Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Estado do Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, R. F.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PEREIRA, C. A. B., CORRÊA, C. L. P. da S., NORONHA, A. C. da S.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076233
Resumo: O ácaro-vermelho-das-palmeiras Raioella indica Hirst (Acari: Tenuipalpidae) é uma espécie invasora, reportada no Brasil em 2009 no Estado de Roraima e atualmente encontra-se presente em alguns Estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. No Estado do Pará R. indica foi constatado no município de Juruti, localizado na mesorregião do Baixo Amazonas. Com o objetivo de delimitar a área de ocorrência do ácaro no Estado, foram realizados levantamentos quanto à presença de R. indica em municípios do Baixo Amazonas. Inspeções com coletas de material (folhas com ácaros) foram realizadas por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Pará, em plantas de coqueiro, bananeira, açaizeiro e palmeiras ornamentais, em áreas urbana e rural dos municípios. No laboratório de Entomologia da Embrapa Amazônia Oriental os ácaros foram montados em meio de Hoyer para posterior identificação. Foram analisadas 56 amostras referentes aos municípios de Alenquer, Curuá, Monte Alegre, Óbidos, Santarém e Terra Santa, com a confirmação da presença de R. indica nesses municípios.
id EMBR_85bc355cde34db85702246d678ac6127
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076233
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Estado do Pará.CoqueiroRaoiella indicaÁcaroTenuipalpidaeO ácaro-vermelho-das-palmeiras Raioella indica Hirst (Acari: Tenuipalpidae) é uma espécie invasora, reportada no Brasil em 2009 no Estado de Roraima e atualmente encontra-se presente em alguns Estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. No Estado do Pará R. indica foi constatado no município de Juruti, localizado na mesorregião do Baixo Amazonas. Com o objetivo de delimitar a área de ocorrência do ácaro no Estado, foram realizados levantamentos quanto à presença de R. indica em municípios do Baixo Amazonas. Inspeções com coletas de material (folhas com ácaros) foram realizadas por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Pará, em plantas de coqueiro, bananeira, açaizeiro e palmeiras ornamentais, em áreas urbana e rural dos municípios. No laboratório de Entomologia da Embrapa Amazônia Oriental os ácaros foram montados em meio de Hoyer para posterior identificação. Foram analisadas 56 amostras referentes aos municípios de Alenquer, Curuá, Monte Alegre, Óbidos, Santarém e Terra Santa, com a confirmação da presença de R. indica nesses municípios.RODRIGO FONSECA MORAESCELSO ANDERSON BATISTA PEREIRA, AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO PARÁCARLA LETÍCIA PARÁ DA SILVA CORRÊA, AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO PARÁALOYSEIA CRISTINA DA SILVA NORONHA, CPATU.MORAES, R. F.PEREIRA, C. A. B.CORRÊA, C. L. P. da S.NORONHA, A. C. da S.2017-09-26T17:08:29Z2017-09-26T17:08:29Z2017-09-2520172017-10-02T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-09-26T17:08:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076233Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-09-26T17:08:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Estado do Pará.
title Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Estado do Pará.
spellingShingle Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Estado do Pará.
MORAES, R. F.
Coqueiro
Raoiella indica
Ácaro
Tenuipalpidae
title_short Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Estado do Pará.
title_full Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Estado do Pará.
title_fullStr Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Estado do Pará.
title_full_unstemmed Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Estado do Pará.
title_sort Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Estado do Pará.
author MORAES, R. F.
author_facet MORAES, R. F.
PEREIRA, C. A. B.
CORRÊA, C. L. P. da S.
NORONHA, A. C. da S.
author_role author
author2 PEREIRA, C. A. B.
CORRÊA, C. L. P. da S.
NORONHA, A. C. da S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGO FONSECA MORAES
CELSO ANDERSON BATISTA PEREIRA, AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO PARÁ
CARLA LETÍCIA PARÁ DA SILVA CORRÊA, AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO PARÁ
ALOYSEIA CRISTINA DA SILVA NORONHA, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, R. F.
PEREIRA, C. A. B.
CORRÊA, C. L. P. da S.
NORONHA, A. C. da S.
dc.subject.por.fl_str_mv Coqueiro
Raoiella indica
Ácaro
Tenuipalpidae
topic Coqueiro
Raoiella indica
Ácaro
Tenuipalpidae
description O ácaro-vermelho-das-palmeiras Raioella indica Hirst (Acari: Tenuipalpidae) é uma espécie invasora, reportada no Brasil em 2009 no Estado de Roraima e atualmente encontra-se presente em alguns Estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. No Estado do Pará R. indica foi constatado no município de Juruti, localizado na mesorregião do Baixo Amazonas. Com o objetivo de delimitar a área de ocorrência do ácaro no Estado, foram realizados levantamentos quanto à presença de R. indica em municípios do Baixo Amazonas. Inspeções com coletas de material (folhas com ácaros) foram realizadas por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Pará, em plantas de coqueiro, bananeira, açaizeiro e palmeiras ornamentais, em áreas urbana e rural dos municípios. No laboratório de Entomologia da Embrapa Amazônia Oriental os ácaros foram montados em meio de Hoyer para posterior identificação. Foram analisadas 56 amostras referentes aos municípios de Alenquer, Curuá, Monte Alegre, Óbidos, Santarém e Terra Santa, com a confirmação da presença de R. indica nesses municípios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-26T17:08:29Z
2017-09-26T17:08:29Z
2017-09-25
2017
2017-10-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076233
identifier_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721282113798144