Características quantitativas da carcaça de bovinos cruzados jovens terminados em confinamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIESEL, T. A.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: TULLIO, R. R., ALENCAR, M. M. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896576
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar as características quantitativas da carcaça de machos não castrados e fêmeas, abatidos precocemente, e fruto de cruzamentos envolvendo vacas ½ Angus + ½ Nelore (TA) e ½ Simental + ½ Nelore (TS) com touros Angus (AN) e Limousin (LI). Os animais foram desmamados aos 250 dias, divididos em duplas de acordo com sexo e grupo genético e confinados em baias até o abate. Os machos apresentaram maior peso, rendimento e compacidade de carcaça que as fêmeas. As fêmeas tiveram maior porcentagem de traseiro e melhor acabamento de gordura que os machos. Vacas TS produziram filhos com carcaças mais pesadas e mais compactas que vacas TA. Filhos de touros Limousin tiveram maior rendimento de carcaça, porcentagem de traseiro e área de olho de lombo que filhos de touros Angus.
id EMBR_84763b857f3b7f5725572da96c437839
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/896576
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Características quantitativas da carcaça de bovinos cruzados jovens terminados em confinamento.Tri crossRendimento de carcaçaÁrea de olho de lomboEspessura de gorduraBos IndicusBos TaurusGado de CorteEste trabalho teve como objetivo avaliar as características quantitativas da carcaça de machos não castrados e fêmeas, abatidos precocemente, e fruto de cruzamentos envolvendo vacas ½ Angus + ½ Nelore (TA) e ½ Simental + ½ Nelore (TS) com touros Angus (AN) e Limousin (LI). Os animais foram desmamados aos 250 dias, divididos em duplas de acordo com sexo e grupo genético e confinados em baias até o abate. Os machos apresentaram maior peso, rendimento e compacidade de carcaça que as fêmeas. As fêmeas tiveram maior porcentagem de traseiro e melhor acabamento de gordura que os machos. Vacas TS produziram filhos com carcaças mais pesadas e mais compactas que vacas TA. Filhos de touros Limousin tiveram maior rendimento de carcaça, porcentagem de traseiro e área de olho de lombo que filhos de touros Angus.TATIANA APARECIDA DIESEL, POS-GRADUAÇÃO UNESP/JABOTICABAL; RYMER RAMIZ TULLIO, CPPSE; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.DIESEL, T. A.TULLIO, R. R.ALENCAR, M. M. de2022-07-21T17:26:25Z2022-07-21T17:26:25Z2011-07-222011Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion3 p.In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O Desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios. Anais... Belém: SBZ: UFRA, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-07-21T17:26:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/896576Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-07-21T17:26:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Características quantitativas da carcaça de bovinos cruzados jovens terminados em confinamento.
title Características quantitativas da carcaça de bovinos cruzados jovens terminados em confinamento.
spellingShingle Características quantitativas da carcaça de bovinos cruzados jovens terminados em confinamento.
DIESEL, T. A.
Tri cross
Rendimento de carcaça
Área de olho de lombo
Espessura de gordura
Bos Indicus
Bos Taurus
Gado de Corte
title_short Características quantitativas da carcaça de bovinos cruzados jovens terminados em confinamento.
title_full Características quantitativas da carcaça de bovinos cruzados jovens terminados em confinamento.
title_fullStr Características quantitativas da carcaça de bovinos cruzados jovens terminados em confinamento.
title_full_unstemmed Características quantitativas da carcaça de bovinos cruzados jovens terminados em confinamento.
title_sort Características quantitativas da carcaça de bovinos cruzados jovens terminados em confinamento.
author DIESEL, T. A.
author_facet DIESEL, T. A.
TULLIO, R. R.
ALENCAR, M. M. de
author_role author
author2 TULLIO, R. R.
ALENCAR, M. M. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv TATIANA APARECIDA DIESEL, POS-GRADUAÇÃO UNESP/JABOTICABAL; RYMER RAMIZ TULLIO, CPPSE; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.
dc.contributor.author.fl_str_mv DIESEL, T. A.
TULLIO, R. R.
ALENCAR, M. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Tri cross
Rendimento de carcaça
Área de olho de lombo
Espessura de gordura
Bos Indicus
Bos Taurus
Gado de Corte
topic Tri cross
Rendimento de carcaça
Área de olho de lombo
Espessura de gordura
Bos Indicus
Bos Taurus
Gado de Corte
description Este trabalho teve como objetivo avaliar as características quantitativas da carcaça de machos não castrados e fêmeas, abatidos precocemente, e fruto de cruzamentos envolvendo vacas ½ Angus + ½ Nelore (TA) e ½ Simental + ½ Nelore (TS) com touros Angus (AN) e Limousin (LI). Os animais foram desmamados aos 250 dias, divididos em duplas de acordo com sexo e grupo genético e confinados em baias até o abate. Os machos apresentaram maior peso, rendimento e compacidade de carcaça que as fêmeas. As fêmeas tiveram maior porcentagem de traseiro e melhor acabamento de gordura que os machos. Vacas TS produziram filhos com carcaças mais pesadas e mais compactas que vacas TA. Filhos de touros Limousin tiveram maior rendimento de carcaça, porcentagem de traseiro e área de olho de lombo que filhos de touros Angus.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-22
2011
2022-07-21T17:26:25Z
2022-07-21T17:26:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O Desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios. Anais... Belém: SBZ: UFRA, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896576
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O Desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios. Anais... Belém: SBZ: UFRA, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695642906001408