Vulnerabilidade à perda de solo do parque nacional da restinga de Jurubatiba: contribuição para uma proposta de atribuição de peso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FOLHARINI, S. DE O.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: OLIVEIRA, R. C. DE, FURTADO, A. L. dos S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082172
https://doi.org/10.5216/bgg.v37i2.49159
Resumo: O estudo sistêmico procura compreender as relações existentes entre os diferentes componentes e como cada um deles atua na evolução da paisagem. Para tanto, é possível utilizar softwares de geoprocessamento que apresentam ferramentas que permitem empregar procedimentos e métodos específicos de análise de dados e informações sobre o meio ambiente. A vulnerabilidade à perda de solo tem sido investigada por meio de diferentes propostas metodológicas, entre elas, a atribuição de pesos fixos às características ambientais. Nesse caso, as características locais da área estudada não são consideradas, o que pode acarretar a obtenção de resultados imprecisos. Com o objetivo de contribuir para a discussão sobre a atribuição de pesos na análise da vulnerabilidade à perda de solo, o presente estudo propõe considerar nos cálculos a incidência espacial das classes de cada característica ambiental, tendo como área de estudo o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e sua zona de amortecimento terrestre. Dessa forma, o peso torna-se variável e dependente da área, ou seja, a importância da distribuição espacial das classes de características ambientais torna-se o ponto fundamental para o desenvolvimento de estudos nessa temática e a metodologia pode ser aplicada em qualquer área de estudo, com pesos sendo definidos de acordo com a área de cada característica ambiental.
id EMBR_94db23848d4d95713e5633f8a40c83de
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1082172
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Vulnerabilidade à perda de solo do parque nacional da restinga de Jurubatiba: contribuição para uma proposta de atribuição de peso.Atribuição de pesoJurubatibaPerda de soloVulnerabilidadeO estudo sistêmico procura compreender as relações existentes entre os diferentes componentes e como cada um deles atua na evolução da paisagem. Para tanto, é possível utilizar softwares de geoprocessamento que apresentam ferramentas que permitem empregar procedimentos e métodos específicos de análise de dados e informações sobre o meio ambiente. A vulnerabilidade à perda de solo tem sido investigada por meio de diferentes propostas metodológicas, entre elas, a atribuição de pesos fixos às características ambientais. Nesse caso, as características locais da área estudada não são consideradas, o que pode acarretar a obtenção de resultados imprecisos. Com o objetivo de contribuir para a discussão sobre a atribuição de pesos na análise da vulnerabilidade à perda de solo, o presente estudo propõe considerar nos cálculos a incidência espacial das classes de cada característica ambiental, tendo como área de estudo o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e sua zona de amortecimento terrestre. Dessa forma, o peso torna-se variável e dependente da área, ou seja, a importância da distribuição espacial das classes de características ambientais torna-se o ponto fundamental para o desenvolvimento de estudos nessa temática e a metodologia pode ser aplicada em qualquer área de estudo, com pesos sendo definidos de acordo com a área de cada característica ambiental.SAULO DE OLIVEIRA FOLHARINI, UNICAMP; REGINA CÉLIA DE OLIVEIRA, UNICAMP; ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM.FOLHARINI, S. DE O.OLIVEIRA, R. C. DEFURTADO, A. L. dos S.2017-12-12T23:30:49Z2017-12-12T23:30:49Z2017-12-1220172017-12-12T23:30:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim Goiano de Geografia, v. 37, n. 2, p. 342-362, maio/ago. 2017.1984-8501http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082172https://doi.org/10.5216/bgg.v37i2.49159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-12-12T23:30:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1082172Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-12-12T23:30:56falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-12-12T23:30:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade à perda de solo do parque nacional da restinga de Jurubatiba: contribuição para uma proposta de atribuição de peso.
title Vulnerabilidade à perda de solo do parque nacional da restinga de Jurubatiba: contribuição para uma proposta de atribuição de peso.
spellingShingle Vulnerabilidade à perda de solo do parque nacional da restinga de Jurubatiba: contribuição para uma proposta de atribuição de peso.
FOLHARINI, S. DE O.
Atribuição de peso
Jurubatiba
Perda de solo
Vulnerabilidade
title_short Vulnerabilidade à perda de solo do parque nacional da restinga de Jurubatiba: contribuição para uma proposta de atribuição de peso.
title_full Vulnerabilidade à perda de solo do parque nacional da restinga de Jurubatiba: contribuição para uma proposta de atribuição de peso.
title_fullStr Vulnerabilidade à perda de solo do parque nacional da restinga de Jurubatiba: contribuição para uma proposta de atribuição de peso.
title_full_unstemmed Vulnerabilidade à perda de solo do parque nacional da restinga de Jurubatiba: contribuição para uma proposta de atribuição de peso.
title_sort Vulnerabilidade à perda de solo do parque nacional da restinga de Jurubatiba: contribuição para uma proposta de atribuição de peso.
author FOLHARINI, S. DE O.
author_facet FOLHARINI, S. DE O.
OLIVEIRA, R. C. DE
FURTADO, A. L. dos S.
author_role author
author2 OLIVEIRA, R. C. DE
FURTADO, A. L. dos S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SAULO DE OLIVEIRA FOLHARINI, UNICAMP; REGINA CÉLIA DE OLIVEIRA, UNICAMP; ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv FOLHARINI, S. DE O.
OLIVEIRA, R. C. DE
FURTADO, A. L. dos S.
dc.subject.por.fl_str_mv Atribuição de peso
Jurubatiba
Perda de solo
Vulnerabilidade
topic Atribuição de peso
Jurubatiba
Perda de solo
Vulnerabilidade
description O estudo sistêmico procura compreender as relações existentes entre os diferentes componentes e como cada um deles atua na evolução da paisagem. Para tanto, é possível utilizar softwares de geoprocessamento que apresentam ferramentas que permitem empregar procedimentos e métodos específicos de análise de dados e informações sobre o meio ambiente. A vulnerabilidade à perda de solo tem sido investigada por meio de diferentes propostas metodológicas, entre elas, a atribuição de pesos fixos às características ambientais. Nesse caso, as características locais da área estudada não são consideradas, o que pode acarretar a obtenção de resultados imprecisos. Com o objetivo de contribuir para a discussão sobre a atribuição de pesos na análise da vulnerabilidade à perda de solo, o presente estudo propõe considerar nos cálculos a incidência espacial das classes de cada característica ambiental, tendo como área de estudo o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e sua zona de amortecimento terrestre. Dessa forma, o peso torna-se variável e dependente da área, ou seja, a importância da distribuição espacial das classes de características ambientais torna-se o ponto fundamental para o desenvolvimento de estudos nessa temática e a metodologia pode ser aplicada em qualquer área de estudo, com pesos sendo definidos de acordo com a área de cada característica ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T23:30:49Z
2017-12-12T23:30:49Z
2017-12-12
2017
2017-12-12T23:30:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim Goiano de Geografia, v. 37, n. 2, p. 342-362, maio/ago. 2017.
1984-8501
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082172
https://doi.org/10.5216/bgg.v37i2.49159
identifier_str_mv Boletim Goiano de Geografia, v. 37, n. 2, p. 342-362, maio/ago. 2017.
1984-8501
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082172
https://doi.org/10.5216/bgg.v37i2.49159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503446159687680