Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, P. A. S.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MISTURA, C., PEREIRA, L. G. R., SOUZA, T. C. de, DOURADO, D. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884434
Resumo: Objetivou-se, no presente estudo, avaliar o efeito da adubação com esterco ovino na produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola no Submédio do São Francisco. O solo utilizado foi o Neossolo Flúvico Psamíticos (RUq) e o experimento foi conduzido em vasos plásticos com 13 kg de solo/vaso.O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (zero, 10, 20, 30 e 40 t/ha de esterco ovino) e cinco repetições. Os valores obtidos para produção de matéria seca (PMS) da parte aérea (PMS-PA), do caule (PMS-C) e da folha (PMS-Flh) foram maiores próximos à dose de 30 t/ha (P<0,05). Os teores de proteína bruta (PB) do caule e da folha do feijão-de-rola não foram influenciados (P>0,05) pela adubação orgânica. A dose de 30 t/ha de esterco ovino é a que melhor incrementa a produção de biomassa do feijão-de-rola.
id EMBR_8bc7bb042942579c0ea071723531fbb4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/884434
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.Forrageira nativaCaatingaEstercoValor NutritivoObjetivou-se, no presente estudo, avaliar o efeito da adubação com esterco ovino na produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola no Submédio do São Francisco. O solo utilizado foi o Neossolo Flúvico Psamíticos (RUq) e o experimento foi conduzido em vasos plásticos com 13 kg de solo/vaso.O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (zero, 10, 20, 30 e 40 t/ha de esterco ovino) e cinco repetições. Os valores obtidos para produção de matéria seca (PMS) da parte aérea (PMS-PA), do caule (PMS-C) e da folha (PMS-Flh) foram maiores próximos à dose de 30 t/ha (P<0,05). Os teores de proteína bruta (PB) do caule e da folha do feijão-de-rola não foram influenciados (P>0,05) pela adubação orgânica. A dose de 30 t/ha de esterco ovino é a que melhor incrementa a produção de biomassa do feijão-de-rola.PABLO ALMEIDA SAMPAIO VIEIRA, UNIVASF; CLÁUDIO MISTURA, UNIVASF; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; TONI CARVALHO DE SOUZA, UNIVASF; DIEGO LOIOLA DOURADO, UFRPE.VIEIRA, P. A. S.MISTURA, C.PEREIRA, L. G. R.SOUZA, T. C. deDOURADO, D. L.2022-08-09T19:20:31Z2022-08-09T19:20:31Z2011-03-312010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLivestock Research for Rural Development, v. 22, n. 7, article 127, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-08-09T19:20:39Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/884434Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-08-09T19:20:39falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-08-09T19:20:39Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.
title Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.
spellingShingle Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.
VIEIRA, P. A. S.
Forrageira nativa
Caatinga
Esterco
Valor Nutritivo
title_short Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.
title_full Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.
title_fullStr Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.
title_full_unstemmed Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.
title_sort Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.
author VIEIRA, P. A. S.
author_facet VIEIRA, P. A. S.
MISTURA, C.
PEREIRA, L. G. R.
SOUZA, T. C. de
DOURADO, D. L.
author_role author
author2 MISTURA, C.
PEREIRA, L. G. R.
SOUZA, T. C. de
DOURADO, D. L.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PABLO ALMEIDA SAMPAIO VIEIRA, UNIVASF; CLÁUDIO MISTURA, UNIVASF; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; TONI CARVALHO DE SOUZA, UNIVASF; DIEGO LOIOLA DOURADO, UFRPE.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, P. A. S.
MISTURA, C.
PEREIRA, L. G. R.
SOUZA, T. C. de
DOURADO, D. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Forrageira nativa
Caatinga
Esterco
Valor Nutritivo
topic Forrageira nativa
Caatinga
Esterco
Valor Nutritivo
description Objetivou-se, no presente estudo, avaliar o efeito da adubação com esterco ovino na produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola no Submédio do São Francisco. O solo utilizado foi o Neossolo Flúvico Psamíticos (RUq) e o experimento foi conduzido em vasos plásticos com 13 kg de solo/vaso.O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (zero, 10, 20, 30 e 40 t/ha de esterco ovino) e cinco repetições. Os valores obtidos para produção de matéria seca (PMS) da parte aérea (PMS-PA), do caule (PMS-C) e da folha (PMS-Flh) foram maiores próximos à dose de 30 t/ha (P<0,05). Os teores de proteína bruta (PB) do caule e da folha do feijão-de-rola não foram influenciados (P>0,05) pela adubação orgânica. A dose de 30 t/ha de esterco ovino é a que melhor incrementa a produção de biomassa do feijão-de-rola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-03-31
2022-08-09T19:20:31Z
2022-08-09T19:20:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Livestock Research for Rural Development, v. 22, n. 7, article 127, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884434
identifier_str_mv Livestock Research for Rural Development, v. 22, n. 7, article 127, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503527918206976