Biometria e diversidade de temperaturas e substratos para a viabilidade de sementes de ipê amarelo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEÃO, N. V. M.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FELIPE, S. H. S., SHIMIZU, E. S. C., SANTOS FILHO, B. G. dos, KATO, O. R., BENCHIMOL, R. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1018339
Resumo: O estudo de tecnologia de sementes florestais nativas é fundamental para garantir o padrão de qualidade no comércio de sementes. A resposta fisiológica das sementes varia de acordo com a espécie, sendo recomendável estudar a influência da temperatura e do substrato na germinação de sementes de espécies com elevado valor comercial, como é o caso do ipê amarelo. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes temperaturas e substratos sobre a germinação de sementes de Handroanthus serratifolius. Avaliou-se, também, a biometria de 50 sementes. O teste de germinação foi realizado adotando-se o delineamento experimental inteiramente ao acaso (DIC), em esquema fatorial de 2x4, com duas temperaturas constantes (25 e 30 °C), quatro substratos (areia, vermiculita, papel toalha e papel mata-borrão) e quatro repetições de 25 sementes. Para o teste de emergência utilizou-se como substrato areia+serragem (1:1) sob condições de ambiente natural (26 °C). Foram avaliados: porcentagem de germinação; porcentagem de emergência; índice de velocidade de germinação; índice de velocidade de emergência; tempo médio de germinação e tempo médio de emergência. As sementes apresentaram elevada variação para os parâmetros biométricos largura e espessura, sendo o substrato papel mata-borrão sob 30 °C ideal para realização de teste de germinação em condições de laboratório
id EMBR_9359e4a2e490dbf1f8eaf745fc86a0e0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1018339
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Biometria e diversidade de temperaturas e substratos para a viabilidade de sementes de ipê amarelo.Tecnologia de sementeSemente FlorestalO estudo de tecnologia de sementes florestais nativas é fundamental para garantir o padrão de qualidade no comércio de sementes. A resposta fisiológica das sementes varia de acordo com a espécie, sendo recomendável estudar a influência da temperatura e do substrato na germinação de sementes de espécies com elevado valor comercial, como é o caso do ipê amarelo. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes temperaturas e substratos sobre a germinação de sementes de Handroanthus serratifolius. Avaliou-se, também, a biometria de 50 sementes. O teste de germinação foi realizado adotando-se o delineamento experimental inteiramente ao acaso (DIC), em esquema fatorial de 2x4, com duas temperaturas constantes (25 e 30 °C), quatro substratos (areia, vermiculita, papel toalha e papel mata-borrão) e quatro repetições de 25 sementes. Para o teste de emergência utilizou-se como substrato areia+serragem (1:1) sob condições de ambiente natural (26 °C). Foram avaliados: porcentagem de germinação; porcentagem de emergência; índice de velocidade de germinação; índice de velocidade de emergência; tempo médio de germinação e tempo médio de emergência. As sementes apresentaram elevada variação para os parâmetros biométricos largura e espessura, sendo o substrato papel mata-borrão sob 30 °C ideal para realização de teste de germinação em condições de laboratórioNOEMI VIANNA MARTINS LEAO, CPATU; Sérgio Heitor Sousa Felipe, PÓS-GRADUANDO UFRA; ELIZABETH SANTOS CORDEIRO SHIMIZU, CPATU; Benedito Gomes dos Santos Filho, UFRA; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; RUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU.LEÃO, N. V. M.FELIPE, S. H. S.SHIMIZU, E. S. C.SANTOS FILHO, B. G. dosKATO, O. R.BENCHIMOL, R. L.2015-06-23T11:11:11Z2015-06-23T11:11:11Z2015-06-2320152016-03-24T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformativo Abrates, v. 25, n. 1, p. 50-54, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1018339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:25:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1018339Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:25:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:25:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Biometria e diversidade de temperaturas e substratos para a viabilidade de sementes de ipê amarelo.
title Biometria e diversidade de temperaturas e substratos para a viabilidade de sementes de ipê amarelo.
spellingShingle Biometria e diversidade de temperaturas e substratos para a viabilidade de sementes de ipê amarelo.
LEÃO, N. V. M.
Tecnologia de semente
Semente Florestal
title_short Biometria e diversidade de temperaturas e substratos para a viabilidade de sementes de ipê amarelo.
title_full Biometria e diversidade de temperaturas e substratos para a viabilidade de sementes de ipê amarelo.
title_fullStr Biometria e diversidade de temperaturas e substratos para a viabilidade de sementes de ipê amarelo.
title_full_unstemmed Biometria e diversidade de temperaturas e substratos para a viabilidade de sementes de ipê amarelo.
title_sort Biometria e diversidade de temperaturas e substratos para a viabilidade de sementes de ipê amarelo.
author LEÃO, N. V. M.
author_facet LEÃO, N. V. M.
FELIPE, S. H. S.
SHIMIZU, E. S. C.
SANTOS FILHO, B. G. dos
KATO, O. R.
BENCHIMOL, R. L.
author_role author
author2 FELIPE, S. H. S.
SHIMIZU, E. S. C.
SANTOS FILHO, B. G. dos
KATO, O. R.
BENCHIMOL, R. L.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv NOEMI VIANNA MARTINS LEAO, CPATU; Sérgio Heitor Sousa Felipe, PÓS-GRADUANDO UFRA; ELIZABETH SANTOS CORDEIRO SHIMIZU, CPATU; Benedito Gomes dos Santos Filho, UFRA; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; RUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEÃO, N. V. M.
FELIPE, S. H. S.
SHIMIZU, E. S. C.
SANTOS FILHO, B. G. dos
KATO, O. R.
BENCHIMOL, R. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia de semente
Semente Florestal
topic Tecnologia de semente
Semente Florestal
description O estudo de tecnologia de sementes florestais nativas é fundamental para garantir o padrão de qualidade no comércio de sementes. A resposta fisiológica das sementes varia de acordo com a espécie, sendo recomendável estudar a influência da temperatura e do substrato na germinação de sementes de espécies com elevado valor comercial, como é o caso do ipê amarelo. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes temperaturas e substratos sobre a germinação de sementes de Handroanthus serratifolius. Avaliou-se, também, a biometria de 50 sementes. O teste de germinação foi realizado adotando-se o delineamento experimental inteiramente ao acaso (DIC), em esquema fatorial de 2x4, com duas temperaturas constantes (25 e 30 °C), quatro substratos (areia, vermiculita, papel toalha e papel mata-borrão) e quatro repetições de 25 sementes. Para o teste de emergência utilizou-se como substrato areia+serragem (1:1) sob condições de ambiente natural (26 °C). Foram avaliados: porcentagem de germinação; porcentagem de emergência; índice de velocidade de germinação; índice de velocidade de emergência; tempo médio de germinação e tempo médio de emergência. As sementes apresentaram elevada variação para os parâmetros biométricos largura e espessura, sendo o substrato papel mata-borrão sob 30 °C ideal para realização de teste de germinação em condições de laboratório
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-23T11:11:11Z
2015-06-23T11:11:11Z
2015-06-23
2015
2016-03-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informativo Abrates, v. 25, n. 1, p. 50-54, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1018339
identifier_str_mv Informativo Abrates, v. 25, n. 1, p. 50-54, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1018339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503408194945024