Aspectos da exposição ambiental aos agroquímicos no desenvolvimento animal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, V. L. S. S. de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017216
Resumo: A busca de indicadores da exposição de organismos não-alvo a agroquímicos vem cada vez mais se intensificando. As alterações neurocomportamentais estão entre as medidas de eventos biológicos estudadas como possíveis indicadores da exposição a tais substâncias. Entretanto, muitos dos agroquímicos aplicados corriqueiramente em nossa agricultura não possuem indicadores de exposição claramente definidos. Assim, os parâmetros usados tradicionalmente, como porcentagem de fertilidade, abortos e taxa de natalidade, deverão ser complementados com outros parâmetros como o desenvolvimento físico e avaliações comportamentais. Nos últimos anos tem crescido também a busca por técnicas genéticas. De forma semelhante, os indicadores para a avaliação das alterações genéticas também estão sendo aprimorados. Os resultados de tais avaliações podem, então, ser interpretados com base em uma visão abrangente do desenvolvimento, voltada para a detecção de prejuízos iniciais no organismo. Os testes utilizados, além de sua aplicação na identificação de efeitos prejudiciais à saúde, poderão também ter aplicação no monitoramento de populações humanas expostas a agroquímicos. Além disso, os resultados obtidos poderão ser usados como um dos parâmetros para avaliação de sustentabilidade do modelo agrícola, em relação ao equilíbrio ambiental.
id EMBR_8132ef56b24c6a9f60a48741a7e24fba
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1017216
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Aspectos da exposição ambiental aos agroquímicos no desenvolvimento animal.Efeitos neurocomportamentaisMonitoramentoPesticidaToxicologiaReproduçãoA busca de indicadores da exposição de organismos não-alvo a agroquímicos vem cada vez mais se intensificando. As alterações neurocomportamentais estão entre as medidas de eventos biológicos estudadas como possíveis indicadores da exposição a tais substâncias. Entretanto, muitos dos agroquímicos aplicados corriqueiramente em nossa agricultura não possuem indicadores de exposição claramente definidos. Assim, os parâmetros usados tradicionalmente, como porcentagem de fertilidade, abortos e taxa de natalidade, deverão ser complementados com outros parâmetros como o desenvolvimento físico e avaliações comportamentais. Nos últimos anos tem crescido também a busca por técnicas genéticas. De forma semelhante, os indicadores para a avaliação das alterações genéticas também estão sendo aprimorados. Os resultados de tais avaliações podem, então, ser interpretados com base em uma visão abrangente do desenvolvimento, voltada para a detecção de prejuízos iniciais no organismo. Os testes utilizados, além de sua aplicação na identificação de efeitos prejudiciais à saúde, poderão também ter aplicação no monitoramento de populações humanas expostas a agroquímicos. Além disso, os resultados obtidos poderão ser usados como um dos parâmetros para avaliação de sustentabilidade do modelo agrícola, em relação ao equilíbrio ambiental.VERA LUCIA SCHERHOLZ S DE CASTRO, CNPMA.CASTRO, V. L. S. S. de2015-06-09T11:11:11Z2015-06-09T11:11:11Z2015-06-0920042018-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepágs. 469-497Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, v. 21, n.3, p. 469-497, set./dez. 2004http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:21:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1017216Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:21:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:21:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da exposição ambiental aos agroquímicos no desenvolvimento animal.
title Aspectos da exposição ambiental aos agroquímicos no desenvolvimento animal.
spellingShingle Aspectos da exposição ambiental aos agroquímicos no desenvolvimento animal.
CASTRO, V. L. S. S. de
Efeitos neurocomportamentais
Monitoramento
Pesticida
Toxicologia
Reprodução
title_short Aspectos da exposição ambiental aos agroquímicos no desenvolvimento animal.
title_full Aspectos da exposição ambiental aos agroquímicos no desenvolvimento animal.
title_fullStr Aspectos da exposição ambiental aos agroquímicos no desenvolvimento animal.
title_full_unstemmed Aspectos da exposição ambiental aos agroquímicos no desenvolvimento animal.
title_sort Aspectos da exposição ambiental aos agroquímicos no desenvolvimento animal.
author CASTRO, V. L. S. S. de
author_facet CASTRO, V. L. S. S. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VERA LUCIA SCHERHOLZ S DE CASTRO, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, V. L. S. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Efeitos neurocomportamentais
Monitoramento
Pesticida
Toxicologia
Reprodução
topic Efeitos neurocomportamentais
Monitoramento
Pesticida
Toxicologia
Reprodução
description A busca de indicadores da exposição de organismos não-alvo a agroquímicos vem cada vez mais se intensificando. As alterações neurocomportamentais estão entre as medidas de eventos biológicos estudadas como possíveis indicadores da exposição a tais substâncias. Entretanto, muitos dos agroquímicos aplicados corriqueiramente em nossa agricultura não possuem indicadores de exposição claramente definidos. Assim, os parâmetros usados tradicionalmente, como porcentagem de fertilidade, abortos e taxa de natalidade, deverão ser complementados com outros parâmetros como o desenvolvimento físico e avaliações comportamentais. Nos últimos anos tem crescido também a busca por técnicas genéticas. De forma semelhante, os indicadores para a avaliação das alterações genéticas também estão sendo aprimorados. Os resultados de tais avaliações podem, então, ser interpretados com base em uma visão abrangente do desenvolvimento, voltada para a detecção de prejuízos iniciais no organismo. Os testes utilizados, além de sua aplicação na identificação de efeitos prejudiciais à saúde, poderão também ter aplicação no monitoramento de populações humanas expostas a agroquímicos. Além disso, os resultados obtidos poderão ser usados como um dos parâmetros para avaliação de sustentabilidade do modelo agrícola, em relação ao equilíbrio ambiental.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2015-06-09T11:11:11Z
2015-06-09T11:11:11Z
2015-06-09
2018-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, v. 21, n.3, p. 469-497, set./dez. 2004
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017216
identifier_str_mv Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, v. 21, n.3, p. 469-497, set./dez. 2004
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv págs. 469-497
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503407683239936