Extrato de bixina de sementes de urucum como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas: avaliação e efeitos na qualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TROMBETE, F. M.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CHAMONE, M. E. R., OLIVEIRA, A. A. S., MIGUEL, R. de A., QUEIROZ, V. A. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129706
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo obter um extrato lipídico rico em carotenóide bixina, a partir de sementes de urucum e, avaliar a viabilidade de seu uso como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas. Sementes de urucum com 4,42 ± 0,32% de bixina foram submetidas a extração com óleo de soja e esse extrato foi adicionado em diferentes concentrações na formulação de pipoca e então avaliada a atividade antioxidante, capacidade de expansão e coloração dos produtos. A percepção sensorial também foi estudada por 70 avaliadores, utilizando escala hedônica de 9 pontos e questionário CATA (check-all-that-apply) para associação das cores das pipocas com possíveis sabores. Verificou-se que é viável a adição do extrato como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas, não alterando as características de expansão dos produtos. Os maiores níveis de adição produziram pipocas com maior intensidade de amarelo (+b*) e com boa aceitação sensorial. Através do questionário CATA verificou-se que é recomendada a comercialização dos produtos com adição dos sabores bacon em todas as formulações adicionadas de extrato de bixina. Já as formulações adicionadas das maiores concentrações de bixina também podem ser comercializadas com os sabores manteiga, queijo, picante e mostarda. Essa pesquisa demonstra uma aplicação prática para a produção de um corante natural e afirma o seu potencial para formulação e comercialização de pipocas de micro-ondas.
id EMBR_827ee5e26b3aeba01d91aa8055097f8d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1129706
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Extrato de bixina de sementes de urucum como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas: avaliação e efeitos na qualidade.Atividade antioxidanteMilho PipocaBixa OrellanaEsta pesquisa teve como objetivo obter um extrato lipídico rico em carotenóide bixina, a partir de sementes de urucum e, avaliar a viabilidade de seu uso como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas. Sementes de urucum com 4,42 ± 0,32% de bixina foram submetidas a extração com óleo de soja e esse extrato foi adicionado em diferentes concentrações na formulação de pipoca e então avaliada a atividade antioxidante, capacidade de expansão e coloração dos produtos. A percepção sensorial também foi estudada por 70 avaliadores, utilizando escala hedônica de 9 pontos e questionário CATA (check-all-that-apply) para associação das cores das pipocas com possíveis sabores. Verificou-se que é viável a adição do extrato como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas, não alterando as características de expansão dos produtos. Os maiores níveis de adição produziram pipocas com maior intensidade de amarelo (+b*) e com boa aceitação sensorial. Através do questionário CATA verificou-se que é recomendada a comercialização dos produtos com adição dos sabores bacon em todas as formulações adicionadas de extrato de bixina. Já as formulações adicionadas das maiores concentrações de bixina também podem ser comercializadas com os sabores manteiga, queijo, picante e mostarda. Essa pesquisa demonstra uma aplicação prática para a produção de um corante natural e afirma o seu potencial para formulação e comercialização de pipocas de micro-ondas.Universidade Federal de São João del-Rei; Universidade Federal de São João del-Rei; Universidade Federal de São João del-Rei; RAFAEL DE ARAUJO MIGUEL, CNPMS; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS.TROMBETE, F. M.CHAMONE, M. E. R.OLIVEIRA, A. A. S.MIGUEL, R. de A.QUEIROZ, V. A. V.2021-02-02T01:06:43Z2021-02-02T01:06:43Z2021-02-012020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHolos, ano 36, v. 6, e9818, 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/112970610.15628/holos.2020.9818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-02-02T01:06:53Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1129706Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-02-02T01:06:53falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-02-02T01:06:53Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Extrato de bixina de sementes de urucum como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas: avaliação e efeitos na qualidade.
title Extrato de bixina de sementes de urucum como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas: avaliação e efeitos na qualidade.
spellingShingle Extrato de bixina de sementes de urucum como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas: avaliação e efeitos na qualidade.
TROMBETE, F. M.
Atividade antioxidante
Milho Pipoca
Bixa Orellana
title_short Extrato de bixina de sementes de urucum como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas: avaliação e efeitos na qualidade.
title_full Extrato de bixina de sementes de urucum como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas: avaliação e efeitos na qualidade.
title_fullStr Extrato de bixina de sementes de urucum como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas: avaliação e efeitos na qualidade.
title_full_unstemmed Extrato de bixina de sementes de urucum como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas: avaliação e efeitos na qualidade.
title_sort Extrato de bixina de sementes de urucum como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas: avaliação e efeitos na qualidade.
author TROMBETE, F. M.
author_facet TROMBETE, F. M.
CHAMONE, M. E. R.
OLIVEIRA, A. A. S.
MIGUEL, R. de A.
QUEIROZ, V. A. V.
author_role author
author2 CHAMONE, M. E. R.
OLIVEIRA, A. A. S.
MIGUEL, R. de A.
QUEIROZ, V. A. V.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São João del-Rei; Universidade Federal de São João del-Rei; Universidade Federal de São João del-Rei; RAFAEL DE ARAUJO MIGUEL, CNPMS; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv TROMBETE, F. M.
CHAMONE, M. E. R.
OLIVEIRA, A. A. S.
MIGUEL, R. de A.
QUEIROZ, V. A. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade antioxidante
Milho Pipoca
Bixa Orellana
topic Atividade antioxidante
Milho Pipoca
Bixa Orellana
description Esta pesquisa teve como objetivo obter um extrato lipídico rico em carotenóide bixina, a partir de sementes de urucum e, avaliar a viabilidade de seu uso como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas. Sementes de urucum com 4,42 ± 0,32% de bixina foram submetidas a extração com óleo de soja e esse extrato foi adicionado em diferentes concentrações na formulação de pipoca e então avaliada a atividade antioxidante, capacidade de expansão e coloração dos produtos. A percepção sensorial também foi estudada por 70 avaliadores, utilizando escala hedônica de 9 pontos e questionário CATA (check-all-that-apply) para associação das cores das pipocas com possíveis sabores. Verificou-se que é viável a adição do extrato como corante natural na formulação de pipoca de micro-ondas, não alterando as características de expansão dos produtos. Os maiores níveis de adição produziram pipocas com maior intensidade de amarelo (+b*) e com boa aceitação sensorial. Através do questionário CATA verificou-se que é recomendada a comercialização dos produtos com adição dos sabores bacon em todas as formulações adicionadas de extrato de bixina. Já as formulações adicionadas das maiores concentrações de bixina também podem ser comercializadas com os sabores manteiga, queijo, picante e mostarda. Essa pesquisa demonstra uma aplicação prática para a produção de um corante natural e afirma o seu potencial para formulação e comercialização de pipocas de micro-ondas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-02T01:06:43Z
2021-02-02T01:06:43Z
2021-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Holos, ano 36, v. 6, e9818, 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129706
10.15628/holos.2020.9818
identifier_str_mv Holos, ano 36, v. 6, e9818, 2020.
10.15628/holos.2020.9818
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503501861093376