Estudo da viabilidade econômico-social de um projeto de reflorestamento da área de preservação permanente (APP) de Cataguarino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, L. S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: BASTOS, P. de M. A., REIS, B. dos S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930801
Resumo: Este estudo analisa a viabilidade de um projeto de manutenção da APP de Cataguarino considerando não apenas fatores ambientais e econômicos, como também sociais. Para conter a degradação dessa APP Cataguarino, propõe-se o reflorestamento com a espécie exótica Eucalyptus spp., que apresenta expressivo nível de melhoramento genético, em produtividade e em qualidade. Concomitantemente, propõe-se o cercamento de um fragmento de APP de Cataguarino, de modo que o reflorestamento com espécies nativas ocorra de forma natural. Os resultados encontrados demonstram que, do ponto de vista do investidor privado, esse empreendimento não é lucrativo. Contudo, considerando as externalidades positivas geradas pela proteção ambiental na avaliação do projeto, sob a ótica social, percebeu-se que esse é viável, com uma TIR da ordem de 27% ao ano. Assim, políticas públicas que incentivem a preservação da mata da região considerada deverão trazer alta rentabilidade social.
id EMBR_8dd3a3be848d29710bc316c2525fe4b0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/930801
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estudo da viabilidade econômico-social de um projeto de reflorestamento da área de preservação permanente (APP) de Cataguarino.APP CataguarinoViabilidade SocialEucalyptus ppReflorestamentoEspecie nativaReforestationEste estudo analisa a viabilidade de um projeto de manutenção da APP de Cataguarino considerando não apenas fatores ambientais e econômicos, como também sociais. Para conter a degradação dessa APP Cataguarino, propõe-se o reflorestamento com a espécie exótica Eucalyptus spp., que apresenta expressivo nível de melhoramento genético, em produtividade e em qualidade. Concomitantemente, propõe-se o cercamento de um fragmento de APP de Cataguarino, de modo que o reflorestamento com espécies nativas ocorra de forma natural. Os resultados encontrados demonstram que, do ponto de vista do investidor privado, esse empreendimento não é lucrativo. Contudo, considerando as externalidades positivas geradas pela proteção ambiental na avaliação do projeto, sob a ótica social, percebeu-se que esse é viável, com uma TIR da ordem de 27% ao ano. Assim, políticas públicas que incentivem a preservação da mata da região considerada deverão trazer alta rentabilidade social.2012-08-08T11:11:11Z2012-08-08T11:11:11Z2012-08-0820122012-08-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 21 , n. 1, p. 22-37, jan./mar. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930801porLOPES, L. S.BASTOS, P. de M. A.REIS, B. dos S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:28:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/930801Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:28:55falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:28:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da viabilidade econômico-social de um projeto de reflorestamento da área de preservação permanente (APP) de Cataguarino.
title Estudo da viabilidade econômico-social de um projeto de reflorestamento da área de preservação permanente (APP) de Cataguarino.
spellingShingle Estudo da viabilidade econômico-social de um projeto de reflorestamento da área de preservação permanente (APP) de Cataguarino.
LOPES, L. S.
APP Cataguarino
Viabilidade Social
Eucalyptus pp
Reflorestamento
Especie nativa
Reforestation
title_short Estudo da viabilidade econômico-social de um projeto de reflorestamento da área de preservação permanente (APP) de Cataguarino.
title_full Estudo da viabilidade econômico-social de um projeto de reflorestamento da área de preservação permanente (APP) de Cataguarino.
title_fullStr Estudo da viabilidade econômico-social de um projeto de reflorestamento da área de preservação permanente (APP) de Cataguarino.
title_full_unstemmed Estudo da viabilidade econômico-social de um projeto de reflorestamento da área de preservação permanente (APP) de Cataguarino.
title_sort Estudo da viabilidade econômico-social de um projeto de reflorestamento da área de preservação permanente (APP) de Cataguarino.
author LOPES, L. S.
author_facet LOPES, L. S.
BASTOS, P. de M. A.
REIS, B. dos S.
author_role author
author2 BASTOS, P. de M. A.
REIS, B. dos S.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, L. S.
BASTOS, P. de M. A.
REIS, B. dos S.
dc.subject.por.fl_str_mv APP Cataguarino
Viabilidade Social
Eucalyptus pp
Reflorestamento
Especie nativa
Reforestation
topic APP Cataguarino
Viabilidade Social
Eucalyptus pp
Reflorestamento
Especie nativa
Reforestation
description Este estudo analisa a viabilidade de um projeto de manutenção da APP de Cataguarino considerando não apenas fatores ambientais e econômicos, como também sociais. Para conter a degradação dessa APP Cataguarino, propõe-se o reflorestamento com a espécie exótica Eucalyptus spp., que apresenta expressivo nível de melhoramento genético, em produtividade e em qualidade. Concomitantemente, propõe-se o cercamento de um fragmento de APP de Cataguarino, de modo que o reflorestamento com espécies nativas ocorra de forma natural. Os resultados encontrados demonstram que, do ponto de vista do investidor privado, esse empreendimento não é lucrativo. Contudo, considerando as externalidades positivas geradas pela proteção ambiental na avaliação do projeto, sob a ótica social, percebeu-se que esse é viável, com uma TIR da ordem de 27% ao ano. Assim, políticas públicas que incentivem a preservação da mata da região considerada deverão trazer alta rentabilidade social.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-08T11:11:11Z
2012-08-08T11:11:11Z
2012-08-08
2012
2012-08-08T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 21 , n. 1, p. 22-37, jan./mar. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930801
identifier_str_mv Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 21 , n. 1, p. 22-37, jan./mar. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503365926846464