Avaliação da biodegradação do inseticida imidacloprido em reator de bancada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, R. D. da S.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA, P. T. de S. e, GAVA, C. A. T.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106909
Resumo: Na Região do Vale do São Francisco, no estado de Pernambuco, o manejo da uva requer a utilização de inseticidas para combate às pragas, dentre eles, destaca-se o imidacloprido. A utilização de inseticidas acarreta na geração de efluentes contaminados, provenientes das sobras da pulverização e águas de lavagens dos equipamentos destinados a essa atividade. Esses efluentes se não forem tratados corretamente podem contaminar os recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a biodegradação do inseticida imidacloprido, empregando reator de bancada combinando aeração e esterco caprino. Para avaliar as melhores condições de biodegradação, utilizou-se um planejamento fatorial 22 verificando a influencia da razão efluente/ biomassa e do tempo de detenção. As variáveis avaliadas foram nitrogênio total, oxigênio dissolvido, temperatura, carbono orgânico total, contagem de microrganismos e analise do imidacloprido no efluente e no esterco caprino. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que os microorganismos presentes no esterco caprino foram promissores na biodegradação do imidacloprido, embora mais estudos precisam ser realizados para melhorar o percentual de degradação.
id EMBR_92576bef656a1e26e30bdfa1fd782f69
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1106909
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação da biodegradação do inseticida imidacloprido em reator de bancada.ImidaclopridoEfluenteBiodegradaçãoInseticidaEsterco de CaprinoBiodegradationNa Região do Vale do São Francisco, no estado de Pernambuco, o manejo da uva requer a utilização de inseticidas para combate às pragas, dentre eles, destaca-se o imidacloprido. A utilização de inseticidas acarreta na geração de efluentes contaminados, provenientes das sobras da pulverização e águas de lavagens dos equipamentos destinados a essa atividade. Esses efluentes se não forem tratados corretamente podem contaminar os recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a biodegradação do inseticida imidacloprido, empregando reator de bancada combinando aeração e esterco caprino. Para avaliar as melhores condições de biodegradação, utilizou-se um planejamento fatorial 22 verificando a influencia da razão efluente/ biomassa e do tempo de detenção. As variáveis avaliadas foram nitrogênio total, oxigênio dissolvido, temperatura, carbono orgânico total, contagem de microrganismos e analise do imidacloprido no efluente e no esterco caprino. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que os microorganismos presentes no esterco caprino foram promissores na biodegradação do imidacloprido, embora mais estudos precisam ser realizados para melhorar o percentual de degradação.ROBERTA DANIELA DA SILVA SANTOS; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.SANTOS, R. D. da S.SILVA, P. T. de S. eGAVA, C. A. T.2023-10-09T12:24:47Z2023-10-09T12:24:47Z2019-03-122018Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 1443-1449.In: CONGRESSO BAIANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 5., 2018, Juazeiro, BA. O Saneamento no Semiárido: modelo de gestão e promoção de tecnologias apropriadas - anais. Juazeiro: UNIVASF: ABES-BA, 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-10-09T12:24:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1106909Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-10-09T12:24:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da biodegradação do inseticida imidacloprido em reator de bancada.
title Avaliação da biodegradação do inseticida imidacloprido em reator de bancada.
spellingShingle Avaliação da biodegradação do inseticida imidacloprido em reator de bancada.
SANTOS, R. D. da S.
Imidacloprido
Efluente
Biodegradação
Inseticida
Esterco de Caprino
Biodegradation
title_short Avaliação da biodegradação do inseticida imidacloprido em reator de bancada.
title_full Avaliação da biodegradação do inseticida imidacloprido em reator de bancada.
title_fullStr Avaliação da biodegradação do inseticida imidacloprido em reator de bancada.
title_full_unstemmed Avaliação da biodegradação do inseticida imidacloprido em reator de bancada.
title_sort Avaliação da biodegradação do inseticida imidacloprido em reator de bancada.
author SANTOS, R. D. da S.
author_facet SANTOS, R. D. da S.
SILVA, P. T. de S. e
GAVA, C. A. T.
author_role author
author2 SILVA, P. T. de S. e
GAVA, C. A. T.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROBERTA DANIELA DA SILVA SANTOS; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, R. D. da S.
SILVA, P. T. de S. e
GAVA, C. A. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Imidacloprido
Efluente
Biodegradação
Inseticida
Esterco de Caprino
Biodegradation
topic Imidacloprido
Efluente
Biodegradação
Inseticida
Esterco de Caprino
Biodegradation
description Na Região do Vale do São Francisco, no estado de Pernambuco, o manejo da uva requer a utilização de inseticidas para combate às pragas, dentre eles, destaca-se o imidacloprido. A utilização de inseticidas acarreta na geração de efluentes contaminados, provenientes das sobras da pulverização e águas de lavagens dos equipamentos destinados a essa atividade. Esses efluentes se não forem tratados corretamente podem contaminar os recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a biodegradação do inseticida imidacloprido, empregando reator de bancada combinando aeração e esterco caprino. Para avaliar as melhores condições de biodegradação, utilizou-se um planejamento fatorial 22 verificando a influencia da razão efluente/ biomassa e do tempo de detenção. As variáveis avaliadas foram nitrogênio total, oxigênio dissolvido, temperatura, carbono orgânico total, contagem de microrganismos e analise do imidacloprido no efluente e no esterco caprino. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que os microorganismos presentes no esterco caprino foram promissores na biodegradação do imidacloprido, embora mais estudos precisam ser realizados para melhorar o percentual de degradação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-12
2023-10-09T12:24:47Z
2023-10-09T12:24:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BAIANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 5., 2018, Juazeiro, BA. O Saneamento no Semiárido: modelo de gestão e promoção de tecnologias apropriadas - anais. Juazeiro: UNIVASF: ABES-BA, 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106909
identifier_str_mv In: CONGRESSO BAIANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 5., 2018, Juazeiro, BA. O Saneamento no Semiárido: modelo de gestão e promoção de tecnologias apropriadas - anais. Juazeiro: UNIVASF: ABES-BA, 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 1443-1449.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695683606478848