Fenologia reprodutiva da Araucaria angustifolia no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, V. A. de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: HATTEMER, H. H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/293085
Resumo: O estudo da fenologia reprodutiva indica a proporção de indivíduos que contribuem efetivamente na reprodução, além de oferecer informações básicas para a conservação e melhoramento genéticos florestais. Informações sobre a biologia reprodutiva da araucária (Araucaria angustifolia Bert. (O. Ktze.)) são necessárias para elucidar o comportamento reprodutivo em diferentes regiões de ocorrência da espécie. Este trabalho teve por objetivo efetuar observações em teste de procedência de araucária em Colombo-PR no período entre 14 e 16 anos de idade. Os resultados confirmaram que seu ciclo reprodutivo é relativamente longo. Os estágios mais críticos, incluindo a liberação de pólen e a polinização, ocorrem entre setembro e dezembro e os menos críticos entre maio e julho, coincidindo com as temperaturas amenas. A polinização ocorreu durante um curto período de tempo, que variou significativamente entre árvores de ano para ano. A proporção de árvores reprodutivas foi baixa, implicando na redução do tamanho efetivo da população. Mesmo sendo o plantio relativamente jovem, diferenças notórias foram observadas na produção de sementes entre procedências. Recomendam-se observações adicionais em idades mais avançadas para que se possa tirar conclusões definitivas sobre a produção de sementes em árvores de diferentes procedências e a proporção de sexo na população.
id EMBR_957be4eb705d7c1cb29382ce63c62cd6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/293085
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fenologia reprodutiva da Araucaria angustifolia no Brasil.DioiciaMelhoramento genético florestalAraucária AngustifóliaConservaçãoO estudo da fenologia reprodutiva indica a proporção de indivíduos que contribuem efetivamente na reprodução, além de oferecer informações básicas para a conservação e melhoramento genéticos florestais. Informações sobre a biologia reprodutiva da araucária (Araucaria angustifolia Bert. (O. Ktze.)) são necessárias para elucidar o comportamento reprodutivo em diferentes regiões de ocorrência da espécie. Este trabalho teve por objetivo efetuar observações em teste de procedência de araucária em Colombo-PR no período entre 14 e 16 anos de idade. Os resultados confirmaram que seu ciclo reprodutivo é relativamente longo. Os estágios mais críticos, incluindo a liberação de pólen e a polinização, ocorrem entre setembro e dezembro e os menos críticos entre maio e julho, coincidindo com as temperaturas amenas. A polinização ocorreu durante um curto período de tempo, que variou significativamente entre árvores de ano para ano. A proporção de árvores reprodutivas foi baixa, implicando na redução do tamanho efetivo da população. Mesmo sendo o plantio relativamente jovem, diferenças notórias foram observadas na produção de sementes entre procedências. Recomendam-se observações adicionais em idades mais avançadas para que se possa tirar conclusões definitivas sobre a produção de sementes em árvores de diferentes procedências e a proporção de sexo na população.SOUSA, Pesquisadora da Embrapa Florestas.SOUSA, V. A. deHATTEMER, H. H.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2004-07-0220032015-02-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, n. 47, p. 19-31, jul./dez. 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/293085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2015-02-11T08:57:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/293085Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542015-02-11T08:57:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542015-02-11T08:57:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenologia reprodutiva da Araucaria angustifolia no Brasil.
title Fenologia reprodutiva da Araucaria angustifolia no Brasil.
spellingShingle Fenologia reprodutiva da Araucaria angustifolia no Brasil.
SOUSA, V. A. de
Dioicia
Melhoramento genético florestal
Araucária Angustifólia
Conservação
title_short Fenologia reprodutiva da Araucaria angustifolia no Brasil.
title_full Fenologia reprodutiva da Araucaria angustifolia no Brasil.
title_fullStr Fenologia reprodutiva da Araucaria angustifolia no Brasil.
title_full_unstemmed Fenologia reprodutiva da Araucaria angustifolia no Brasil.
title_sort Fenologia reprodutiva da Araucaria angustifolia no Brasil.
author SOUSA, V. A. de
author_facet SOUSA, V. A. de
HATTEMER, H. H.
author_role author
author2 HATTEMER, H. H.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Pesquisadora da Embrapa Florestas.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, V. A. de
HATTEMER, H. H.
dc.subject.por.fl_str_mv Dioicia
Melhoramento genético florestal
Araucária Angustifólia
Conservação
topic Dioicia
Melhoramento genético florestal
Araucária Angustifólia
Conservação
description O estudo da fenologia reprodutiva indica a proporção de indivíduos que contribuem efetivamente na reprodução, além de oferecer informações básicas para a conservação e melhoramento genéticos florestais. Informações sobre a biologia reprodutiva da araucária (Araucaria angustifolia Bert. (O. Ktze.)) são necessárias para elucidar o comportamento reprodutivo em diferentes regiões de ocorrência da espécie. Este trabalho teve por objetivo efetuar observações em teste de procedência de araucária em Colombo-PR no período entre 14 e 16 anos de idade. Os resultados confirmaram que seu ciclo reprodutivo é relativamente longo. Os estágios mais críticos, incluindo a liberação de pólen e a polinização, ocorrem entre setembro e dezembro e os menos críticos entre maio e julho, coincidindo com as temperaturas amenas. A polinização ocorreu durante um curto período de tempo, que variou significativamente entre árvores de ano para ano. A proporção de árvores reprodutivas foi baixa, implicando na redução do tamanho efetivo da população. Mesmo sendo o plantio relativamente jovem, diferenças notórias foram observadas na produção de sementes entre procedências. Recomendam-se observações adicionais em idades mais avançadas para que se possa tirar conclusões definitivas sobre a produção de sementes em árvores de diferentes procedências e a proporção de sexo na população.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-07-02
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, n. 47, p. 19-31, jul./dez. 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/293085
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, n. 47, p. 19-31, jul./dez. 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/293085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503323656650752