos na determinacao da textura do endosperma.Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.CLAUDIA TEIXEIRA GUIMARAES, CNPMS.GUIMARAES, C. T.2023-10-19T15:22:44Z2023-10-19T15:22:44Z1997-06-041994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis69 p.1994.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-10-19T15:22:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/474441Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-10-19T15:22:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de populações indígenas de milho (Zea mays L.) que apresentam grãos opacos.
title Caracterização de populações indígenas de milho (Zea mays L.) que apresentam grãos opacos.
spellingShingle Caracterização de populações indígenas de milho (Zea mays L.) que apresentam grãos opacos.
GUIMARAES, C. T.
Opaco
Maize
Protein
Grain
Opaque
Molecular genetic
Genética Molecular
Grão
Milho
Proteína
Zea Mays
title_short Caracterização de populações indígenas de milho (Zea mays L.) que apresentam grãos opacos.
title_full Caracterização de populações indígenas de milho (Zea mays L.) que apresentam grãos opacos.
title_fullStr Caracterização de populações indígenas de milho (Zea mays L.) que apresentam grãos opacos.
title_full_unstemmed Caracterização de populações indígenas de milho (Zea mays L.) que apresentam grãos opacos.
title_sort Caracterização de populações indígenas de milho (Zea mays L.) que apresentam grãos opacos.
author GUIMARAES, C. T.
author_facet GUIMARAES, C. T.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLAUDIA TEIXEIRA GUIMARAES, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUIMARAES, C. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Opaco
Maize
Protein
Grain
Opaque
Molecular genetic
Genética Molecular
Grão
Milho
Proteína
Zea Mays
topic Opaco
Maize
Protein
Grain
Opaque
Molecular genetic
Genética Molecular
Grão
Milho
Proteína
Zea Mays
description O nivel de nao-zeinas no endosperma apresentou uma alta correlacao com a qualidade proteica, podendo ser utilizado com mais um parametro na selecao de milho com alta qualidade proteica, em programas de melhoramento genetico. as populacoes indigenas de milho caracterizadas no presente trabalho apresentaram graos opacos e de baixa densidade, como os mutantes opaco-2, e baixa qualidade proteica, como os genotipos normais. Analises das zeinas, nao-zeinas e acucares soluveis no endosperma desses genotipos nao apresentaram diferenca significativa em relacao aos genotipos normais. Com relacao a quantidade relativa da gama-zeina de 27 KD, as populacoes indigenas foram divididas em dois grupos distintos, um grupo apresentando niveis reduzidos e o outro, com niveis normais dessa proteina. As populações indigenas, portanto, parecem constituir uma nova classe de mutantes para a textura do grao. Uma caracterizacao mais aprofundada em nivel molecular dessas populacoes indigenas podera contribuir para a elucidacao dos mecanismos bioquimicos e moleculares envolvidos na determinacao da textura do endosperma.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1997-06-04
2023-10-19T15:22:44Z
2023-10-19T15:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1994.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474441
identifier_str_mv 1994.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695684065755136