O efeito do emprego de fertilizantes biológicos e minerais no comportamento inicial de Mimosa scabrella Benth. quanto a sobrevivência, resistência a geada e crescimento em altura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LISBAO JUNIOR, L.
Data de Publicação: 1982
Outros Autores: STURION, J. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282251
Resumo: O presente trabalho foi instalado em Colombo - PR, para verificar o comportamento da Mimosa scabrella Benth., quando fertilizada com "Biossuper", um biofertilizante obtido a partir do tratamento biometalúrgico de rochas fosfatadas e potássicas, e as possíveis interações com superfosfato triplo e fertilizante NPK concentrado. O delineamento utilizado foi de parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas foram dispostas em fatorial 4x2, com quatro níveis de solução de "Biossuper" a 4%, nas dosagens zero, 200, 400 e 600 ml por planta e dois níveis de superfosfato triplo nas doses zero e 50 gramas por planta. Nas subparcelas foram efetuadas adubações com NPK na formulação 10-30-10 nas dosagens zero, 50 e 100 gramas por cova. Avaliações efetuadas ao final da estação de inverno, seis meses após o plantio, permitiram concluir: a) a sobrevivência das plantas não foi afetada pela dosagem e/ou concentração dos fertilizantes utilizados; nas formulações empregadas neste estudo, o "Biossuper" e o superfosfato triplo não influenciaram a resistência à geada ou o crescimento inicial da bracatinga; c) as fertilizações com NPK reduziram sensivelmente a resistência à geada, melhorando, contudo, o crescimento em altura das plantas; d) dependendo da capacidade de recuperação das plantas, seria desaconselhavel a fertilização com NP K em plantios de bracatinga, efetuados em época próxima à ocorrência de geadas.
id EMBR_82c9a4b6650823b0190e535828c9a2e5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282251
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling O efeito do emprego de fertilizantes biológicos e minerais no comportamento inicial de Mimosa scabrella Benth. quanto a sobrevivência, resistência a geada e crescimento em altura.Resistencia a geadaCrescimento em alturaSurvivalFertilizerBracatingaFertilizanteMimosa ScabrellaSobrevivênciafrost resistanceO presente trabalho foi instalado em Colombo - PR, para verificar o comportamento da Mimosa scabrella Benth., quando fertilizada com "Biossuper", um biofertilizante obtido a partir do tratamento biometalúrgico de rochas fosfatadas e potássicas, e as possíveis interações com superfosfato triplo e fertilizante NPK concentrado. O delineamento utilizado foi de parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas foram dispostas em fatorial 4x2, com quatro níveis de solução de "Biossuper" a 4%, nas dosagens zero, 200, 400 e 600 ml por planta e dois níveis de superfosfato triplo nas doses zero e 50 gramas por planta. Nas subparcelas foram efetuadas adubações com NPK na formulação 10-30-10 nas dosagens zero, 50 e 100 gramas por cova. Avaliações efetuadas ao final da estação de inverno, seis meses após o plantio, permitiram concluir: a) a sobrevivência das plantas não foi afetada pela dosagem e/ou concentração dos fertilizantes utilizados; nas formulações empregadas neste estudo, o "Biossuper" e o superfosfato triplo não influenciaram a resistência à geada ou o crescimento inicial da bracatinga; c) as fertilizações com NPK reduziram sensivelmente a resistência à geada, melhorando, contudo, o crescimento em altura das plantas; d) dependendo da capacidade de recuperação das plantas, seria desaconselhavel a fertilização com NP K em plantios de bracatinga, efetuados em época próxima à ocorrência de geadas.Lisbao Junior e Sturion, EMBRAPA-URPFCS.LISBAO JUNIOR, L.STURION, J. A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1996-10-2119822015-02-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 4, p. 61-73, jun. 1982.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:54:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282251Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:54:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:54:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito do emprego de fertilizantes biológicos e minerais no comportamento inicial de Mimosa scabrella Benth. quanto a sobrevivência, resistência a geada e crescimento em altura.
title O efeito do emprego de fertilizantes biológicos e minerais no comportamento inicial de Mimosa scabrella Benth. quanto a sobrevivência, resistência a geada e crescimento em altura.
spellingShingle O efeito do emprego de fertilizantes biológicos e minerais no comportamento inicial de Mimosa scabrella Benth. quanto a sobrevivência, resistência a geada e crescimento em altura.
LISBAO JUNIOR, L.
Resistencia a geada
Crescimento em altura
Survival
Fertilizer
Bracatinga
Fertilizante
Mimosa Scabrella
Sobrevivência
frost resistance
title_short O efeito do emprego de fertilizantes biológicos e minerais no comportamento inicial de Mimosa scabrella Benth. quanto a sobrevivência, resistência a geada e crescimento em altura.
title_full O efeito do emprego de fertilizantes biológicos e minerais no comportamento inicial de Mimosa scabrella Benth. quanto a sobrevivência, resistência a geada e crescimento em altura.
title_fullStr O efeito do emprego de fertilizantes biológicos e minerais no comportamento inicial de Mimosa scabrella Benth. quanto a sobrevivência, resistência a geada e crescimento em altura.
title_full_unstemmed O efeito do emprego de fertilizantes biológicos e minerais no comportamento inicial de Mimosa scabrella Benth. quanto a sobrevivência, resistência a geada e crescimento em altura.
title_sort O efeito do emprego de fertilizantes biológicos e minerais no comportamento inicial de Mimosa scabrella Benth. quanto a sobrevivência, resistência a geada e crescimento em altura.
author LISBAO JUNIOR, L.
author_facet LISBAO JUNIOR, L.
STURION, J. A.
author_role author
author2 STURION, J. A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lisbao Junior e Sturion, EMBRAPA-URPFCS.
dc.contributor.author.fl_str_mv LISBAO JUNIOR, L.
STURION, J. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Resistencia a geada
Crescimento em altura
Survival
Fertilizer
Bracatinga
Fertilizante
Mimosa Scabrella
Sobrevivência
frost resistance
topic Resistencia a geada
Crescimento em altura
Survival
Fertilizer
Bracatinga
Fertilizante
Mimosa Scabrella
Sobrevivência
frost resistance
description O presente trabalho foi instalado em Colombo - PR, para verificar o comportamento da Mimosa scabrella Benth., quando fertilizada com "Biossuper", um biofertilizante obtido a partir do tratamento biometalúrgico de rochas fosfatadas e potássicas, e as possíveis interações com superfosfato triplo e fertilizante NPK concentrado. O delineamento utilizado foi de parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas foram dispostas em fatorial 4x2, com quatro níveis de solução de "Biossuper" a 4%, nas dosagens zero, 200, 400 e 600 ml por planta e dois níveis de superfosfato triplo nas doses zero e 50 gramas por planta. Nas subparcelas foram efetuadas adubações com NPK na formulação 10-30-10 nas dosagens zero, 50 e 100 gramas por cova. Avaliações efetuadas ao final da estação de inverno, seis meses após o plantio, permitiram concluir: a) a sobrevivência das plantas não foi afetada pela dosagem e/ou concentração dos fertilizantes utilizados; nas formulações empregadas neste estudo, o "Biossuper" e o superfosfato triplo não influenciaram a resistência à geada ou o crescimento inicial da bracatinga; c) as fertilizações com NPK reduziram sensivelmente a resistência à geada, melhorando, contudo, o crescimento em altura das plantas; d) dependendo da capacidade de recuperação das plantas, seria desaconselhavel a fertilização com NP K em plantios de bracatinga, efetuados em época próxima à ocorrência de geadas.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982
1996-10-21
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 4, p. 61-73, jun. 1982.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282251
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 4, p. 61-73, jun. 1982.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503323606319104