Solos do Brasil: gênese, classificação e limitações ao uso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO JUNIOR, C. R.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PEREIRA, M. G., SILVA NETO, E. C. da, ANJOS, L. H. C. dos, FONTANA, A.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130200
https://doi.org/10.22533/at.ed.60220020715
Resumo: Devido a sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta uma ampla variabilidade ambiental, resultando em uma grande diversidade de solos. Considerando essa ampla variabilidade e a necessidade de organização das informações sobre solos, o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) agrupa os solos em nível de ordem, em 13 classes. As ordens do SiBCS refletem a grande variação nas características geológicas, geomorfológicas, climáticas de fauna e flora no território brasileiro. Essa variação produz uma diversidade de processos pedogenéticos que imprimem propriedades morfológicas, físicas e químicas distintas aos solos. Assim, a utilização desse sistema de classificação se mostra eficaz para registrar, comparar, classificar e interpretar as informações do solo de forma consistente. A classificação dos solos permite identificar espacialmente as relações solo-paisagem e fornece informações sobre as propriedades e o potencial de uso dos solos. No caso do SiBCS, a classificação permite relacionar os processos de gênese à morfologia, organizando o conhecimento sobre os solos e funcionando como uma ferramenta eficaz de transferência de informações.
id EMBR_8249516fb9ebcb87885ad7edf13944ab
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1130200
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Solos do Brasil: gênese, classificação e limitações ao uso.SiBCSGênese do SoloClassificação do SoloDevido a sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta uma ampla variabilidade ambiental, resultando em uma grande diversidade de solos. Considerando essa ampla variabilidade e a necessidade de organização das informações sobre solos, o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) agrupa os solos em nível de ordem, em 13 classes. As ordens do SiBCS refletem a grande variação nas características geológicas, geomorfológicas, climáticas de fauna e flora no território brasileiro. Essa variação produz uma diversidade de processos pedogenéticos que imprimem propriedades morfológicas, físicas e químicas distintas aos solos. Assim, a utilização desse sistema de classificação se mostra eficaz para registrar, comparar, classificar e interpretar as informações do solo de forma consistente. A classificação dos solos permite identificar espacialmente as relações solo-paisagem e fornece informações sobre as propriedades e o potencial de uso dos solos. No caso do SiBCS, a classificação permite relacionar os processos de gênese à morfologia, organizando o conhecimento sobre os solos e funcionando como uma ferramenta eficaz de transferência de informações.CARLOS ROBERTO PINHEIRO JUNIOR, UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ; EDUARDO CARVALHO DA SILVA NETO, UFRRJ; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UFRRJ; ADEMIR FONTANA, CNPS.PINHEIRO JUNIOR, C. R.PEREIRA, M. G.SILVA NETO, E. C. daANJOS, L. H. C. dosFONTANA, A.2021-02-23T13:18:20Z2021-02-23T13:18:20Z2021-02-232020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: RIBEIRO, J. C. (org.). Ciências exatas e da terra: conhecimentos estratégicos para o desenvolvimento do país. Ponta Grossa: Atena, 2020. cap. 15, p. 183-199.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130200https://doi.org/10.22533/at.ed.60220020715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-02-23T13:18:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1130200Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-02-23T13:18:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-02-23T13:18:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Solos do Brasil: gênese, classificação e limitações ao uso.
title Solos do Brasil: gênese, classificação e limitações ao uso.
spellingShingle Solos do Brasil: gênese, classificação e limitações ao uso.
PINHEIRO JUNIOR, C. R.
SiBCS
Gênese do Solo
Classificação do Solo
title_short Solos do Brasil: gênese, classificação e limitações ao uso.
title_full Solos do Brasil: gênese, classificação e limitações ao uso.
title_fullStr Solos do Brasil: gênese, classificação e limitações ao uso.
title_full_unstemmed Solos do Brasil: gênese, classificação e limitações ao uso.
title_sort Solos do Brasil: gênese, classificação e limitações ao uso.
author PINHEIRO JUNIOR, C. R.
author_facet PINHEIRO JUNIOR, C. R.
PEREIRA, M. G.
SILVA NETO, E. C. da
ANJOS, L. H. C. dos
FONTANA, A.
author_role author
author2 PEREIRA, M. G.
SILVA NETO, E. C. da
ANJOS, L. H. C. dos
FONTANA, A.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLOS ROBERTO PINHEIRO JUNIOR, UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ; EDUARDO CARVALHO DA SILVA NETO, UFRRJ; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UFRRJ; ADEMIR FONTANA, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO JUNIOR, C. R.
PEREIRA, M. G.
SILVA NETO, E. C. da
ANJOS, L. H. C. dos
FONTANA, A.
dc.subject.por.fl_str_mv SiBCS
Gênese do Solo
Classificação do Solo
topic SiBCS
Gênese do Solo
Classificação do Solo
description Devido a sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta uma ampla variabilidade ambiental, resultando em uma grande diversidade de solos. Considerando essa ampla variabilidade e a necessidade de organização das informações sobre solos, o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) agrupa os solos em nível de ordem, em 13 classes. As ordens do SiBCS refletem a grande variação nas características geológicas, geomorfológicas, climáticas de fauna e flora no território brasileiro. Essa variação produz uma diversidade de processos pedogenéticos que imprimem propriedades morfológicas, físicas e químicas distintas aos solos. Assim, a utilização desse sistema de classificação se mostra eficaz para registrar, comparar, classificar e interpretar as informações do solo de forma consistente. A classificação dos solos permite identificar espacialmente as relações solo-paisagem e fornece informações sobre as propriedades e o potencial de uso dos solos. No caso do SiBCS, a classificação permite relacionar os processos de gênese à morfologia, organizando o conhecimento sobre os solos e funcionando como uma ferramenta eficaz de transferência de informações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-23T13:18:20Z
2021-02-23T13:18:20Z
2021-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: RIBEIRO, J. C. (org.). Ciências exatas e da terra: conhecimentos estratégicos para o desenvolvimento do país. Ponta Grossa: Atena, 2020. cap. 15, p. 183-199.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130200
https://doi.org/10.22533/at.ed.60220020715
identifier_str_mv In: RIBEIRO, J. C. (org.). Ciências exatas e da terra: conhecimentos estratégicos para o desenvolvimento do país. Ponta Grossa: Atena, 2020. cap. 15, p. 183-199.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130200
https://doi.org/10.22533/at.ed.60220020715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503502920155136