Isca-tóxica para Anastrepha fraterculus (Wied.) (Diptera: Tephritidae) e feromônio sexual para Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) como alternativas de controle de baixo impacto ambiental na cultura do pessegueiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HÄRTER, W. da R.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: NAVA, D. E., GRÜTZMACHER, A. D., BOTTON, M.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543342
Resumo: A mosca-das-frutas e a grafolita são as principais pragas da cultura do pessegueiro. O controle destas espécies é realizado praticamente com inseticidas fosforados aplicados por calendário. Essa prática é prejudicial a artropodofauna benéfica e coloca em risco produtores e consumidores. Alternativas de baixo impacto ambiental (ferômonios sexuais e iscas tóxicas) foram avaliados em 3 áreas de pessegueiro da cv. Esmeralda de 4 a 7 anos no espaçamento de 5 x 2,5m.
id EMBR_8068114879b90739a8464e816b00a35c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/543342
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Isca-tóxica para Anastrepha fraterculus (Wied.) (Diptera: Tephritidae) e feromônio sexual para Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) como alternativas de controle de baixo impacto ambiental na cultura do pessegueiro.Praga d eplantaMosca-das-frutasGrafolitaFlutuação PopulacionalFruticulturaInsetoPêssegoA mosca-das-frutas e a grafolita são as principais pragas da cultura do pessegueiro. O controle destas espécies é realizado praticamente com inseticidas fosforados aplicados por calendário. Essa prática é prejudicial a artropodofauna benéfica e coloca em risco produtores e consumidores. Alternativas de baixo impacto ambiental (ferômonios sexuais e iscas tóxicas) foram avaliados em 3 áreas de pessegueiro da cv. Esmeralda de 4 a 7 anos no espaçamento de 5 x 2,5m.Resumo 1859-2.WAGNER DA ROZA HÄRTER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; DORI EDSON NAVA, CPACT; ANDERSON DIONEI GRÜTZMACHER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; MARCOS BOTTON, CNPUV.HÄRTER, W. da R.NAVA, D. E.GRÜTZMACHER, A. D.BOTTON, M.2022-08-22T18:21:22Z2022-08-22T18:21:22Z2009-01-052008Resumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão paginado.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais. Viçosa: UFV, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-08-22T18:21:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/543342Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-08-22T18:21:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Isca-tóxica para Anastrepha fraterculus (Wied.) (Diptera: Tephritidae) e feromônio sexual para Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) como alternativas de controle de baixo impacto ambiental na cultura do pessegueiro.
title Isca-tóxica para Anastrepha fraterculus (Wied.) (Diptera: Tephritidae) e feromônio sexual para Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) como alternativas de controle de baixo impacto ambiental na cultura do pessegueiro.
spellingShingle Isca-tóxica para Anastrepha fraterculus (Wied.) (Diptera: Tephritidae) e feromônio sexual para Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) como alternativas de controle de baixo impacto ambiental na cultura do pessegueiro.
HÄRTER, W. da R.
Praga d eplanta
Mosca-das-frutas
Grafolita
Flutuação Populacional
Fruticultura
Inseto
Pêssego
title_short Isca-tóxica para Anastrepha fraterculus (Wied.) (Diptera: Tephritidae) e feromônio sexual para Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) como alternativas de controle de baixo impacto ambiental na cultura do pessegueiro.
title_full Isca-tóxica para Anastrepha fraterculus (Wied.) (Diptera: Tephritidae) e feromônio sexual para Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) como alternativas de controle de baixo impacto ambiental na cultura do pessegueiro.
title_fullStr Isca-tóxica para Anastrepha fraterculus (Wied.) (Diptera: Tephritidae) e feromônio sexual para Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) como alternativas de controle de baixo impacto ambiental na cultura do pessegueiro.
title_full_unstemmed Isca-tóxica para Anastrepha fraterculus (Wied.) (Diptera: Tephritidae) e feromônio sexual para Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) como alternativas de controle de baixo impacto ambiental na cultura do pessegueiro.
title_sort Isca-tóxica para Anastrepha fraterculus (Wied.) (Diptera: Tephritidae) e feromônio sexual para Grapholita molesta (Busck) (Lepidoptera: Tortricidae) como alternativas de controle de baixo impacto ambiental na cultura do pessegueiro.
author HÄRTER, W. da R.
author_facet HÄRTER, W. da R.
NAVA, D. E.
GRÜTZMACHER, A. D.
BOTTON, M.
author_role author
author2 NAVA, D. E.
GRÜTZMACHER, A. D.
BOTTON, M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv WAGNER DA ROZA HÄRTER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; DORI EDSON NAVA, CPACT; ANDERSON DIONEI GRÜTZMACHER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; MARCOS BOTTON, CNPUV.
dc.contributor.author.fl_str_mv HÄRTER, W. da R.
NAVA, D. E.
GRÜTZMACHER, A. D.
BOTTON, M.
dc.subject.por.fl_str_mv Praga d eplanta
Mosca-das-frutas
Grafolita
Flutuação Populacional
Fruticultura
Inseto
Pêssego
topic Praga d eplanta
Mosca-das-frutas
Grafolita
Flutuação Populacional
Fruticultura
Inseto
Pêssego
description A mosca-das-frutas e a grafolita são as principais pragas da cultura do pessegueiro. O controle destas espécies é realizado praticamente com inseticidas fosforados aplicados por calendário. Essa prática é prejudicial a artropodofauna benéfica e coloca em risco produtores e consumidores. Alternativas de baixo impacto ambiental (ferômonios sexuais e iscas tóxicas) foram avaliados em 3 áreas de pessegueiro da cv. Esmeralda de 4 a 7 anos no espaçamento de 5 x 2,5m.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2009-01-05
2022-08-22T18:21:22Z
2022-08-22T18:21:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais. Viçosa: UFV, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543342
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais. Viçosa: UFV, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/543342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Não paginado.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695647772442624