Produção e composição bromatológica de genótipos diplóides e tetraplóides de azevém.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TONETTO, C. J.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MÜLLER, L., MEDEIROS, S. L. P., MANFRON, P. A., BANDEIRA, A. H., MORAIS, K. P., LEAL, L. T., MITTELMANN, A., DOURADO NETO, D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912096
Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar a composição bromatológica e produção de massa seca e de sementes em cinco genótipos de azevém submetidos em diferentes número de cortes, com ênfase no cultivo duplo propósito. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições e os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 5 x 5 (genótipos x número de cortes). Foram utilizados cinco genótipos (Comum, Estanzuela 284, Avance, INIA Titán e São Gabriel) e o número de cortes variou de um até cinco. Foi observada significância (P<0,05) à interação genótipos x número de corte para todas as variáveis analisadas. O aumento do número de cortes determinou maior acúmulo de matéria seca total (folha e colmo), porém menor produção de sementes para todos genótipos estudados. A resposta da composição bromatológica da matéria seca variou conforme o genótipo e o número de cortes. O aumento do número de cortes promoveu menor teor de proteína bruta de folha e colmo para todos os genótipos. Os genótipos apresentaram resposta quadrática quanto ao teor de fibra em detergente neutro de folhas, sendo que o menor teor foi observado quando se realizaram até três cortes. Visando o duplopropósito, deve-se escolher de dois até três cortes, atendendo uma boa produção de matéria seca para os animais, mas também promovendo uma produção de sementes satisfatória.
id EMBR_8946fb7cbace224841dc0425763f684a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/912096
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Produção e composição bromatológica de genótipos diplóides e tetraplóides de azevém.PoáceaLolium multiflorum LamQualidade nutricionalSementeO objetivo do trabalho foi avaliar a composição bromatológica e produção de massa seca e de sementes em cinco genótipos de azevém submetidos em diferentes número de cortes, com ênfase no cultivo duplo propósito. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições e os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 5 x 5 (genótipos x número de cortes). Foram utilizados cinco genótipos (Comum, Estanzuela 284, Avance, INIA Titán e São Gabriel) e o número de cortes variou de um até cinco. Foi observada significância (P<0,05) à interação genótipos x número de corte para todas as variáveis analisadas. O aumento do número de cortes determinou maior acúmulo de matéria seca total (folha e colmo), porém menor produção de sementes para todos genótipos estudados. A resposta da composição bromatológica da matéria seca variou conforme o genótipo e o número de cortes. O aumento do número de cortes promoveu menor teor de proteína bruta de folha e colmo para todos os genótipos. Os genótipos apresentaram resposta quadrática quanto ao teor de fibra em detergente neutro de folhas, sendo que o menor teor foi observado quando se realizaram até três cortes. Visando o duplopropósito, deve-se escolher de dois até três cortes, atendendo uma boa produção de matéria seca para os animais, mas também promovendo uma produção de sementes satisfatória.CLÉBER JOSÉ TONETTO, UFSM; LIZIANY MÜLLER, UFSM; SANDRO LUÍS PETTER MEDEIROS, UFSM; PAULO AUGUSTO MANFRON, UFMS; ANDRIÉLI HEDLUND BANDEIRA, UFSM; KATIULE PEREIRA MORAIS, UFSM; LINEU TRINDADE LEAL, UFSM; ANDREA MITTELMANN, CNPGL; DURVAL DOURADO NETO, ESALQ-USP.TONETTO, C. J.MÜLLER, L.MEDEIROS, S. L. P.MANFRON, P. A.BANDEIRA, A. H.MORAIS, K. P.LEAL, L. T.MITTELMANN, A.DOURADO NETO, D.2024-02-06T11:33:17Z2024-02-06T11:33:17Z2012-01-092011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleZootecnia Tropical, v. 29, n. 2, p. 169-178, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-02-06T11:33:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/912096Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542024-02-06T11:33:17falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-02-06T11:33:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção e composição bromatológica de genótipos diplóides e tetraplóides de azevém.
title Produção e composição bromatológica de genótipos diplóides e tetraplóides de azevém.
spellingShingle Produção e composição bromatológica de genótipos diplóides e tetraplóides de azevém.
TONETTO, C. J.
Poácea
Lolium multiflorum Lam
Qualidade nutricional
Semente
title_short Produção e composição bromatológica de genótipos diplóides e tetraplóides de azevém.
title_full Produção e composição bromatológica de genótipos diplóides e tetraplóides de azevém.
title_fullStr Produção e composição bromatológica de genótipos diplóides e tetraplóides de azevém.
title_full_unstemmed Produção e composição bromatológica de genótipos diplóides e tetraplóides de azevém.
title_sort Produção e composição bromatológica de genótipos diplóides e tetraplóides de azevém.
author TONETTO, C. J.
author_facet TONETTO, C. J.
MÜLLER, L.
MEDEIROS, S. L. P.
MANFRON, P. A.
BANDEIRA, A. H.
MORAIS, K. P.
LEAL, L. T.
MITTELMANN, A.
DOURADO NETO, D.
author_role author
author2 MÜLLER, L.
MEDEIROS, S. L. P.
MANFRON, P. A.
BANDEIRA, A. H.
MORAIS, K. P.
LEAL, L. T.
MITTELMANN, A.
DOURADO NETO, D.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLÉBER JOSÉ TONETTO, UFSM; LIZIANY MÜLLER, UFSM; SANDRO LUÍS PETTER MEDEIROS, UFSM; PAULO AUGUSTO MANFRON, UFMS; ANDRIÉLI HEDLUND BANDEIRA, UFSM; KATIULE PEREIRA MORAIS, UFSM; LINEU TRINDADE LEAL, UFSM; ANDREA MITTELMANN, CNPGL; DURVAL DOURADO NETO, ESALQ-USP.
dc.contributor.author.fl_str_mv TONETTO, C. J.
MÜLLER, L.
MEDEIROS, S. L. P.
MANFRON, P. A.
BANDEIRA, A. H.
MORAIS, K. P.
LEAL, L. T.
MITTELMANN, A.
DOURADO NETO, D.
dc.subject.por.fl_str_mv Poácea
Lolium multiflorum Lam
Qualidade nutricional
Semente
topic Poácea
Lolium multiflorum Lam
Qualidade nutricional
Semente
description O objetivo do trabalho foi avaliar a composição bromatológica e produção de massa seca e de sementes em cinco genótipos de azevém submetidos em diferentes número de cortes, com ênfase no cultivo duplo propósito. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições e os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 5 x 5 (genótipos x número de cortes). Foram utilizados cinco genótipos (Comum, Estanzuela 284, Avance, INIA Titán e São Gabriel) e o número de cortes variou de um até cinco. Foi observada significância (P<0,05) à interação genótipos x número de corte para todas as variáveis analisadas. O aumento do número de cortes determinou maior acúmulo de matéria seca total (folha e colmo), porém menor produção de sementes para todos genótipos estudados. A resposta da composição bromatológica da matéria seca variou conforme o genótipo e o número de cortes. O aumento do número de cortes promoveu menor teor de proteína bruta de folha e colmo para todos os genótipos. Os genótipos apresentaram resposta quadrática quanto ao teor de fibra em detergente neutro de folhas, sendo que o menor teor foi observado quando se realizaram até três cortes. Visando o duplopropósito, deve-se escolher de dois até três cortes, atendendo uma boa produção de matéria seca para os animais, mas também promovendo uma produção de sementes satisfatória.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-01-09
2024-02-06T11:33:17Z
2024-02-06T11:33:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Zootecnia Tropical, v. 29, n. 2, p. 169-178, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912096
identifier_str_mv Zootecnia Tropical, v. 29, n. 2, p. 169-178, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503557500633088