Baixa taxa de contaminação de pólen, desvios de cruzamentos aleatórios e endogamia em um pomar de sementes de Ilex paraguariensis l.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WENDT, S. N.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SOUSA, V. A. de, QUOIRIN, M., MAZZA, M. C. M., STURION, J. A., SEBBENN, A. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427942
Resumo: Os níveis de imigração, a distância de dispersão de pólen e o sistema de reprodução foram investigados em um pequeno pomar de sementes de Ilex paraguariensis St. Hill. (erva-mate) em Colombo, estado do Paraná, Brasil, usando cinco locos isoenzimáticos. Para essa finalidade, foram amostradas todas as árvores masculinas do pomar, e as sementes de polinização aberta de 25 árvores matrizes (30 sementes por árvore matriz). A taxa de imigração de pólen de fora do pomar foi baixa (cerca de 1%). Contudo, foram detectados cruzamentos entre indivíduos aparentados e alta taxa de cruzamentos correlacionados (1 - tm = 0,045, rp(m) = 0,401, respectivamente), indicando que a reprodução no pomar não foi aleatória. Usando análise TwoGener do conjunto gênico do pólen, foi detectada significante estrutura genética entre as árvores matrizes (?ft = 0,132, P<0,05). O número efetivo de doadores de pólen foi baixo (Nep entre 3 e 4). Assumindo um modelo de dispersão exponencial e usando a atual densidade de árvores adultas reprodutivas do pomar, estimou-se uma área efetiva de vizinhança de polinização (Aep) de 0,08 ha, o que corresponde a um raio de polinização de 15,9 m ao redor das árvores matrizes. Os resultados indicam que sementes coletadas do pomar podem apresentar significativos níveis de endogamia, altos níveis de parentesco e baixo tamanho efetivo de variância.
id EMBR_875949364eb2b68b16fdb5aca2493b22
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/427942
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Baixa taxa de contaminação de pólen, desvios de cruzamentos aleatórios e endogamia em um pomar de sementes de Ilex paraguariensis l.Espécia arbóreaAnálise de paternidadeVariânciaAnálise de twogenerOs níveis de imigração, a distância de dispersão de pólen e o sistema de reprodução foram investigados em um pequeno pomar de sementes de Ilex paraguariensis St. Hill. (erva-mate) em Colombo, estado do Paraná, Brasil, usando cinco locos isoenzimáticos. Para essa finalidade, foram amostradas todas as árvores masculinas do pomar, e as sementes de polinização aberta de 25 árvores matrizes (30 sementes por árvore matriz). A taxa de imigração de pólen de fora do pomar foi baixa (cerca de 1%). Contudo, foram detectados cruzamentos entre indivíduos aparentados e alta taxa de cruzamentos correlacionados (1 - tm = 0,045, rp(m) = 0,401, respectivamente), indicando que a reprodução no pomar não foi aleatória. Usando análise TwoGener do conjunto gênico do pólen, foi detectada significante estrutura genética entre as árvores matrizes (?ft = 0,132, P<0,05). O número efetivo de doadores de pólen foi baixo (Nep entre 3 e 4). Assumindo um modelo de dispersão exponencial e usando a atual densidade de árvores adultas reprodutivas do pomar, estimou-se uma área efetiva de vizinhança de polinização (Aep) de 0,08 ha, o que corresponde a um raio de polinização de 15,9 m ao redor das árvores matrizes. Os resultados indicam que sementes coletadas do pomar podem apresentar significativos níveis de endogamia, altos níveis de parentesco e baixo tamanho efetivo de variância.Simone Neumann Wendt, Embrapa Florestas; VALDERES APARECIDA DE SOUSA, CNPF; Marguerite Quoirin, UFPR; MARIA CRISTINA MEDEIROS MAZZA, CNPF; JOSE ALFREDO STURION, CNPF; Alexandre Magno Sebbenn, Instituto Florestal de São Paulo.WENDT, S. N.SOUSA, V. A. deQUOIRIN, M.MAZZA, M. C. M.STURION, J. A.SEBBENN, A. M.2012-01-28T00:08:20Z2012-01-28T00:08:20Z2009-09-1420092012-01-28T00:08:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleScientia Forestalis, Piracicaba, v. 37, n. 82, p. 185-196, jun. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:54:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/427942Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:54:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Baixa taxa de contaminação de pólen, desvios de cruzamentos aleatórios e endogamia em um pomar de sementes de Ilex paraguariensis l.
title Baixa taxa de contaminação de pólen, desvios de cruzamentos aleatórios e endogamia em um pomar de sementes de Ilex paraguariensis l.
spellingShingle Baixa taxa de contaminação de pólen, desvios de cruzamentos aleatórios e endogamia em um pomar de sementes de Ilex paraguariensis l.
WENDT, S. N.
Espécia arbórea
Análise de paternidade
Variância
Análise de twogener
title_short Baixa taxa de contaminação de pólen, desvios de cruzamentos aleatórios e endogamia em um pomar de sementes de Ilex paraguariensis l.
title_full Baixa taxa de contaminação de pólen, desvios de cruzamentos aleatórios e endogamia em um pomar de sementes de Ilex paraguariensis l.
title_fullStr Baixa taxa de contaminação de pólen, desvios de cruzamentos aleatórios e endogamia em um pomar de sementes de Ilex paraguariensis l.
title_full_unstemmed Baixa taxa de contaminação de pólen, desvios de cruzamentos aleatórios e endogamia em um pomar de sementes de Ilex paraguariensis l.
title_sort Baixa taxa de contaminação de pólen, desvios de cruzamentos aleatórios e endogamia em um pomar de sementes de Ilex paraguariensis l.
author WENDT, S. N.
author_facet WENDT, S. N.
SOUSA, V. A. de
QUOIRIN, M.
MAZZA, M. C. M.
STURION, J. A.
SEBBENN, A. M.
author_role author
author2 SOUSA, V. A. de
QUOIRIN, M.
MAZZA, M. C. M.
STURION, J. A.
SEBBENN, A. M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simone Neumann Wendt, Embrapa Florestas; VALDERES APARECIDA DE SOUSA, CNPF; Marguerite Quoirin, UFPR; MARIA CRISTINA MEDEIROS MAZZA, CNPF; JOSE ALFREDO STURION, CNPF; Alexandre Magno Sebbenn, Instituto Florestal de São Paulo.
dc.contributor.author.fl_str_mv WENDT, S. N.
SOUSA, V. A. de
QUOIRIN, M.
MAZZA, M. C. M.
STURION, J. A.
SEBBENN, A. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Espécia arbórea
Análise de paternidade
Variância
Análise de twogener
topic Espécia arbórea
Análise de paternidade
Variância
Análise de twogener
description Os níveis de imigração, a distância de dispersão de pólen e o sistema de reprodução foram investigados em um pequeno pomar de sementes de Ilex paraguariensis St. Hill. (erva-mate) em Colombo, estado do Paraná, Brasil, usando cinco locos isoenzimáticos. Para essa finalidade, foram amostradas todas as árvores masculinas do pomar, e as sementes de polinização aberta de 25 árvores matrizes (30 sementes por árvore matriz). A taxa de imigração de pólen de fora do pomar foi baixa (cerca de 1%). Contudo, foram detectados cruzamentos entre indivíduos aparentados e alta taxa de cruzamentos correlacionados (1 - tm = 0,045, rp(m) = 0,401, respectivamente), indicando que a reprodução no pomar não foi aleatória. Usando análise TwoGener do conjunto gênico do pólen, foi detectada significante estrutura genética entre as árvores matrizes (?ft = 0,132, P<0,05). O número efetivo de doadores de pólen foi baixo (Nep entre 3 e 4). Assumindo um modelo de dispersão exponencial e usando a atual densidade de árvores adultas reprodutivas do pomar, estimou-se uma área efetiva de vizinhança de polinização (Aep) de 0,08 ha, o que corresponde a um raio de polinização de 15,9 m ao redor das árvores matrizes. Os resultados indicam que sementes coletadas do pomar podem apresentar significativos níveis de endogamia, altos níveis de parentesco e baixo tamanho efetivo de variância.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-14
2009
2012-01-28T00:08:20Z
2012-01-28T00:08:20Z
2012-01-28T00:08:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 37, n. 82, p. 185-196, jun. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427942
identifier_str_mv Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 37, n. 82, p. 185-196, jun. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695226143178752