Sobre o manejo florestal sustentável de uso múltiplo: proteger a fauna para conservar as florestas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AHRENS, S.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312077
Resumo: Documenta-se uma análise da relação existente entre a fauna silvestre e a conservação das florestas nativas, particularmente daquelas que constituem a Reserva Legal. Por esse motivo, em adição ao exame de normas constitucionais, examina-se, também, o Código de Proteção à Fauna (Lei n. o 5.197/67) e o Código Florestal (Lei n. o 4.771/65). Uma floresta nativa, na propriedade imóvel agrária, é uma parcela de um ecossistema florestal. Argumenta-se, assim, sobre os benefícios que existem em se avaliar o manejo florestal pela ótica da teoria geral de sistemas, em contraposição ao enfoque reducionista, historicamente utilizado. Infere-se, portanto, que o manejo sustentável de um ecossistema florestal deve considerar todas as suas partes componentes, o que obrigatoriamente inclui, não apenas a flora, mas também a fauna silvestre que lhe seja peculiar. Na medida em que na ausência da fauna silvestre florestas nativas simplesmente não existiriam, recomenda-se o aprimoramento das normas legais que tratam da elaboração de Planos de Manejo Florestal Sustentável de Uso Múltiplo, por meio da incorporação de medidas para o inventário e o monitoramento da fauna.
id EMBR_876887f4e8f7a5746b8bb98a5f2a4988
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/312077
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sobre o manejo florestal sustentável de uso múltiplo: proteger a fauna para conservar as florestas.Manejo florestal sustentávelProteçãoConservaçãoFaunaDocumenta-se uma análise da relação existente entre a fauna silvestre e a conservação das florestas nativas, particularmente daquelas que constituem a Reserva Legal. Por esse motivo, em adição ao exame de normas constitucionais, examina-se, também, o Código de Proteção à Fauna (Lei n. o 5.197/67) e o Código Florestal (Lei n. o 4.771/65). Uma floresta nativa, na propriedade imóvel agrária, é uma parcela de um ecossistema florestal. Argumenta-se, assim, sobre os benefícios que existem em se avaliar o manejo florestal pela ótica da teoria geral de sistemas, em contraposição ao enfoque reducionista, historicamente utilizado. Infere-se, portanto, que o manejo sustentável de um ecossistema florestal deve considerar todas as suas partes componentes, o que obrigatoriamente inclui, não apenas a flora, mas também a fauna silvestre que lhe seja peculiar. Na medida em que na ausência da fauna silvestre florestas nativas simplesmente não existiriam, recomenda-se o aprimoramento das normas legais que tratam da elaboração de Planos de Manejo Florestal Sustentável de Uso Múltiplo, por meio da incorporação de medidas para o inventário e o monitoramento da fauna.Sergio Ahrens - Pesquisador da Embrapa Florestas.AHRENS, S.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2006-07-2720052015-02-13T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Direitos Difusos, São Paulo, v. 29, p. 61-76, jan./fev. 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312077porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:57:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/312077Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:57:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o manejo florestal sustentável de uso múltiplo: proteger a fauna para conservar as florestas.
title Sobre o manejo florestal sustentável de uso múltiplo: proteger a fauna para conservar as florestas.
spellingShingle Sobre o manejo florestal sustentável de uso múltiplo: proteger a fauna para conservar as florestas.
AHRENS, S.
Manejo florestal sustentável
Proteção
Conservação
Fauna
title_short Sobre o manejo florestal sustentável de uso múltiplo: proteger a fauna para conservar as florestas.
title_full Sobre o manejo florestal sustentável de uso múltiplo: proteger a fauna para conservar as florestas.
title_fullStr Sobre o manejo florestal sustentável de uso múltiplo: proteger a fauna para conservar as florestas.
title_full_unstemmed Sobre o manejo florestal sustentável de uso múltiplo: proteger a fauna para conservar as florestas.
title_sort Sobre o manejo florestal sustentável de uso múltiplo: proteger a fauna para conservar as florestas.
author AHRENS, S.
author_facet AHRENS, S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sergio Ahrens - Pesquisador da Embrapa Florestas.
dc.contributor.author.fl_str_mv AHRENS, S.
dc.subject.por.fl_str_mv Manejo florestal sustentável
Proteção
Conservação
Fauna
topic Manejo florestal sustentável
Proteção
Conservação
Fauna
description Documenta-se uma análise da relação existente entre a fauna silvestre e a conservação das florestas nativas, particularmente daquelas que constituem a Reserva Legal. Por esse motivo, em adição ao exame de normas constitucionais, examina-se, também, o Código de Proteção à Fauna (Lei n. o 5.197/67) e o Código Florestal (Lei n. o 4.771/65). Uma floresta nativa, na propriedade imóvel agrária, é uma parcela de um ecossistema florestal. Argumenta-se, assim, sobre os benefícios que existem em se avaliar o manejo florestal pela ótica da teoria geral de sistemas, em contraposição ao enfoque reducionista, historicamente utilizado. Infere-se, portanto, que o manejo sustentável de um ecossistema florestal deve considerar todas as suas partes componentes, o que obrigatoriamente inclui, não apenas a flora, mas também a fauna silvestre que lhe seja peculiar. Na medida em que na ausência da fauna silvestre florestas nativas simplesmente não existiriam, recomenda-se o aprimoramento das normas legais que tratam da elaboração de Planos de Manejo Florestal Sustentável de Uso Múltiplo, por meio da incorporação de medidas para o inventário e o monitoramento da fauna.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2006-07-27
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-13T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Direitos Difusos, São Paulo, v. 29, p. 61-76, jan./fev. 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312077
identifier_str_mv Revista de Direitos Difusos, São Paulo, v. 29, p. 61-76, jan./fev. 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695251446366208