Fungos micorrízicos arbusculares na recuperação de florestas ciliares e fixação de carbono no solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGHIROLLI, F. L.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: SGROTT, A. F., PESCADOR, R., UHLMANN, A., STÜRMER, S. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931125
Resumo: A associação micorrízica arbuscular estabelecida entre os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs - Filo Glomeromycota) e as raízes das plantas tem papel fundamental na sobrevivência e nutrição das plantas. Nesta revisão, é salientado que a tríade floresta ciliar-fixação de carbono-fungos micorrízicos arbusculares deve ser considerada uma estratégia ambientalmente correta para recuperar áreas outrora ocupadas por florestas ciliares. São apresentadas brevemente as classes de solos que ocorrem em ambientes ripários e a entrada de carbono (C) nos ecossistemas terrestres. Posteriormente, é enfatizado que os fungos micorrízicos arbusculares possuem papel importante no processo de fixação de carbono no solo, visto seus efeitos na absorção de nutrientes pelas plantas e aumento na produção de biomassa vegetal em espécies arbóreas, principalmente espécies pioneiras e secundárias iniciais, utilizadas na recuperação de florestas ciliares. Outrossim, as hifas externas desses fungos impactam a estrutura do solo tanto fisicamente, pela ação física das hifas, como bioquimicamente, pela produção de uma glicoproteína. As estruturas diferenciadas pelos fungos, como esporos e hifas, também servem como via de entrada de C no solo, por meio de componentes celulares ricos em C. A recuperação de florestas ciliares pelo plantio de espécies arbóreas resulta na emergência de um novo serviço ambiental: a fixação de C, a qual pode ser incrementada quando no processo de recuperação seja considerada a inoculação com fungos micorrízicos arbusculares.
id EMBR_899e0d3d3e185ab756fb62fc5a17a7ad
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/931125
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fungos micorrízicos arbusculares na recuperação de florestas ciliares e fixação de carbono no solo.Classe de soloMicélio extrarradicularCrescimento vegetalAgregação do soloMicorrizaA associação micorrízica arbuscular estabelecida entre os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs - Filo Glomeromycota) e as raízes das plantas tem papel fundamental na sobrevivência e nutrição das plantas. Nesta revisão, é salientado que a tríade floresta ciliar-fixação de carbono-fungos micorrízicos arbusculares deve ser considerada uma estratégia ambientalmente correta para recuperar áreas outrora ocupadas por florestas ciliares. São apresentadas brevemente as classes de solos que ocorrem em ambientes ripários e a entrada de carbono (C) nos ecossistemas terrestres. Posteriormente, é enfatizado que os fungos micorrízicos arbusculares possuem papel importante no processo de fixação de carbono no solo, visto seus efeitos na absorção de nutrientes pelas plantas e aumento na produção de biomassa vegetal em espécies arbóreas, principalmente espécies pioneiras e secundárias iniciais, utilizadas na recuperação de florestas ciliares. Outrossim, as hifas externas desses fungos impactam a estrutura do solo tanto fisicamente, pela ação física das hifas, como bioquimicamente, pela produção de uma glicoproteína. As estruturas diferenciadas pelos fungos, como esporos e hifas, também servem como via de entrada de C no solo, por meio de componentes celulares ricos em C. A recuperação de florestas ciliares pelo plantio de espécies arbóreas resulta na emergência de um novo serviço ambiental: a fixação de C, a qual pode ser incrementada quando no processo de recuperação seja considerada a inoculação com fungos micorrízicos arbusculares.Divisão 2 - Processos e propriedades do solo; Comissão 2.1 - Biologia do solo.FELIPE LUIZ BRAGHIROLLI, FURB; ANDRESSA FRANZOI SGROTT, FURB; ROSETE PESCADOR, UFSC; ALEXANDRE UHLMANN, CNPF; SIDNEY LUIZ STÜRMER, FURB.BRAGHIROLLI, F. L.SGROTT, A. F.PESCADOR, R.UHLMANN, A.STÜRMER, S. L.2016-01-28T03:31:36Z2016-01-28T03:31:36Z2012-08-1320122016-01-28T03:31:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Ciência do Solo, v. 36, p. 733-743, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:35:53Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/931125Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:35:53Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fungos micorrízicos arbusculares na recuperação de florestas ciliares e fixação de carbono no solo.
title Fungos micorrízicos arbusculares na recuperação de florestas ciliares e fixação de carbono no solo.
spellingShingle Fungos micorrízicos arbusculares na recuperação de florestas ciliares e fixação de carbono no solo.
BRAGHIROLLI, F. L.
Classe de solo
Micélio extrarradicular
Crescimento vegetal
Agregação do solo
Micorriza
title_short Fungos micorrízicos arbusculares na recuperação de florestas ciliares e fixação de carbono no solo.
title_full Fungos micorrízicos arbusculares na recuperação de florestas ciliares e fixação de carbono no solo.
title_fullStr Fungos micorrízicos arbusculares na recuperação de florestas ciliares e fixação de carbono no solo.
title_full_unstemmed Fungos micorrízicos arbusculares na recuperação de florestas ciliares e fixação de carbono no solo.
title_sort Fungos micorrízicos arbusculares na recuperação de florestas ciliares e fixação de carbono no solo.
author BRAGHIROLLI, F. L.
author_facet BRAGHIROLLI, F. L.
SGROTT, A. F.
PESCADOR, R.
UHLMANN, A.
STÜRMER, S. L.
author_role author
author2 SGROTT, A. F.
PESCADOR, R.
UHLMANN, A.
STÜRMER, S. L.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FELIPE LUIZ BRAGHIROLLI, FURB; ANDRESSA FRANZOI SGROTT, FURB; ROSETE PESCADOR, UFSC; ALEXANDRE UHLMANN, CNPF; SIDNEY LUIZ STÜRMER, FURB.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAGHIROLLI, F. L.
SGROTT, A. F.
PESCADOR, R.
UHLMANN, A.
STÜRMER, S. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Classe de solo
Micélio extrarradicular
Crescimento vegetal
Agregação do solo
Micorriza
topic Classe de solo
Micélio extrarradicular
Crescimento vegetal
Agregação do solo
Micorriza
description A associação micorrízica arbuscular estabelecida entre os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs - Filo Glomeromycota) e as raízes das plantas tem papel fundamental na sobrevivência e nutrição das plantas. Nesta revisão, é salientado que a tríade floresta ciliar-fixação de carbono-fungos micorrízicos arbusculares deve ser considerada uma estratégia ambientalmente correta para recuperar áreas outrora ocupadas por florestas ciliares. São apresentadas brevemente as classes de solos que ocorrem em ambientes ripários e a entrada de carbono (C) nos ecossistemas terrestres. Posteriormente, é enfatizado que os fungos micorrízicos arbusculares possuem papel importante no processo de fixação de carbono no solo, visto seus efeitos na absorção de nutrientes pelas plantas e aumento na produção de biomassa vegetal em espécies arbóreas, principalmente espécies pioneiras e secundárias iniciais, utilizadas na recuperação de florestas ciliares. Outrossim, as hifas externas desses fungos impactam a estrutura do solo tanto fisicamente, pela ação física das hifas, como bioquimicamente, pela produção de uma glicoproteína. As estruturas diferenciadas pelos fungos, como esporos e hifas, também servem como via de entrada de C no solo, por meio de componentes celulares ricos em C. A recuperação de florestas ciliares pelo plantio de espécies arbóreas resulta na emergência de um novo serviço ambiental: a fixação de C, a qual pode ser incrementada quando no processo de recuperação seja considerada a inoculação com fungos micorrízicos arbusculares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-13
2012
2016-01-28T03:31:36Z
2016-01-28T03:31:36Z
2016-01-28T03:31:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 36, p. 733-743, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931125
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 36, p. 733-743, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695416643223552