População e atividade microbiana do solo em sistema agroecológico de produção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, E. P. de B.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: STONE, L. F., MARTIN-DIDONET, C. C. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058681
Resumo: Os atributos da microbiota do solo são importantes indicadores de alterações causadas por práticas agrícolas. Foi conduzido um experimento em condição de campo, em um delineamento de blocos casualizados com quatro repetições, com o objetivo de avaliar os efeitos da forma de manejo (sistema de semeadura direta - SSD e sistema de plantio convencional - SPC) e da fase de condução da cultura do arroz de terras altas (pré-plantio - PP, floração - FA e pós-colheita - PC) sobre atributos da biomassa microbiana do solo (Cmic, Nmic, RBS, qCO2), atividade enzimática (AET, AB-G e AFA) e população de microrganismos (bactérias, fungos, actinobactérias e diazotróficos) em amostras de solo coletadas na profundidade de 0-20 cm, tendo como referência uma área de mata, próxima ao experimento. Os sistemas de cultivo provocaram alterações nos atributos microbiológicos do solo quando comparados com a mata, usada como referência. Foi observado diferença entre os sistemas de manejo para Cmic, RBS e qCO2, sendo que sob SSD os valores de Cmic e qCO2 foram próximos aos observados para a mata. A atividade enzimática do solo não detectou diferença entre SSD e SPD; contudo, foi observado maior AFA no PP. No geral, o número de microrganismos foi maior sob SSD e SPC, comparados à mata, exceto para fungos. As maiores contagens de microrganismos foram observadas no PP, exceto para os actinomicetos cujo maior valor foi observado na PC.
id EMBR_80c17c5fa254f9c1799f8a7dd3bd01c9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1058681
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling População e atividade microbiana do solo em sistema agroecológico de produção.Qualidade do soloContagem de microrganismosOryza sativasArrozManejo do soloOs atributos da microbiota do solo são importantes indicadores de alterações causadas por práticas agrícolas. Foi conduzido um experimento em condição de campo, em um delineamento de blocos casualizados com quatro repetições, com o objetivo de avaliar os efeitos da forma de manejo (sistema de semeadura direta - SSD e sistema de plantio convencional - SPC) e da fase de condução da cultura do arroz de terras altas (pré-plantio - PP, floração - FA e pós-colheita - PC) sobre atributos da biomassa microbiana do solo (Cmic, Nmic, RBS, qCO2), atividade enzimática (AET, AB-G e AFA) e população de microrganismos (bactérias, fungos, actinobactérias e diazotróficos) em amostras de solo coletadas na profundidade de 0-20 cm, tendo como referência uma área de mata, próxima ao experimento. Os sistemas de cultivo provocaram alterações nos atributos microbiológicos do solo quando comparados com a mata, usada como referência. Foi observado diferença entre os sistemas de manejo para Cmic, RBS e qCO2, sendo que sob SSD os valores de Cmic e qCO2 foram próximos aos observados para a mata. A atividade enzimática do solo não detectou diferença entre SSD e SPD; contudo, foi observado maior AFA no PP. No geral, o número de microrganismos foi maior sob SSD e SPC, comparados à mata, exceto para fungos. As maiores contagens de microrganismos foram observadas no PP, exceto para os actinomicetos cujo maior valor foi observado na PC.ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; CLAUDIA CRISTINA GARCIA MARTIN-DIDONET, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, Anápolis-GO.FERREIRA, E. P. de B.STONE, L. F.MARTIN-DIDONET, C. C. G.2016-12-14T11:11:11Z2016-12-14T11:11:11Z2016-12-1420172017-12-04T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ciência Agronômica, v. 48, n. 1, p. 22-31, jan./mar. 2017.1806-6690http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:55:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1058681Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:55:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:55:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv População e atividade microbiana do solo em sistema agroecológico de produção.
title População e atividade microbiana do solo em sistema agroecológico de produção.
spellingShingle População e atividade microbiana do solo em sistema agroecológico de produção.
FERREIRA, E. P. de B.
Qualidade do solo
Contagem de microrganismos
Oryza sativas
Arroz
Manejo do solo
title_short População e atividade microbiana do solo em sistema agroecológico de produção.
title_full População e atividade microbiana do solo em sistema agroecológico de produção.
title_fullStr População e atividade microbiana do solo em sistema agroecológico de produção.
title_full_unstemmed População e atividade microbiana do solo em sistema agroecológico de produção.
title_sort População e atividade microbiana do solo em sistema agroecológico de produção.
author FERREIRA, E. P. de B.
author_facet FERREIRA, E. P. de B.
STONE, L. F.
MARTIN-DIDONET, C. C. G.
author_role author
author2 STONE, L. F.
MARTIN-DIDONET, C. C. G.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; CLAUDIA CRISTINA GARCIA MARTIN-DIDONET, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, Anápolis-GO.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, E. P. de B.
STONE, L. F.
MARTIN-DIDONET, C. C. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade do solo
Contagem de microrganismos
Oryza sativas
Arroz
Manejo do solo
topic Qualidade do solo
Contagem de microrganismos
Oryza sativas
Arroz
Manejo do solo
description Os atributos da microbiota do solo são importantes indicadores de alterações causadas por práticas agrícolas. Foi conduzido um experimento em condição de campo, em um delineamento de blocos casualizados com quatro repetições, com o objetivo de avaliar os efeitos da forma de manejo (sistema de semeadura direta - SSD e sistema de plantio convencional - SPC) e da fase de condução da cultura do arroz de terras altas (pré-plantio - PP, floração - FA e pós-colheita - PC) sobre atributos da biomassa microbiana do solo (Cmic, Nmic, RBS, qCO2), atividade enzimática (AET, AB-G e AFA) e população de microrganismos (bactérias, fungos, actinobactérias e diazotróficos) em amostras de solo coletadas na profundidade de 0-20 cm, tendo como referência uma área de mata, próxima ao experimento. Os sistemas de cultivo provocaram alterações nos atributos microbiológicos do solo quando comparados com a mata, usada como referência. Foi observado diferença entre os sistemas de manejo para Cmic, RBS e qCO2, sendo que sob SSD os valores de Cmic e qCO2 foram próximos aos observados para a mata. A atividade enzimática do solo não detectou diferença entre SSD e SPD; contudo, foi observado maior AFA no PP. No geral, o número de microrganismos foi maior sob SSD e SPC, comparados à mata, exceto para fungos. As maiores contagens de microrganismos foram observadas no PP, exceto para os actinomicetos cujo maior valor foi observado na PC.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14T11:11:11Z
2016-12-14T11:11:11Z
2016-12-14
2017
2017-12-04T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica, v. 48, n. 1, p. 22-31, jan./mar. 2017.
1806-6690
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058681
identifier_str_mv Revista Ciência Agronômica, v. 48, n. 1, p. 22-31, jan./mar. 2017.
1806-6690
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503429616304128