Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso (Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIMOES, W. L.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: DRUMOND, M. A., GUIMARÃES, M. J. M., OLIVEIRA, A. R. de, FERREIRA, P. P. B., SOUZA, M. A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004709
Resumo: Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso ( Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio) As irrigações e adubações bem manejadas são fundamentais para o cultivo sustentável de pinhão manso (J. curcas ) no semiárido nordestino. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar os parâmetros biométricos e fisiológicos na fase inicial do pinhão manso, sobre diferentes disponibilidades de água no solo e doses de nitrogênio, na região do semiárido nordestino. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro doses de nitrogênio (0; 120; 240; e 360 kg ha -1 ) e três níveis de água disponível no solo (100; 66 e 33%), com três repetições. Avaliaram-se as características biométricas (altura, diâmetro do caule, área foliar), biomassa das folhas, dos caules e das raízes, e características fisiológicas (fotossíntese, transpiração, condutância estomática e temperatura foliar). As características biométricas altura, área foliar e a biomassa das folhas, do caule e das raízes e fisiológicas tiveram interação com disponibilidade de água e nitrogênio no solo, apresentando um aumento significativo com o aumento dos mesmos, havendo pequenas variações entre eles.
id EMBR_9528e827247345f1a83746a39652fd18
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1004709
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso (Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio.Estresse hídricoAgroenergiaPinhão mansoJatropha CurcasUréiaBioenergybiodieselDesenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso ( Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio) As irrigações e adubações bem manejadas são fundamentais para o cultivo sustentável de pinhão manso (J. curcas ) no semiárido nordestino. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar os parâmetros biométricos e fisiológicos na fase inicial do pinhão manso, sobre diferentes disponibilidades de água no solo e doses de nitrogênio, na região do semiárido nordestino. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro doses de nitrogênio (0; 120; 240; e 360 kg ha -1 ) e três níveis de água disponível no solo (100; 66 e 33%), com três repetições. Avaliaram-se as características biométricas (altura, diâmetro do caule, área foliar), biomassa das folhas, dos caules e das raízes, e características fisiológicas (fotossíntese, transpiração, condutância estomática e temperatura foliar). As características biométricas altura, área foliar e a biomassa das folhas, do caule e das raízes e fisiológicas tiveram interação com disponibilidade de água e nitrogênio no solo, apresentando um aumento significativo com o aumento dos mesmos, havendo pequenas variações entre eles.WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; MARCOS ANTONIO DRUMOND, CPATSA; MIGUEL JULIO MACHADO GUIMARÃES, UFRPE; ANDERSON RAMOS DE OLIVEIRA, CPATSA; PEDRO PAULO BEZERRA FERREIRA; MOISÉS ALVES DE SOUZA.SIMOES, W. L.DRUMOND, M. A.GUIMARÃES, M. J. M.OLIVEIRA, A. R. deFERREIRA, P. P. B.SOUZA, M. A. de2015-01-08T11:11:11Z2015-01-08T11:11:11Z2015-01-0820142015-01-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 12, n. 4, p. 188-195, out./dez. 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:40:52Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1004709Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:40:52falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:40:52Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso (Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio.
title Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso (Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio.
spellingShingle Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso (Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio.
SIMOES, W. L.
Estresse hídrico
Agroenergia
Pinhão manso
Jatropha Curcas
Uréia
Bioenergy
biodiesel
title_short Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso (Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio.
title_full Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso (Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio.
title_fullStr Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso (Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio.
title_full_unstemmed Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso (Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio.
title_sort Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso (Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio.
author SIMOES, W. L.
author_facet SIMOES, W. L.
DRUMOND, M. A.
GUIMARÃES, M. J. M.
OLIVEIRA, A. R. de
FERREIRA, P. P. B.
SOUZA, M. A. de
author_role author
author2 DRUMOND, M. A.
GUIMARÃES, M. J. M.
OLIVEIRA, A. R. de
FERREIRA, P. P. B.
SOUZA, M. A. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; MARCOS ANTONIO DRUMOND, CPATSA; MIGUEL JULIO MACHADO GUIMARÃES, UFRPE; ANDERSON RAMOS DE OLIVEIRA, CPATSA; PEDRO PAULO BEZERRA FERREIRA; MOISÉS ALVES DE SOUZA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SIMOES, W. L.
DRUMOND, M. A.
GUIMARÃES, M. J. M.
OLIVEIRA, A. R. de
FERREIRA, P. P. B.
SOUZA, M. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse hídrico
Agroenergia
Pinhão manso
Jatropha Curcas
Uréia
Bioenergy
biodiesel
topic Estresse hídrico
Agroenergia
Pinhão manso
Jatropha Curcas
Uréia
Bioenergy
biodiesel
description Desenvolvimento inicial e respostas fisiológicas do pinhão manso ( Jatropha curcas L.) a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio) As irrigações e adubações bem manejadas são fundamentais para o cultivo sustentável de pinhão manso (J. curcas ) no semiárido nordestino. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar os parâmetros biométricos e fisiológicos na fase inicial do pinhão manso, sobre diferentes disponibilidades de água no solo e doses de nitrogênio, na região do semiárido nordestino. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro doses de nitrogênio (0; 120; 240; e 360 kg ha -1 ) e três níveis de água disponível no solo (100; 66 e 33%), com três repetições. Avaliaram-se as características biométricas (altura, diâmetro do caule, área foliar), biomassa das folhas, dos caules e das raízes, e características fisiológicas (fotossíntese, transpiração, condutância estomática e temperatura foliar). As características biométricas altura, área foliar e a biomassa das folhas, do caule e das raízes e fisiológicas tiveram interação com disponibilidade de água e nitrogênio no solo, apresentando um aumento significativo com o aumento dos mesmos, havendo pequenas variações entre eles.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-01-08T11:11:11Z
2015-01-08T11:11:11Z
2015-01-08
2015-01-08T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 12, n. 4, p. 188-195, out./dez. 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004709
identifier_str_mv Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 12, n. 4, p. 188-195, out./dez. 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503399714062336