Sensibilidade de gemas floríferas de pessegueiro, Prunus persica L. Batsch, ao frio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RASEIRA, M. do C. B.
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: SILVA, J. B. da, HESTER, F., PETERS, J. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134057
Resumo: Danos causados por geadas na floração, estão entre os fatores que, frequentemente determinam queda na produção em pomares de pessegueiro na região sul do Brasil. Com a finalidade de estabelecer uma metodologia para avaliar possíveis diferenças entre cultivares, quanto a sensibilidade as geadas, foram colocados ramos de pessegueiro e plantas inteiras em câmara fria, sendo os ramos mantidos em recipientes com: água e açúcar, ou com água ou em sacos plásticos umedecidos. O parâmetro avaliado foi a porcentagem de danos aos órgãos internos da flor. Por facilidade de trabalho e semelhança com os dados obtidos com a planta inteira, optou-se pelo uso de ramos destacados, mantidos em recipientes com água e açúcar ou apenas com agua destilada. Em 1990 e 1991 foram testadas, por este método, diversas seleções, concluindo-se que 'BR-1', 'Coral', 'Cerrito', 'Chiripa' e 'Turquesa' estão entre as cultivares mais sensíveis ao frio, enquanto 'Magno', 'Safira', Diamante', 'BR-6' e 'Chimarrita' situam-se como mais resistentes.
id EMBR_94640ed0a7083699b311ed16f2f5dbf6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1134057
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sensibilidade de gemas floríferas de pessegueiro, Prunus persica L. Batsch, ao frio.Resistência a geadasDano de frioAvaliação de cultivarResistance to frostCold damageCultivar evaluationPrunus PersicaPêssegoDanos causados por geadas na floração, estão entre os fatores que, frequentemente determinam queda na produção em pomares de pessegueiro na região sul do Brasil. Com a finalidade de estabelecer uma metodologia para avaliar possíveis diferenças entre cultivares, quanto a sensibilidade as geadas, foram colocados ramos de pessegueiro e plantas inteiras em câmara fria, sendo os ramos mantidos em recipientes com: água e açúcar, ou com água ou em sacos plásticos umedecidos. O parâmetro avaliado foi a porcentagem de danos aos órgãos internos da flor. Por facilidade de trabalho e semelhança com os dados obtidos com a planta inteira, optou-se pelo uso de ramos destacados, mantidos em recipientes com água e açúcar ou apenas com agua destilada. Em 1990 e 1991 foram testadas, por este método, diversas seleções, concluindo-se que 'BR-1', 'Coral', 'Cerrito', 'Chiripa' e 'Turquesa' estão entre as cultivares mais sensíveis ao frio, enquanto 'Magno', 'Safira', Diamante', 'BR-6' e 'Chimarrita' situam-se como mais resistentes.MARIA DO CARMO BASSOLS RASEIRA, CPACT; JOÃO BAPTISTA DA SILVA, UFPEL; F. HESTER, Embrapa CNPFT; J. A. PETERS, UFPEL.RASEIRA, M. do C. B.SILVA, J. B. daHESTER, F.PETERS, J. A.2021-09-09T02:11:55Z2021-09-09T02:11:55Z2021-09-031992info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Fruticultura, Cruz das Almas, v. 14, n. 1, p. 167-172, 1992.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-09-09T02:12:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1134057Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-09-09T02:12:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilidade de gemas floríferas de pessegueiro, Prunus persica L. Batsch, ao frio.
title Sensibilidade de gemas floríferas de pessegueiro, Prunus persica L. Batsch, ao frio.
spellingShingle Sensibilidade de gemas floríferas de pessegueiro, Prunus persica L. Batsch, ao frio.
RASEIRA, M. do C. B.
Resistência a geadas
Dano de frio
Avaliação de cultivar
Resistance to frost
Cold damage
Cultivar evaluation
Prunus Persica
Pêssego
title_short Sensibilidade de gemas floríferas de pessegueiro, Prunus persica L. Batsch, ao frio.
title_full Sensibilidade de gemas floríferas de pessegueiro, Prunus persica L. Batsch, ao frio.
title_fullStr Sensibilidade de gemas floríferas de pessegueiro, Prunus persica L. Batsch, ao frio.
title_full_unstemmed Sensibilidade de gemas floríferas de pessegueiro, Prunus persica L. Batsch, ao frio.
title_sort Sensibilidade de gemas floríferas de pessegueiro, Prunus persica L. Batsch, ao frio.
author RASEIRA, M. do C. B.
author_facet RASEIRA, M. do C. B.
SILVA, J. B. da
HESTER, F.
PETERS, J. A.
author_role author
author2 SILVA, J. B. da
HESTER, F.
PETERS, J. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA DO CARMO BASSOLS RASEIRA, CPACT; JOÃO BAPTISTA DA SILVA, UFPEL; F. HESTER, Embrapa CNPFT; J. A. PETERS, UFPEL.
dc.contributor.author.fl_str_mv RASEIRA, M. do C. B.
SILVA, J. B. da
HESTER, F.
PETERS, J. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Resistência a geadas
Dano de frio
Avaliação de cultivar
Resistance to frost
Cold damage
Cultivar evaluation
Prunus Persica
Pêssego
topic Resistência a geadas
Dano de frio
Avaliação de cultivar
Resistance to frost
Cold damage
Cultivar evaluation
Prunus Persica
Pêssego
description Danos causados por geadas na floração, estão entre os fatores que, frequentemente determinam queda na produção em pomares de pessegueiro na região sul do Brasil. Com a finalidade de estabelecer uma metodologia para avaliar possíveis diferenças entre cultivares, quanto a sensibilidade as geadas, foram colocados ramos de pessegueiro e plantas inteiras em câmara fria, sendo os ramos mantidos em recipientes com: água e açúcar, ou com água ou em sacos plásticos umedecidos. O parâmetro avaliado foi a porcentagem de danos aos órgãos internos da flor. Por facilidade de trabalho e semelhança com os dados obtidos com a planta inteira, optou-se pelo uso de ramos destacados, mantidos em recipientes com água e açúcar ou apenas com agua destilada. Em 1990 e 1991 foram testadas, por este método, diversas seleções, concluindo-se que 'BR-1', 'Coral', 'Cerrito', 'Chiripa' e 'Turquesa' estão entre as cultivares mais sensíveis ao frio, enquanto 'Magno', 'Safira', Diamante', 'BR-6' e 'Chimarrita' situam-se como mais resistentes.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
2021-09-09T02:11:55Z
2021-09-09T02:11:55Z
2021-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Cruz das Almas, v. 14, n. 1, p. 167-172, 1992.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134057
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Cruz das Almas, v. 14, n. 1, p. 167-172, 1992.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695616631832576