Determinação de temperaturas letais para fitopatógenos de solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GHINI, R.
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: OLIVEIRA, G. C. G., MARQUES, M. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/10763
Resumo: As temperaturas letais para Pythium aphanidermatum, Rhizoctonia solani, Sclerotium rolfsii e Verticillium sp. foram determinadas através da imersão de tubos das culturas em banho térmico. O isolado de Verticillium sp. foi transferido para tubos de ensaio contendo solo esterilizado e incubado por 15 dias; P. aphanidermatum e R. solani, em substrato de areia e quirela de milho, por 7 e 14 dias, respectivamente; escleródios de S. rolfsii foram transferidos para tubos contendo solo peneirado. O tratamento térmico foi realizado a 45 C., 47 C. e 50 C., por diversos períodos. A avaliação foi realizada através da viabilidade dos patógenos após transferência para meio de cultura BDA. Todos os patógenos permaneceram viáveis, apos o tratamento a 45 C., pelos períodos testados. Houve perda da viabilidade do isolado P. aphanidermatum a 47 C. por 30 min.; para S. rolfsii a 50 C. por 20 min.; e para Verticillium sp. a 48 C. por 5 min. Estes resultados estão sendo utilizados para determinação dos períodos de tratamento de substratos em um equipamento desenvolvido para desinfestação através de energia solar.
id EMBR_8f1e9a2ce05a0520511e5a370899ae50
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/10763
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Determinação de temperaturas letais para fitopatógenos de solo.FitopatógenoTemperatura letalVerticillium spSolarizacaoControle BiológicoEnergia SolarDesinfestaçãoFungoMicrorganismoPatógenoSclerotium RolfsiiPythium AphanidermatumRhizoctonia SolaniSoloAs temperaturas letais para Pythium aphanidermatum, Rhizoctonia solani, Sclerotium rolfsii e Verticillium sp. foram determinadas através da imersão de tubos das culturas em banho térmico. O isolado de Verticillium sp. foi transferido para tubos de ensaio contendo solo esterilizado e incubado por 15 dias; P. aphanidermatum e R. solani, em substrato de areia e quirela de milho, por 7 e 14 dias, respectivamente; escleródios de S. rolfsii foram transferidos para tubos contendo solo peneirado. O tratamento térmico foi realizado a 45 C., 47 C. e 50 C., por diversos períodos. A avaliação foi realizada através da viabilidade dos patógenos após transferência para meio de cultura BDA. Todos os patógenos permaneceram viáveis, apos o tratamento a 45 C., pelos períodos testados. Houve perda da viabilidade do isolado P. aphanidermatum a 47 C. por 30 min.; para S. rolfsii a 50 C. por 20 min.; e para Verticillium sp. a 48 C. por 5 min. Estes resultados estão sendo utilizados para determinação dos períodos de tratamento de substratos em um equipamento desenvolvido para desinfestação através de energia solar.RAQUEL GHINI, CNPMA; G .C. G. OLIVEIRA; M. A. MARQUES.GHINI, R.OLIVEIRA, G. C. G.MARQUES, M. A.2016-11-17T19:10:32Z2016-11-17T19:10:32Z1993-08-0419902016-11-17T19:10:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleArquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v.57, p.27, 1990. Suplemento.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/10763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:47:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/10763Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:47:17falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:47:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de temperaturas letais para fitopatógenos de solo.
title Determinação de temperaturas letais para fitopatógenos de solo.
spellingShingle Determinação de temperaturas letais para fitopatógenos de solo.
GHINI, R.
Fitopatógeno
Temperatura letal
Verticillium sp
Solarizacao
Controle Biológico
Energia Solar
Desinfestação
Fungo
Microrganismo
Patógeno
Sclerotium Rolfsii
Pythium Aphanidermatum
Rhizoctonia Solani
Solo
title_short Determinação de temperaturas letais para fitopatógenos de solo.
title_full Determinação de temperaturas letais para fitopatógenos de solo.
title_fullStr Determinação de temperaturas letais para fitopatógenos de solo.
title_full_unstemmed Determinação de temperaturas letais para fitopatógenos de solo.
title_sort Determinação de temperaturas letais para fitopatógenos de solo.
author GHINI, R.
author_facet GHINI, R.
OLIVEIRA, G. C. G.
MARQUES, M. A.
author_role author
author2 OLIVEIRA, G. C. G.
MARQUES, M. A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAQUEL GHINI, CNPMA; G .C. G. OLIVEIRA; M. A. MARQUES.
dc.contributor.author.fl_str_mv GHINI, R.
OLIVEIRA, G. C. G.
MARQUES, M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Fitopatógeno
Temperatura letal
Verticillium sp
Solarizacao
Controle Biológico
Energia Solar
Desinfestação
Fungo
Microrganismo
Patógeno
Sclerotium Rolfsii
Pythium Aphanidermatum
Rhizoctonia Solani
Solo
topic Fitopatógeno
Temperatura letal
Verticillium sp
Solarizacao
Controle Biológico
Energia Solar
Desinfestação
Fungo
Microrganismo
Patógeno
Sclerotium Rolfsii
Pythium Aphanidermatum
Rhizoctonia Solani
Solo
description As temperaturas letais para Pythium aphanidermatum, Rhizoctonia solani, Sclerotium rolfsii e Verticillium sp. foram determinadas através da imersão de tubos das culturas em banho térmico. O isolado de Verticillium sp. foi transferido para tubos de ensaio contendo solo esterilizado e incubado por 15 dias; P. aphanidermatum e R. solani, em substrato de areia e quirela de milho, por 7 e 14 dias, respectivamente; escleródios de S. rolfsii foram transferidos para tubos contendo solo peneirado. O tratamento térmico foi realizado a 45 C., 47 C. e 50 C., por diversos períodos. A avaliação foi realizada através da viabilidade dos patógenos após transferência para meio de cultura BDA. Todos os patógenos permaneceram viáveis, apos o tratamento a 45 C., pelos períodos testados. Houve perda da viabilidade do isolado P. aphanidermatum a 47 C. por 30 min.; para S. rolfsii a 50 C. por 20 min.; e para Verticillium sp. a 48 C. por 5 min. Estes resultados estão sendo utilizados para determinação dos períodos de tratamento de substratos em um equipamento desenvolvido para desinfestação através de energia solar.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
1993-08-04
2016-11-17T19:10:32Z
2016-11-17T19:10:32Z
2016-11-17T19:10:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v.57, p.27, 1990. Suplemento.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/10763
identifier_str_mv Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v.57, p.27, 1990. Suplemento.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/10763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503428471259136