Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074704 |
Resumo: | Este artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional. |
id |
EMBR_8839debd8aed4483336a24d960f4e540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1074704 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.Redes internacionais de pesquisaColaboração científicaAvaliação dos programas de pós-graduaçãoCapesInternational research networksScientific collaborationDoctorate studentsGraduate programs evaluationEste artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional.Título em inglês: DOCTORAL EDUCATION IN BRAZIL: THE WEARINESS OF THE CURRENT MODEL IN FACE OF THE CHALLENGES POSED BY THE EMERGENCE OF THE GLOBAL SYSTEM OF SCIENCE.MILENA YUMI RAMOS, SGI; LEA VELHO, Professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica. Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.RAMOS, M. Y.VELHO, L.2017-09-02T06:17:20Z2017-09-02T06:17:20Z2017-08-3020132017-09-02T06:17:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 219-246, mar. 2013http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-09-12T07:35:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1074704Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-09-12T07:35:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-09-12T07:35:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência. |
title |
Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência. |
spellingShingle |
Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência. RAMOS, M. Y. Redes internacionais de pesquisa Colaboração científica Avaliação dos programas de pós-graduação Capes International research networks Scientific collaboration Doctorate students Graduate programs evaluation |
title_short |
Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência. |
title_full |
Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência. |
title_fullStr |
Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência. |
title_full_unstemmed |
Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência. |
title_sort |
Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência. |
author |
RAMOS, M. Y. |
author_facet |
RAMOS, M. Y. VELHO, L. |
author_role |
author |
author2 |
VELHO, L. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MILENA YUMI RAMOS, SGI; LEA VELHO, Professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica. Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, M. Y. VELHO, L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes internacionais de pesquisa Colaboração científica Avaliação dos programas de pós-graduação Capes International research networks Scientific collaboration Doctorate students Graduate programs evaluation |
topic |
Redes internacionais de pesquisa Colaboração científica Avaliação dos programas de pós-graduação Capes International research networks Scientific collaboration Doctorate students Graduate programs evaluation |
description |
Este artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-09-02T06:17:20Z 2017-09-02T06:17:20Z 2017-08-30 2017-09-02T06:17:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 219-246, mar. 2013 http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074704 |
identifier_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 219-246, mar. 2013 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503441629839360 |