Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOLEDO, L. de O.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ANJOS, L. H. C. dos, COUTO, W. H. do, CORREIA, J. R., PEREIRA, M. G., CORREIA, M. E. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/663021
Resumo: O Cerrado é uma das principais regiões de expansão agropecuária do país, entretanto a fragilidade dos seus ecossitemas restringe a capacidade de suporte a muitas das atividades agrícolas e compromete a preservação da sua biodiversidade. O objetivo deste estudo foi definir padrões locais de características edáficas e vegetacionais, em uma sub-bacia em Rio Pardo de Minas (MG), como base para o planejamento local de uso sustentável. Para tal, foram utilizadas ténicas de levantamento fitossociológico e de solos associadas à análise estatística multivariada, dendrograma e análise de componentes principais, de forma a correlacionar distribuição espacialde grupos de espécies e atributos edáficos. Os resultados indicaram a ordenação dos ambientes em dois grupos, em função da natureza dos materiais de origem: arenítico-quartízico e sedimentos argilo-arenosos e argilosos. A seleção de variáveis pela análise multivariada foi capaz de discriminar os ambientes representados no levantamento fitossociológicos e aos atributos edáficos, entre estes a densidade absoluta, a área basal e o índice de diversidade; as frações granulométricas foram determinantes na diferenciação dos ambientes.
id EMBR_93ba528ef01953cf933ae23e2ac5b9ab
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/663021
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.CerradoSolo florestalManejo do SoloO Cerrado é uma das principais regiões de expansão agropecuária do país, entretanto a fragilidade dos seus ecossitemas restringe a capacidade de suporte a muitas das atividades agrícolas e compromete a preservação da sua biodiversidade. O objetivo deste estudo foi definir padrões locais de características edáficas e vegetacionais, em uma sub-bacia em Rio Pardo de Minas (MG), como base para o planejamento local de uso sustentável. Para tal, foram utilizadas ténicas de levantamento fitossociológico e de solos associadas à análise estatística multivariada, dendrograma e análise de componentes principais, de forma a correlacionar distribuição espacialde grupos de espécies e atributos edáficos. Os resultados indicaram a ordenação dos ambientes em dois grupos, em função da natureza dos materiais de origem: arenítico-quartízico e sedimentos argilo-arenosos e argilosos. A seleção de variáveis pela análise multivariada foi capaz de discriminar os ambientes representados no levantamento fitossociológicos e aos atributos edáficos, entre estes a densidade absoluta, a área basal e o índice de diversidade; as frações granulométricas foram determinantes na diferenciação dos ambientes.LUCIANO DE OLIVEIRA TOLEDO, UFRRJ; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UFRRJ; WANDERSON HENRIQUE DO COUTO, UFRRJ; JOÃO ROBERTO CORREIA, EMBRAPA CERRADOS; MARCOS GERVÁSIO PEREIRA, UFRRJ; MARIA ELIZABETH FERNANDES CORREIA, CNPAB.TOLEDO, L. de O.ANJOS, L. H. C. dosCOUTO, W. H. doCORREIA, J. R.PEREIRA, M. G.CORREIA, M. E. F.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2010-04-0120092015-03-04T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Árvore, v. 33, n. 5, p. 955-966, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/663021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:04:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/663021Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:04:55falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:04:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.
title Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.
spellingShingle Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.
TOLEDO, L. de O.
Cerrado
Solo florestal
Manejo do Solo
title_short Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.
title_full Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.
title_fullStr Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.
title_full_unstemmed Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.
title_sort Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.
author TOLEDO, L. de O.
author_facet TOLEDO, L. de O.
ANJOS, L. H. C. dos
COUTO, W. H. do
CORREIA, J. R.
PEREIRA, M. G.
CORREIA, M. E. F.
author_role author
author2 ANJOS, L. H. C. dos
COUTO, W. H. do
CORREIA, J. R.
PEREIRA, M. G.
CORREIA, M. E. F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCIANO DE OLIVEIRA TOLEDO, UFRRJ; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UFRRJ; WANDERSON HENRIQUE DO COUTO, UFRRJ; JOÃO ROBERTO CORREIA, EMBRAPA CERRADOS; MARCOS GERVÁSIO PEREIRA, UFRRJ; MARIA ELIZABETH FERNANDES CORREIA, CNPAB.
dc.contributor.author.fl_str_mv TOLEDO, L. de O.
ANJOS, L. H. C. dos
COUTO, W. H. do
CORREIA, J. R.
PEREIRA, M. G.
CORREIA, M. E. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Cerrado
Solo florestal
Manejo do Solo
topic Cerrado
Solo florestal
Manejo do Solo
description O Cerrado é uma das principais regiões de expansão agropecuária do país, entretanto a fragilidade dos seus ecossitemas restringe a capacidade de suporte a muitas das atividades agrícolas e compromete a preservação da sua biodiversidade. O objetivo deste estudo foi definir padrões locais de características edáficas e vegetacionais, em uma sub-bacia em Rio Pardo de Minas (MG), como base para o planejamento local de uso sustentável. Para tal, foram utilizadas ténicas de levantamento fitossociológico e de solos associadas à análise estatística multivariada, dendrograma e análise de componentes principais, de forma a correlacionar distribuição espacialde grupos de espécies e atributos edáficos. Os resultados indicaram a ordenação dos ambientes em dois grupos, em função da natureza dos materiais de origem: arenítico-quartízico e sedimentos argilo-arenosos e argilosos. A seleção de variáveis pela análise multivariada foi capaz de discriminar os ambientes representados no levantamento fitossociológicos e aos atributos edáficos, entre estes a densidade absoluta, a área basal e o índice de diversidade; as frações granulométricas foram determinantes na diferenciação dos ambientes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-04-01
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-03-04T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Árvore, v. 33, n. 5, p. 955-966, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/663021
identifier_str_mv Revista Árvore, v. 33, n. 5, p. 955-966, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/663021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503403506761728