Variações nos teores de nitrogenio mineral em solo suplementado com lodo de esgoto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, R. F.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: CARDOSO, A. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15058
Resumo: O conhecimento da dinâmica da mineralização de materiais orgânicos adicionados ao solo é importante para predizer os efeitos das possíveis perdas de N para o ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variação do N mineral, no período da seca e das águas, em solo cultivado com milho, após incorporação de doses crescentes de lodo de esgoto. Os tratamentos constituíram-se de parcelas não fertilizadas, parcelas com adubação nitrogenada (NM), parcelas com dose de lodo de esgoto calculada para fornecer à cultura o mesmo teor de N do tratamento NM (1N) e parcelas com duas, quatro e oito vezes a dose de lodo de esgoto do tratamento 1N. As quantidades de lodo de esgoto a serem aplicadas ao solo, devem ser diferentes no período da seca e das águas mesmo quando se baseiam nas necessidades de N, em decorrência das perdas desse elemento em períodos de intensas precipitações.
id EMBR_8b35a46ea2aa38d7715196df9a971e27
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15058
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Variações nos teores de nitrogenio mineral em solo suplementado com lodo de esgoto.SoloNitrogênioMineralizaçãoAdubo de EsgotoO conhecimento da dinâmica da mineralização de materiais orgânicos adicionados ao solo é importante para predizer os efeitos das possíveis perdas de N para o ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variação do N mineral, no período da seca e das águas, em solo cultivado com milho, após incorporação de doses crescentes de lodo de esgoto. Os tratamentos constituíram-se de parcelas não fertilizadas, parcelas com adubação nitrogenada (NM), parcelas com dose de lodo de esgoto calculada para fornecer à cultura o mesmo teor de N do tratamento NM (1N) e parcelas com duas, quatro e oito vezes a dose de lodo de esgoto do tratamento 1N. As quantidades de lodo de esgoto a serem aplicadas ao solo, devem ser diferentes no período da seca e das águas mesmo quando se baseiam nas necessidades de N, em decorrência das perdas desse elemento em períodos de intensas precipitações.ROSANA FARIA VIEIRA, CNPMA; A. A. CARDOSO, UFV.VIEIRA, R. F.CARDOSO, A. A.2017-09-19T00:12:26Z2017-09-19T00:12:26Z2006-10-0220032017-09-20T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.38, n. 7, p.867-874, 2003http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15058porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-09-19T00:12:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15058Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-09-19T00:12:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-09-19T00:12:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Variações nos teores de nitrogenio mineral em solo suplementado com lodo de esgoto.
title Variações nos teores de nitrogenio mineral em solo suplementado com lodo de esgoto.
spellingShingle Variações nos teores de nitrogenio mineral em solo suplementado com lodo de esgoto.
VIEIRA, R. F.
Solo
Nitrogênio
Mineralização
Adubo de Esgoto
title_short Variações nos teores de nitrogenio mineral em solo suplementado com lodo de esgoto.
title_full Variações nos teores de nitrogenio mineral em solo suplementado com lodo de esgoto.
title_fullStr Variações nos teores de nitrogenio mineral em solo suplementado com lodo de esgoto.
title_full_unstemmed Variações nos teores de nitrogenio mineral em solo suplementado com lodo de esgoto.
title_sort Variações nos teores de nitrogenio mineral em solo suplementado com lodo de esgoto.
author VIEIRA, R. F.
author_facet VIEIRA, R. F.
CARDOSO, A. A.
author_role author
author2 CARDOSO, A. A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSANA FARIA VIEIRA, CNPMA; A. A. CARDOSO, UFV.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, R. F.
CARDOSO, A. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Solo
Nitrogênio
Mineralização
Adubo de Esgoto
topic Solo
Nitrogênio
Mineralização
Adubo de Esgoto
description O conhecimento da dinâmica da mineralização de materiais orgânicos adicionados ao solo é importante para predizer os efeitos das possíveis perdas de N para o ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variação do N mineral, no período da seca e das águas, em solo cultivado com milho, após incorporação de doses crescentes de lodo de esgoto. Os tratamentos constituíram-se de parcelas não fertilizadas, parcelas com adubação nitrogenada (NM), parcelas com dose de lodo de esgoto calculada para fornecer à cultura o mesmo teor de N do tratamento NM (1N) e parcelas com duas, quatro e oito vezes a dose de lodo de esgoto do tratamento 1N. As quantidades de lodo de esgoto a serem aplicadas ao solo, devem ser diferentes no período da seca e das águas mesmo quando se baseiam nas necessidades de N, em decorrência das perdas desse elemento em períodos de intensas precipitações.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2006-10-02
2017-09-19T00:12:26Z
2017-09-19T00:12:26Z
2017-09-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.38, n. 7, p.867-874, 2003
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15058
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.38, n. 7, p.867-874, 2003
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503442131058688