Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de métodos de identificação como estratégias para o delineamento de políticas públicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORTO, V. H. da F.
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/108970
Resumo: É feita uma revisão sobre as teorias em sistemas agrários, abordando as temáticas: classificação, definição, a fronteira, a racionalidade e os métodos de tipificação e suas limitações. O trabalho tem um cunho marcadamente assimilativo, sintetizando um tema que se revela hoje, no Brasil, abundante e disperso. São abordados os aspectos multifacetados das explorações agrícolas inseridas nos meios físico, econômico e social; a coexistência de modos de produção diferenciados articulando-se entre si e os comportamentos e estratégias de cada agricultor e/ou grupo de agricultores. O autor conclui que os estudos para a construção de métodos quantitativos que sirvam de instrumentos de análise evoluíram. Entretanto, como um sistema agrário é conformado por variáveis objetivas e subjetivas, e os métodos quantitativos existentes conseguem interpretar somente as primeiras, é necessário a conjugação desses métodos com os conhecimentos teórico e empírico, do investigador, a respeito do espaço rural a ser analisado. Também conclui que a diferença conceitual entre sistema de produção e sistema agrário está na conformação destes. O primeiro é conformado para variáveis objetivas e o segundo, além destas, tem em seu arcabouço conceitual a própria subjetividade/racionalidade do sistema.
id EMBR_92d9e6104fda73eba9c7b6c86c3f908f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/108970
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de métodos de identificação como estratégias para o delineamento de políticas públicas.sistemas agráriosmétodos de identificaçãoagrarian systemsmethods of taxonomyÉ feita uma revisão sobre as teorias em sistemas agrários, abordando as temáticas: classificação, definição, a fronteira, a racionalidade e os métodos de tipificação e suas limitações. O trabalho tem um cunho marcadamente assimilativo, sintetizando um tema que se revela hoje, no Brasil, abundante e disperso. São abordados os aspectos multifacetados das explorações agrícolas inseridas nos meios físico, econômico e social; a coexistência de modos de produção diferenciados articulando-se entre si e os comportamentos e estratégias de cada agricultor e/ou grupo de agricultores. O autor conclui que os estudos para a construção de métodos quantitativos que sirvam de instrumentos de análise evoluíram. Entretanto, como um sistema agrário é conformado por variáveis objetivas e subjetivas, e os métodos quantitativos existentes conseguem interpretar somente as primeiras, é necessário a conjugação desses métodos com os conhecimentos teórico e empírico, do investigador, a respeito do espaço rural a ser analisado. Também conclui que a diferença conceitual entre sistema de produção e sistema agrário está na conformação destes. O primeiro é conformado para variáveis objetivas e o segundo, além destas, tem em seu arcabouço conceitual a própria subjetividade/racionalidade do sistema.CPACT.PORTO, V. H. da F.2011-04-09T12:28:18Z2011-04-09T12:28:18Z2003-06-2520032011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.20, nº 1, p.97-121, jan./abr. 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/108970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:27:18Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/108970Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:27:18falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:27:18Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de métodos de identificação como estratégias para o delineamento de políticas públicas.
title Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de métodos de identificação como estratégias para o delineamento de políticas públicas.
spellingShingle Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de métodos de identificação como estratégias para o delineamento de políticas públicas.
PORTO, V. H. da F.
sistemas agrários
métodos de identificação
agrarian systems
methods of taxonomy
title_short Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de métodos de identificação como estratégias para o delineamento de políticas públicas.
title_full Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de métodos de identificação como estratégias para o delineamento de políticas públicas.
title_fullStr Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de métodos de identificação como estratégias para o delineamento de políticas públicas.
title_full_unstemmed Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de métodos de identificação como estratégias para o delineamento de políticas públicas.
title_sort Sistemas agrários: uma revisão conceitual e de métodos de identificação como estratégias para o delineamento de políticas públicas.
author PORTO, V. H. da F.
author_facet PORTO, V. H. da F.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CPACT.
dc.contributor.author.fl_str_mv PORTO, V. H. da F.
dc.subject.por.fl_str_mv sistemas agrários
métodos de identificação
agrarian systems
methods of taxonomy
topic sistemas agrários
métodos de identificação
agrarian systems
methods of taxonomy
description É feita uma revisão sobre as teorias em sistemas agrários, abordando as temáticas: classificação, definição, a fronteira, a racionalidade e os métodos de tipificação e suas limitações. O trabalho tem um cunho marcadamente assimilativo, sintetizando um tema que se revela hoje, no Brasil, abundante e disperso. São abordados os aspectos multifacetados das explorações agrícolas inseridas nos meios físico, econômico e social; a coexistência de modos de produção diferenciados articulando-se entre si e os comportamentos e estratégias de cada agricultor e/ou grupo de agricultores. O autor conclui que os estudos para a construção de métodos quantitativos que sirvam de instrumentos de análise evoluíram. Entretanto, como um sistema agrário é conformado por variáveis objetivas e subjetivas, e os métodos quantitativos existentes conseguem interpretar somente as primeiras, é necessário a conjugação desses métodos com os conhecimentos teórico e empírico, do investigador, a respeito do espaço rural a ser analisado. Também conclui que a diferença conceitual entre sistema de produção e sistema agrário está na conformação destes. O primeiro é conformado para variáveis objetivas e o segundo, além destas, tem em seu arcabouço conceitual a própria subjetividade/racionalidade do sistema.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-25
2003
2011-04-09T12:28:18Z
2011-04-09T12:28:18Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.20, nº 1, p.97-121, jan./abr. 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/108970
identifier_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.20, nº 1, p.97-121, jan./abr. 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/108970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503317342126080