Metodologia de avaliação da agressividade de isolados de Sphaeropsis sapinea a Pinus taeda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORRÊA, P. R. R.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: AUER, C. G., SANTOS, A. F. dos, HIGA, A. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896967
Resumo: Sphaeropsis sapinea é conhecido como importante patógeno em Pinus, causando seca de ponteiros e morte de árvores em plantios comerciais. No Brasil, o primeiro relato da ação de S. sapinea ocorreu na década de 1940, durante introdução de Pinus radiata no estado de São Paulo, dizimando totalmente os plantios. Com o objetivo de selecionar material genético resistente a essa doença no Brasil, desenvolveuse uma metodologia para avaliar a agressividade de isolados de S. sapinea em frutos de maçã e Pinus taeda. Três ambientes (estufas com diferentes regimes de irrigação), dois métodos de inoculação (com e sem injúria) e três métodos de reisolamento do fungo (meio BDA, câmara úmida em saco plástico e em gerbox úmido) foram testados. Resultados mostraram diferenças significativas (p<0,05) na agressividade dos isolados em frutos de maçã e em mudas de P. taeda. O melhor método de reisolamento foi a câmara úmida e o melhor ambiente para a incubação de mudas de P. taeda foi em estufa coberta com lona plástica, com duas aspersões diárias de 4 minutos. Outro resultado foi que injúria é necessária para inoculação de S. sapinea. Os resultados da caracterização mostraram diferenças significativas na agressividade e diversidade genética do patógeno em todos os hospedeiros testados.
id EMBR_89f1e297010b07ce038b3e3dc1b0d82c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/896967
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Metodologia de avaliação da agressividade de isolados de Sphaeropsis sapinea a Pinus taeda.Melhoramento genéticoFungoInoculaçãoPinus TaedaSphaeropsis sapinea é conhecido como importante patógeno em Pinus, causando seca de ponteiros e morte de árvores em plantios comerciais. No Brasil, o primeiro relato da ação de S. sapinea ocorreu na década de 1940, durante introdução de Pinus radiata no estado de São Paulo, dizimando totalmente os plantios. Com o objetivo de selecionar material genético resistente a essa doença no Brasil, desenvolveuse uma metodologia para avaliar a agressividade de isolados de S. sapinea em frutos de maçã e Pinus taeda. Três ambientes (estufas com diferentes regimes de irrigação), dois métodos de inoculação (com e sem injúria) e três métodos de reisolamento do fungo (meio BDA, câmara úmida em saco plástico e em gerbox úmido) foram testados. Resultados mostraram diferenças significativas (p<0,05) na agressividade dos isolados em frutos de maçã e em mudas de P. taeda. O melhor método de reisolamento foi a câmara úmida e o melhor ambiente para a incubação de mudas de P. taeda foi em estufa coberta com lona plástica, com duas aspersões diárias de 4 minutos. Outro resultado foi que injúria é necessária para inoculação de S. sapinea. Os resultados da caracterização mostraram diferenças significativas na agressividade e diversidade genética do patógeno em todos os hospedeiros testados.Paula Rachel Rabelo Corrêa, UFPR; CELSO GARCIA AUER, CNPF; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF; Antonio Rioyei Higa, UFPR.CORRÊA, P. R. R.AUER, C. G.SANTOS, A. F. dosHIGA, A. R.2019-03-01T00:58:10Z2019-03-01T00:58:10Z2011-07-2920112019-03-01T00:58:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFloresta, Curitiba, v. 41, n. 2, p. 347-354, abr./jun. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896967porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-01T00:58:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/896967Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-03-01T00:58:17falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-01T00:58:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de avaliação da agressividade de isolados de Sphaeropsis sapinea a Pinus taeda.
title Metodologia de avaliação da agressividade de isolados de Sphaeropsis sapinea a Pinus taeda.
spellingShingle Metodologia de avaliação da agressividade de isolados de Sphaeropsis sapinea a Pinus taeda.
CORRÊA, P. R. R.
Melhoramento genético
Fungo
Inoculação
Pinus Taeda
title_short Metodologia de avaliação da agressividade de isolados de Sphaeropsis sapinea a Pinus taeda.
title_full Metodologia de avaliação da agressividade de isolados de Sphaeropsis sapinea a Pinus taeda.
title_fullStr Metodologia de avaliação da agressividade de isolados de Sphaeropsis sapinea a Pinus taeda.
title_full_unstemmed Metodologia de avaliação da agressividade de isolados de Sphaeropsis sapinea a Pinus taeda.
title_sort Metodologia de avaliação da agressividade de isolados de Sphaeropsis sapinea a Pinus taeda.
author CORRÊA, P. R. R.
author_facet CORRÊA, P. R. R.
AUER, C. G.
SANTOS, A. F. dos
HIGA, A. R.
author_role author
author2 AUER, C. G.
SANTOS, A. F. dos
HIGA, A. R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula Rachel Rabelo Corrêa, UFPR; CELSO GARCIA AUER, CNPF; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF; Antonio Rioyei Higa, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv CORRÊA, P. R. R.
AUER, C. G.
SANTOS, A. F. dos
HIGA, A. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoramento genético
Fungo
Inoculação
Pinus Taeda
topic Melhoramento genético
Fungo
Inoculação
Pinus Taeda
description Sphaeropsis sapinea é conhecido como importante patógeno em Pinus, causando seca de ponteiros e morte de árvores em plantios comerciais. No Brasil, o primeiro relato da ação de S. sapinea ocorreu na década de 1940, durante introdução de Pinus radiata no estado de São Paulo, dizimando totalmente os plantios. Com o objetivo de selecionar material genético resistente a essa doença no Brasil, desenvolveuse uma metodologia para avaliar a agressividade de isolados de S. sapinea em frutos de maçã e Pinus taeda. Três ambientes (estufas com diferentes regimes de irrigação), dois métodos de inoculação (com e sem injúria) e três métodos de reisolamento do fungo (meio BDA, câmara úmida em saco plástico e em gerbox úmido) foram testados. Resultados mostraram diferenças significativas (p<0,05) na agressividade dos isolados em frutos de maçã e em mudas de P. taeda. O melhor método de reisolamento foi a câmara úmida e o melhor ambiente para a incubação de mudas de P. taeda foi em estufa coberta com lona plástica, com duas aspersões diárias de 4 minutos. Outro resultado foi que injúria é necessária para inoculação de S. sapinea. Os resultados da caracterização mostraram diferenças significativas na agressividade e diversidade genética do patógeno em todos os hospedeiros testados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-29
2011
2019-03-01T00:58:10Z
2019-03-01T00:58:10Z
2019-03-01T00:58:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Floresta, Curitiba, v. 41, n. 2, p. 347-354, abr./jun. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896967
identifier_str_mv Floresta, Curitiba, v. 41, n. 2, p. 347-354, abr./jun. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503472139206656