Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOSTO, S. G.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: PEREIRA, L. C., ROMEIRO, A. R., MANGABEIRA, J. A. de C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/979736
Resumo: No esquema analítico da Economia Ecológica, a consideração da entropia e das propriedades de sistemas complexos faz com que a degradação do meio ambiente e/ou esgotamento dos recursos naturais sejam vistos como problemas que só podem ser solucionados através de uma justa distribuição intra-temporal de recursos naturais finitos, o que pressupõe a definição de limites absolutos para seu uso (escala). Este trabalho foi realizado no município de Araras- SP e teve como objetivo determinar as áreas de terras com adequada capacidade de suporte (escala aceitável) e aquelas subutilizadas e sobreutilizadas, ou seja, as com escalas insustentáveis, para isso, utilizou-se a metodologia desenvolvida por LEPSCH et al., 1991. Os resultados indicaram que cerca de 71,56% das áreas encontram-se com a sua capacidade de suporte adequada. Por outro lado, 3,55% e 18,87% estão com uso sobreutilizado e subutilizado respectivamente, representando uma escala inadequada.
id EMBR_89514818b129ee20243328ff3e04b41d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/979736
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.Economia ecológicaEscala sustentávelPlanejamento ambientalCapacidade do uso das terrasUso da terraLand use planningNo esquema analítico da Economia Ecológica, a consideração da entropia e das propriedades de sistemas complexos faz com que a degradação do meio ambiente e/ou esgotamento dos recursos naturais sejam vistos como problemas que só podem ser solucionados através de uma justa distribuição intra-temporal de recursos naturais finitos, o que pressupõe a definição de limites absolutos para seu uso (escala). Este trabalho foi realizado no município de Araras- SP e teve como objetivo determinar as áreas de terras com adequada capacidade de suporte (escala aceitável) e aquelas subutilizadas e sobreutilizadas, ou seja, as com escalas insustentáveis, para isso, utilizou-se a metodologia desenvolvida por LEPSCH et al., 1991. Os resultados indicaram que cerca de 71,56% das áreas encontram-se com a sua capacidade de suporte adequada. Por outro lado, 3,55% e 18,87% estão com uso sobreutilizado e subutilizado respectivamente, representando uma escala inadequada.SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ADEMAR RIBEIRO ROMEIRO, IE-UNICAMP; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM.TOSTO, S. G.PEREIRA, L. C.ROMEIRO, A. R.MANGABEIRA, J. A. de C.2014-02-12T11:11:11Z2014-02-12T11:11:11Z2014-02-1220122014-02-13T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Rio de Janeiro, Edição Especial, v. 29/31, p. 62-66, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/979736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:58:39Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/979736Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:58:39falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:58:39Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.
title Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.
spellingShingle Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.
TOSTO, S. G.
Economia ecológica
Escala sustentável
Planejamento ambiental
Capacidade do uso das terras
Uso da terra
Land use planning
title_short Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.
title_full Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.
title_fullStr Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.
title_full_unstemmed Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.
title_sort Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.
author TOSTO, S. G.
author_facet TOSTO, S. G.
PEREIRA, L. C.
ROMEIRO, A. R.
MANGABEIRA, J. A. de C.
author_role author
author2 PEREIRA, L. C.
ROMEIRO, A. R.
MANGABEIRA, J. A. de C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ADEMAR RIBEIRO ROMEIRO, IE-UNICAMP; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv TOSTO, S. G.
PEREIRA, L. C.
ROMEIRO, A. R.
MANGABEIRA, J. A. de C.
dc.subject.por.fl_str_mv Economia ecológica
Escala sustentável
Planejamento ambiental
Capacidade do uso das terras
Uso da terra
Land use planning
topic Economia ecológica
Escala sustentável
Planejamento ambiental
Capacidade do uso das terras
Uso da terra
Land use planning
description No esquema analítico da Economia Ecológica, a consideração da entropia e das propriedades de sistemas complexos faz com que a degradação do meio ambiente e/ou esgotamento dos recursos naturais sejam vistos como problemas que só podem ser solucionados através de uma justa distribuição intra-temporal de recursos naturais finitos, o que pressupõe a definição de limites absolutos para seu uso (escala). Este trabalho foi realizado no município de Araras- SP e teve como objetivo determinar as áreas de terras com adequada capacidade de suporte (escala aceitável) e aquelas subutilizadas e sobreutilizadas, ou seja, as com escalas insustentáveis, para isso, utilizou-se a metodologia desenvolvida por LEPSCH et al., 1991. Os resultados indicaram que cerca de 71,56% das áreas encontram-se com a sua capacidade de suporte adequada. Por outro lado, 3,55% e 18,87% estão com uso sobreutilizado e subutilizado respectivamente, representando uma escala inadequada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-02-12T11:11:11Z
2014-02-12T11:11:11Z
2014-02-12
2014-02-13T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Rio de Janeiro, Edição Especial, v. 29/31, p. 62-66, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/979736
identifier_str_mv Boletim da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Rio de Janeiro, Edição Especial, v. 29/31, p. 62-66, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/979736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503386952892416