Avaliações agronômicas de cultivares de capim-elefante em duas regiões fisiográficas do estado de Minas Gerais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOTREL, M. de A.
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: ALVIM, M. J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/589958
Resumo: RESUMO - Os experimentos foram conduzidos nas regiões Sul e Campos das Vertentes do estado de Minas Gerais, com o objetivo de avaliar o potencial forrageiro das cultivares de capim-elefante: Mineiro, Taiwan A-146, Cameroon e Kizozi. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados repetidos três vezes. Na região Sul de Minas, os resultados mostraram que as cultivares Taiwan A-146 e Mineiro apresentaram, no período da seca e das águas a maior taxa mensal de produção de forragem, enquanto que a cultivar Kizozi foi a menos produtiva. Na região de Campos das Vertentes, a cultivar Mineiro sobrepujou as demais quanto à produção de forragem, no período da seca. A menor relação «colmo : folha» foi obtida com a cultivar Cameroon. Não houve diferenças entre as cultivares quanto ao teor de proteína bruta. A cultivar Cameroon apresentou o menor número de perfilhos, enquanto que as demais cultivares não diferiram entre si.
id EMBR_939da4bfe0dcc7334dfdc820aaa2a2e2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/589958
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliações agronômicas de cultivares de capim-elefante em duas regiões fisiográficas do estado de Minas Gerais.CultivaresEvaluationForrageProductionProteinForragemPennisetum PurpureumProduçãoProteína BrutaRESUMO - Os experimentos foram conduzidos nas regiões Sul e Campos das Vertentes do estado de Minas Gerais, com o objetivo de avaliar o potencial forrageiro das cultivares de capim-elefante: Mineiro, Taiwan A-146, Cameroon e Kizozi. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados repetidos três vezes. Na região Sul de Minas, os resultados mostraram que as cultivares Taiwan A-146 e Mineiro apresentaram, no período da seca e das águas a maior taxa mensal de produção de forragem, enquanto que a cultivar Kizozi foi a menos produtiva. Na região de Campos das Vertentes, a cultivar Mineiro sobrepujou as demais quanto à produção de forragem, no período da seca. A menor relação «colmo : folha» foi obtida com a cultivar Cameroon. Não houve diferenças entre as cultivares quanto ao teor de proteína bruta. A cultivar Cameroon apresentou o menor número de perfilhos, enquanto que as demais cultivares não diferiram entre si.CNPGL.BOTREL, M. de A.ALVIM, M. J.2022-08-17T19:20:05Z2022-08-17T19:20:05Z1992-11-091992info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v. 27, n. 6, p. 835-839, jun. 1992.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/589958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-08-17T19:20:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/589958Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-08-17T19:20:11falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-08-17T19:20:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliações agronômicas de cultivares de capim-elefante em duas regiões fisiográficas do estado de Minas Gerais.
title Avaliações agronômicas de cultivares de capim-elefante em duas regiões fisiográficas do estado de Minas Gerais.
spellingShingle Avaliações agronômicas de cultivares de capim-elefante em duas regiões fisiográficas do estado de Minas Gerais.
BOTREL, M. de A.
Cultivares
Evaluation
Forrage
Production
Protein
Forragem
Pennisetum Purpureum
Produção
Proteína Bruta
title_short Avaliações agronômicas de cultivares de capim-elefante em duas regiões fisiográficas do estado de Minas Gerais.
title_full Avaliações agronômicas de cultivares de capim-elefante em duas regiões fisiográficas do estado de Minas Gerais.
title_fullStr Avaliações agronômicas de cultivares de capim-elefante em duas regiões fisiográficas do estado de Minas Gerais.
title_full_unstemmed Avaliações agronômicas de cultivares de capim-elefante em duas regiões fisiográficas do estado de Minas Gerais.
title_sort Avaliações agronômicas de cultivares de capim-elefante em duas regiões fisiográficas do estado de Minas Gerais.
author BOTREL, M. de A.
author_facet BOTREL, M. de A.
ALVIM, M. J.
author_role author
author2 ALVIM, M. J.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPGL.
dc.contributor.author.fl_str_mv BOTREL, M. de A.
ALVIM, M. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultivares
Evaluation
Forrage
Production
Protein
Forragem
Pennisetum Purpureum
Produção
Proteína Bruta
topic Cultivares
Evaluation
Forrage
Production
Protein
Forragem
Pennisetum Purpureum
Produção
Proteína Bruta
description RESUMO - Os experimentos foram conduzidos nas regiões Sul e Campos das Vertentes do estado de Minas Gerais, com o objetivo de avaliar o potencial forrageiro das cultivares de capim-elefante: Mineiro, Taiwan A-146, Cameroon e Kizozi. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados repetidos três vezes. Na região Sul de Minas, os resultados mostraram que as cultivares Taiwan A-146 e Mineiro apresentaram, no período da seca e das águas a maior taxa mensal de produção de forragem, enquanto que a cultivar Kizozi foi a menos produtiva. Na região de Campos das Vertentes, a cultivar Mineiro sobrepujou as demais quanto à produção de forragem, no período da seca. A menor relação «colmo : folha» foi obtida com a cultivar Cameroon. Não houve diferenças entre as cultivares quanto ao teor de proteína bruta. A cultivar Cameroon apresentou o menor número de perfilhos, enquanto que as demais cultivares não diferiram entre si.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-11-09
1992
2022-08-17T19:20:05Z
2022-08-17T19:20:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v. 27, n. 6, p. 835-839, jun. 1992.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/589958
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v. 27, n. 6, p. 835-839, jun. 1992.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/589958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503528737144832