Mapeamento do uso e da cobertura atual da terra para indicação de áreas disponíveis para reservas legais: estudo em nove municípios da região Amazônica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIDALGO, E. C. C.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: CREPANI, E., DUARTE, V., SHIMABUKURO, Y. E., PINTO, R. M. da S., DOUSSEAU, S. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/338174
https://doi.org/10.1590/S0100-67622003000600013
Resumo: O presente trabalho foi realizado com o objetivo de indicar as áreas disponíveis para manutenção de reserva legal, com a finalidade de fornecer subsídios à discussão sobre a extensão das reservas legais na Amazônia brasileira. A metodologia empregada foi dividida em duas etapas: a primeira envolveu a delimitação das áreas originais de ocorrência de formações florestais e de cerrado e a identificação das áreas sobre as quais recai a obrigatoriedade de manutenção de reserva legal; a segunda envolveu a identificação dos remanescentes vegetais disponíveis para manutenção de reservas legais, bem como das áreas que foram alteradas, realizada a partir do mapeamento do uso e da cobertura atual das terras, utilizando técnicas de processamento digital de imagens e geoprocessamento. O estudo foi aplicado em nove municípios da Amazônia Oriental (quatro municípios no Pará e cinco no Maranhão). Os resultados obtidos com base nas imagens TM Landsat do ano de 1999 mostram que todos os municípios estudados apresentaram valores inferiores a 80% de florestas remanescentes. Os municípios do Pará apresentaram sua área de remanescentes florestais um pouco superior a 60%, enquanto os do Maranhão apresentaram valores mais baixos, inferiores a 50%, chegando a 6,46% em Itinga do Maranhão.
id EMBR_867c95cb08d73977e29a71e422486002
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/338174
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Mapeamento do uso e da cobertura atual da terra para indicação de áreas disponíveis para reservas legais: estudo em nove municípios da região Amazônica.Reserva legalProcessamento digital de imagemGeoprocessamentoUso e cobertura da terraSensoriamento RemotoO presente trabalho foi realizado com o objetivo de indicar as áreas disponíveis para manutenção de reserva legal, com a finalidade de fornecer subsídios à discussão sobre a extensão das reservas legais na Amazônia brasileira. A metodologia empregada foi dividida em duas etapas: a primeira envolveu a delimitação das áreas originais de ocorrência de formações florestais e de cerrado e a identificação das áreas sobre as quais recai a obrigatoriedade de manutenção de reserva legal; a segunda envolveu a identificação dos remanescentes vegetais disponíveis para manutenção de reservas legais, bem como das áreas que foram alteradas, realizada a partir do mapeamento do uso e da cobertura atual das terras, utilizando técnicas de processamento digital de imagens e geoprocessamento. O estudo foi aplicado em nove municípios da Amazônia Oriental (quatro municípios no Pará e cinco no Maranhão). Os resultados obtidos com base nas imagens TM Landsat do ano de 1999 mostram que todos os municípios estudados apresentaram valores inferiores a 80% de florestas remanescentes. Os municípios do Pará apresentaram sua área de remanescentes florestais um pouco superior a 60%, enquanto os do Maranhão apresentaram valores mais baixos, inferiores a 50%, chegando a 6,46% em Itinga do Maranhão.ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; EDISON CREPANI, INPE; VALDETE DUARTE, INPE; YOSIO EDEMIR SHIMABUKURO, INPE; RITA MARCIA DA SILVA PINTO, BOOKIMAGE; SERGIO LOPES DOUSSEAU, FUNCATE.FIDALGO, E. C. C.CREPANI, E.DUARTE, V.SHIMABUKURO, Y. E.PINTO, R. M. da S.DOUSSEAU, S. L.2020-09-15T04:39:49Z2020-09-15T04:39:49Z2004-03-242003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Árvore, Viçosa, MG, v. 27, n. 6, p. 871-877, 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/338174https://doi.org/10.1590/S0100-67622003000600013porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-09-15T04:39:57Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/338174Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-09-15T04:39:57falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-09-15T04:39:57Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento do uso e da cobertura atual da terra para indicação de áreas disponíveis para reservas legais: estudo em nove municípios da região Amazônica.
title Mapeamento do uso e da cobertura atual da terra para indicação de áreas disponíveis para reservas legais: estudo em nove municípios da região Amazônica.
spellingShingle Mapeamento do uso e da cobertura atual da terra para indicação de áreas disponíveis para reservas legais: estudo em nove municípios da região Amazônica.
FIDALGO, E. C. C.
Reserva legal
Processamento digital de imagem
Geoprocessamento
Uso e cobertura da terra
Sensoriamento Remoto
title_short Mapeamento do uso e da cobertura atual da terra para indicação de áreas disponíveis para reservas legais: estudo em nove municípios da região Amazônica.
title_full Mapeamento do uso e da cobertura atual da terra para indicação de áreas disponíveis para reservas legais: estudo em nove municípios da região Amazônica.
title_fullStr Mapeamento do uso e da cobertura atual da terra para indicação de áreas disponíveis para reservas legais: estudo em nove municípios da região Amazônica.
title_full_unstemmed Mapeamento do uso e da cobertura atual da terra para indicação de áreas disponíveis para reservas legais: estudo em nove municípios da região Amazônica.
title_sort Mapeamento do uso e da cobertura atual da terra para indicação de áreas disponíveis para reservas legais: estudo em nove municípios da região Amazônica.
author FIDALGO, E. C. C.
author_facet FIDALGO, E. C. C.
CREPANI, E.
DUARTE, V.
SHIMABUKURO, Y. E.
PINTO, R. M. da S.
DOUSSEAU, S. L.
author_role author
author2 CREPANI, E.
DUARTE, V.
SHIMABUKURO, Y. E.
PINTO, R. M. da S.
DOUSSEAU, S. L.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; EDISON CREPANI, INPE; VALDETE DUARTE, INPE; YOSIO EDEMIR SHIMABUKURO, INPE; RITA MARCIA DA SILVA PINTO, BOOKIMAGE; SERGIO LOPES DOUSSEAU, FUNCATE.
dc.contributor.author.fl_str_mv FIDALGO, E. C. C.
CREPANI, E.
DUARTE, V.
SHIMABUKURO, Y. E.
PINTO, R. M. da S.
DOUSSEAU, S. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Reserva legal
Processamento digital de imagem
Geoprocessamento
Uso e cobertura da terra
Sensoriamento Remoto
topic Reserva legal
Processamento digital de imagem
Geoprocessamento
Uso e cobertura da terra
Sensoriamento Remoto
description O presente trabalho foi realizado com o objetivo de indicar as áreas disponíveis para manutenção de reserva legal, com a finalidade de fornecer subsídios à discussão sobre a extensão das reservas legais na Amazônia brasileira. A metodologia empregada foi dividida em duas etapas: a primeira envolveu a delimitação das áreas originais de ocorrência de formações florestais e de cerrado e a identificação das áreas sobre as quais recai a obrigatoriedade de manutenção de reserva legal; a segunda envolveu a identificação dos remanescentes vegetais disponíveis para manutenção de reservas legais, bem como das áreas que foram alteradas, realizada a partir do mapeamento do uso e da cobertura atual das terras, utilizando técnicas de processamento digital de imagens e geoprocessamento. O estudo foi aplicado em nove municípios da Amazônia Oriental (quatro municípios no Pará e cinco no Maranhão). Os resultados obtidos com base nas imagens TM Landsat do ano de 1999 mostram que todos os municípios estudados apresentaram valores inferiores a 80% de florestas remanescentes. Os municípios do Pará apresentaram sua área de remanescentes florestais um pouco superior a 60%, enquanto os do Maranhão apresentaram valores mais baixos, inferiores a 50%, chegando a 6,46% em Itinga do Maranhão.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-03-24
2020-09-15T04:39:49Z
2020-09-15T04:39:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 27, n. 6, p. 871-877, 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/338174
https://doi.org/10.1590/S0100-67622003000600013
identifier_str_mv Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 27, n. 6, p. 871-877, 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/338174
https://doi.org/10.1590/S0100-67622003000600013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503495376699392