Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEYER, M. C.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: GOUSSAIN, M. M., MAIA, G. L., DALL' AGNOL, L. G., COVER, C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470247
Resumo: A mela é uma importante doença da soja nos estados do Maranhão, Tocantins e na região norte do Mato Grosso, podendo diminuir consideravelmente a produtividade da lavoura. O objetivo deste trabalho foi verificar a eficácia da aplicação de tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela e da ferrugem asiática em Balsas, MA. O ensaio foi montado em DBC com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram: tetraconazole e azoxistrobina nas dosagens de 40,0 e 50,0 e 50,0 e 50,0 g de i.a./ha respectivamente; piraclostrobina + epoxiconazole (66,5 + 25,0 g de i.a./ha); trifloxistrobina + tebuconazole (50,0 + 100,0 g de i.a./ha); azoxistrobina + ciproconazole (60,0 + 24,0 g de i.a./ha) e testemunha. Observou-se que a associação de tetraconazole e azoxistrobina nas dosagens utilizadas foram semelhantes no controle da ferrugem da soja aos demais tratamentos, que diferiram significativamente da testemunha. Para a mela, verificou-se que a maior dosagem de tetraconazole e azoxistrobina obteve melhor controle. Avaliando peso de mil grãos, os maiores valores foram dos tratamentos de tetraconazole e azoxistrobina em ambas as doses e de piraclostrobina + epoxiconazole. Na produtividade todas as associações foram semelhantes entre si e diferentes da testemunha.
id EMBR_94574677dd50825ff803e433321644ab
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/470247
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.Doença de PlantaFungoSojaA mela é uma importante doença da soja nos estados do Maranhão, Tocantins e na região norte do Mato Grosso, podendo diminuir consideravelmente a produtividade da lavoura. O objetivo deste trabalho foi verificar a eficácia da aplicação de tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela e da ferrugem asiática em Balsas, MA. O ensaio foi montado em DBC com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram: tetraconazole e azoxistrobina nas dosagens de 40,0 e 50,0 e 50,0 e 50,0 g de i.a./ha respectivamente; piraclostrobina + epoxiconazole (66,5 + 25,0 g de i.a./ha); trifloxistrobina + tebuconazole (50,0 + 100,0 g de i.a./ha); azoxistrobina + ciproconazole (60,0 + 24,0 g de i.a./ha) e testemunha. Observou-se que a associação de tetraconazole e azoxistrobina nas dosagens utilizadas foram semelhantes no controle da ferrugem da soja aos demais tratamentos, que diferiram significativamente da testemunha. Para a mela, verificou-se que a maior dosagem de tetraconazole e azoxistrobina obteve melhor controle. Avaliando peso de mil grãos, os maiores valores foram dos tratamentos de tetraconazole e azoxistrobina em ambas as doses e de piraclostrobina + epoxiconazole. Na produtividade todas as associações foram semelhantes entre si e diferentes da testemunha.Edição dos Resumos do XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Maringá, PR, ago. 2007.MAURICIO CONRADO MEYER, CNPSO; MÁRCIO MARCOS GOUSSAIN, Sipcam Isagro Brasil; GERLIANE LORENA MAIA, Fapeagro; LUIS GUILHERME DALL' AGNOL, UEPG; CAROLINA COVER, UFRGS.MEYER, M. C.GOUSSAIN, M. M.MAIA, G. L.DALL' AGNOL, L. G.COVER, C.2014-02-26T23:21:08Z2014-02-26T23:21:08Z2007-09-1020072014-02-26T23:21:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 32, p. S215, ago. 2007. Suplemento, resumo 0526.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:50:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/470247Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:50:11falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:50:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.
title Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.
spellingShingle Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.
MEYER, M. C.
Doença de Planta
Fungo
Soja
title_short Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.
title_full Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.
title_fullStr Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.
title_full_unstemmed Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.
title_sort Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.
author MEYER, M. C.
author_facet MEYER, M. C.
GOUSSAIN, M. M.
MAIA, G. L.
DALL' AGNOL, L. G.
COVER, C.
author_role author
author2 GOUSSAIN, M. M.
MAIA, G. L.
DALL' AGNOL, L. G.
COVER, C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAURICIO CONRADO MEYER, CNPSO; MÁRCIO MARCOS GOUSSAIN, Sipcam Isagro Brasil; GERLIANE LORENA MAIA, Fapeagro; LUIS GUILHERME DALL' AGNOL, UEPG; CAROLINA COVER, UFRGS.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEYER, M. C.
GOUSSAIN, M. M.
MAIA, G. L.
DALL' AGNOL, L. G.
COVER, C.
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de Planta
Fungo
Soja
topic Doença de Planta
Fungo
Soja
description A mela é uma importante doença da soja nos estados do Maranhão, Tocantins e na região norte do Mato Grosso, podendo diminuir consideravelmente a produtividade da lavoura. O objetivo deste trabalho foi verificar a eficácia da aplicação de tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela e da ferrugem asiática em Balsas, MA. O ensaio foi montado em DBC com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram: tetraconazole e azoxistrobina nas dosagens de 40,0 e 50,0 e 50,0 e 50,0 g de i.a./ha respectivamente; piraclostrobina + epoxiconazole (66,5 + 25,0 g de i.a./ha); trifloxistrobina + tebuconazole (50,0 + 100,0 g de i.a./ha); azoxistrobina + ciproconazole (60,0 + 24,0 g de i.a./ha) e testemunha. Observou-se que a associação de tetraconazole e azoxistrobina nas dosagens utilizadas foram semelhantes no controle da ferrugem da soja aos demais tratamentos, que diferiram significativamente da testemunha. Para a mela, verificou-se que a maior dosagem de tetraconazole e azoxistrobina obteve melhor controle. Avaliando peso de mil grãos, os maiores valores foram dos tratamentos de tetraconazole e azoxistrobina em ambas as doses e de piraclostrobina + epoxiconazole. Na produtividade todas as associações foram semelhantes entre si e diferentes da testemunha.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-10
2007
2014-02-26T23:21:08Z
2014-02-26T23:21:08Z
2014-02-26T23:21:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 32, p. S215, ago. 2007. Suplemento, resumo 0526.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470247
identifier_str_mv Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 32, p. S215, ago. 2007. Suplemento, resumo 0526.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503387488714752