Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, M. Y.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: VELHO, L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074704
Resumo: Este artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional.
id EMBR_8839debd8aed4483336a24d960f4e540
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1074704
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.Redes internacionais de pesquisaColaboração científicaAvaliação dos programas de pós-graduaçãoCapesInternational research networksScientific collaborationDoctorate studentsGraduate programs evaluationEste artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional.Título em inglês: DOCTORAL EDUCATION IN BRAZIL: THE WEARINESS OF THE CURRENT MODEL IN FACE OF THE CHALLENGES POSED BY THE EMERGENCE OF THE GLOBAL SYSTEM OF SCIENCE.MILENA YUMI RAMOS, SGI; LEA VELHO, Professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica. Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.RAMOS, M. Y.VELHO, L.2017-09-02T06:17:20Z2017-09-02T06:17:20Z2017-08-3020132017-09-02T06:17:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 219-246, mar. 2013http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-09-12T07:35:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1074704Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-09-12T07:35:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-09-12T07:35:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.
title Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.
spellingShingle Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.
RAMOS, M. Y.
Redes internacionais de pesquisa
Colaboração científica
Avaliação dos programas de pós-graduação
Capes
International research networks
Scientific collaboration
Doctorate students
Graduate programs evaluation
title_short Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.
title_full Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.
title_fullStr Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.
title_full_unstemmed Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.
title_sort Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.
author RAMOS, M. Y.
author_facet RAMOS, M. Y.
VELHO, L.
author_role author
author2 VELHO, L.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MILENA YUMI RAMOS, SGI; LEA VELHO, Professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica. Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, M. Y.
VELHO, L.
dc.subject.por.fl_str_mv Redes internacionais de pesquisa
Colaboração científica
Avaliação dos programas de pós-graduação
Capes
International research networks
Scientific collaboration
Doctorate students
Graduate programs evaluation
topic Redes internacionais de pesquisa
Colaboração científica
Avaliação dos programas de pós-graduação
Capes
International research networks
Scientific collaboration
Doctorate students
Graduate programs evaluation
description Este artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-09-02T06:17:20Z
2017-09-02T06:17:20Z
2017-08-30
2017-09-02T06:17:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 219-246, mar. 2013
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074704
identifier_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 219-246, mar. 2013
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503441629839360