Redução do crescimento de macieira Imperial Gala pelo uso de proexadione cálcio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOULARTE, N. A. de A.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: HAWERROTH, F. J., PETRI, J. L., MACEDO, C. K. B. de, SIMÕES, F.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063145
Resumo: O equilibrio entre o desenvolvimento vegetativo e produtivo na cultura da macieira é fundamental no manejo do pomar para permitir a regularidade e estabilidade produtiva. O controle do desenvolvimento vegetativo da macieira pela poda verde e pela poda hibernal é essencial para garantir a produtividade do pomar e otimizar a qualidade dos frutos. Contudo, a intensificação dos trabalhos de poda aumentam os custos operacionais do pomar. Nesse sentido, o uso de reguladores de crescimento que atuam a biossíntese de giberelinas, como o proexadione cálcio, podem diminuir o desenvolvimento vegetativo da macieira. Assim, objetivou-se com esse trabalho avaliar o controle do desenvolvimento vegetativo de macieiras ?Imperial Gala? em resposta ao uso de proexadione cálcio (PCa) nas condições climáticas do Sul do Brasil.
id EMBR_82adfd267f5cb0b4f0797ced138fc94c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1063145
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Redução do crescimento de macieira Imperial Gala pelo uso de proexadione cálcio.Biossín tese de giberelinasMacieiraMalus domesticaMacaRegulador de CrescimentoO equilibrio entre o desenvolvimento vegetativo e produtivo na cultura da macieira é fundamental no manejo do pomar para permitir a regularidade e estabilidade produtiva. O controle do desenvolvimento vegetativo da macieira pela poda verde e pela poda hibernal é essencial para garantir a produtividade do pomar e otimizar a qualidade dos frutos. Contudo, a intensificação dos trabalhos de poda aumentam os custos operacionais do pomar. Nesse sentido, o uso de reguladores de crescimento que atuam a biossíntese de giberelinas, como o proexadione cálcio, podem diminuir o desenvolvimento vegetativo da macieira. Assim, objetivou-se com esse trabalho avaliar o controle do desenvolvimento vegetativo de macieiras ?Imperial Gala? em resposta ao uso de proexadione cálcio (PCa) nas condições climáticas do Sul do Brasil.Natália Aparecida De Almeida Goularte, Graduanda, Licenciatura Ciências Agrárias Uergs, Vacaria-RS, goularten@yahoo.com.br; FERNANDO JOSE HAWERROTH, CNPUV; José Luiz Petri, Pesquisador em Fitotecnia, Epagri, Estação Experimental de Caçador , Caçador-SC, petri@epagri.sc.gov.br; Charle Kramer Borges de Macedo, Doutorando em Produção Vegetal na Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias, Lages-SC, ckbmaced@gma il.com; Fabiano Simões, Professor adjunto em Fruticultura Uergs, Vacaria-RS, fabiano-simoes@uergs.edu.b.GOULARTE, N. A. de A.HAWERROTH, F. J.PETRI, J. L.MACEDO, C. K. B. deSIMÕES, F.2017-02-08T11:11:11Z2017-02-08T11:11:11Z2017-02-0820162019-03-08T11:11:11ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 1., 2016, Chapecó, SC. Resumos... Capecó, SC: Unochapecó, 21 a 22 outubro 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:09:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1063145Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:09:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Redução do crescimento de macieira Imperial Gala pelo uso de proexadione cálcio.
title Redução do crescimento de macieira Imperial Gala pelo uso de proexadione cálcio.
spellingShingle Redução do crescimento de macieira Imperial Gala pelo uso de proexadione cálcio.
GOULARTE, N. A. de A.
Biossín tese de giberelinas
Macieira
Malus domestica
Maca
Regulador de Crescimento
title_short Redução do crescimento de macieira Imperial Gala pelo uso de proexadione cálcio.
title_full Redução do crescimento de macieira Imperial Gala pelo uso de proexadione cálcio.
title_fullStr Redução do crescimento de macieira Imperial Gala pelo uso de proexadione cálcio.
title_full_unstemmed Redução do crescimento de macieira Imperial Gala pelo uso de proexadione cálcio.
title_sort Redução do crescimento de macieira Imperial Gala pelo uso de proexadione cálcio.
author GOULARTE, N. A. de A.
author_facet GOULARTE, N. A. de A.
HAWERROTH, F. J.
PETRI, J. L.
MACEDO, C. K. B. de
SIMÕES, F.
author_role author
author2 HAWERROTH, F. J.
PETRI, J. L.
MACEDO, C. K. B. de
SIMÕES, F.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Natália Aparecida De Almeida Goularte, Graduanda, Licenciatura Ciências Agrárias Uergs, Vacaria-RS, goularten@yahoo.com.br; FERNANDO JOSE HAWERROTH, CNPUV; José Luiz Petri, Pesquisador em Fitotecnia, Epagri, Estação Experimental de Caçador , Caçador-SC, petri@epagri.sc.gov.br; Charle Kramer Borges de Macedo, Doutorando em Produção Vegetal na Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias, Lages-SC, ckbmaced@gma il.com; Fabiano Simões, Professor adjunto em Fruticultura Uergs, Vacaria-RS, fabiano-simoes@uergs.edu.b.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOULARTE, N. A. de A.
HAWERROTH, F. J.
PETRI, J. L.
MACEDO, C. K. B. de
SIMÕES, F.
dc.subject.por.fl_str_mv Biossín tese de giberelinas
Macieira
Malus domestica
Maca
Regulador de Crescimento
topic Biossín tese de giberelinas
Macieira
Malus domestica
Maca
Regulador de Crescimento
description O equilibrio entre o desenvolvimento vegetativo e produtivo na cultura da macieira é fundamental no manejo do pomar para permitir a regularidade e estabilidade produtiva. O controle do desenvolvimento vegetativo da macieira pela poda verde e pela poda hibernal é essencial para garantir a produtividade do pomar e otimizar a qualidade dos frutos. Contudo, a intensificação dos trabalhos de poda aumentam os custos operacionais do pomar. Nesse sentido, o uso de reguladores de crescimento que atuam a biossíntese de giberelinas, como o proexadione cálcio, podem diminuir o desenvolvimento vegetativo da macieira. Assim, objetivou-se com esse trabalho avaliar o controle do desenvolvimento vegetativo de macieiras ?Imperial Gala? em resposta ao uso de proexadione cálcio (PCa) nas condições climáticas do Sul do Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-02-08T11:11:11Z
2017-02-08T11:11:11Z
2017-02-08
2019-03-08T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 1., 2016, Chapecó, SC. Resumos... Capecó, SC: Unochapecó, 21 a 22 outubro 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063145
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 1., 2016, Chapecó, SC. Resumos... Capecó, SC: Unochapecó, 21 a 22 outubro 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695459549904896