Conservação de polpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum, Schum) com o uso do frio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, R. de M.
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667000
Resumo: Para estudar a conservacao do polpa do cupuacu ao frio, foram colhidos frutos que pesaram em media 474g. Apos a quebra dos frutos, a polpa foi armazenada a -18oC, por cerca de quatro meses. Apos esse periodo, foi processado o despolpamento mecanico e o envasamento em sacos de polietileno, com capacidade para 1kg, em caminhados, em tres lotes, a tres umidades de frio (8oC, -2oC e -12oC. Os tres lotes sofreram analises periodicas para determinacao dos parametros fisico-quimicos: pH, acidez, glicidios redutores, glicidios nao-redutores, vitamina C e perda de peso. Analises microbiologicas tambem foram realizadas para determinacao de microrganismos, aludidos na Portaria n.1 de 18/01/87, do Ministerio da Saude. Dentre as tres temperaturas, a que melhores resultados apresentou foi a de -12oC, tanto microbiologica quanto bromatologicamente, sendo, por isso, a indicada para conservacao da polpa ao longo da entressafra.
id EMBR_968bba15b47cbbd83d25b7176b45c32f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/667000
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Conservação de polpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum, Schum) com o uso do frio.BrasilAmazonasManausFruit pulpsPreservationArmazenamentoCupuaçuFrutoPolpaPreservação de AlimentoTecnologia de AlimentoTheobroma Grandiflorumfood technologystoragePara estudar a conservacao do polpa do cupuacu ao frio, foram colhidos frutos que pesaram em media 474g. Apos a quebra dos frutos, a polpa foi armazenada a -18oC, por cerca de quatro meses. Apos esse periodo, foi processado o despolpamento mecanico e o envasamento em sacos de polietileno, com capacidade para 1kg, em caminhados, em tres lotes, a tres umidades de frio (8oC, -2oC e -12oC. Os tres lotes sofreram analises periodicas para determinacao dos parametros fisico-quimicos: pH, acidez, glicidios redutores, glicidios nao-redutores, vitamina C e perda de peso. Analises microbiologicas tambem foram realizadas para determinacao de microrganismos, aludidos na Portaria n.1 de 18/01/87, do Ministerio da Saude. Dentre as tres temperaturas, a que melhores resultados apresentou foi a de -12oC, tanto microbiologica quanto bromatologicamente, sendo, por isso, a indicada para conservacao da polpa ao longo da entressafra.Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus.ROBERTO DE MORAES MIRANDA, CPAA.MIRANDA, R. de M.2019-02-20T00:33:03Z2019-02-20T00:33:03Z1999-04-2219892019-02-20T00:33:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis104 f.1989.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-02-20T00:33:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/667000Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-02-20T00:33:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Conservação de polpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum, Schum) com o uso do frio.
title Conservação de polpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum, Schum) com o uso do frio.
spellingShingle Conservação de polpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum, Schum) com o uso do frio.
MIRANDA, R. de M.
Brasil
Amazonas
Manaus
Fruit pulps
Preservation
Armazenamento
Cupuaçu
Fruto
Polpa
Preservação de Alimento
Tecnologia de Alimento
Theobroma Grandiflorum
food technology
storage
title_short Conservação de polpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum, Schum) com o uso do frio.
title_full Conservação de polpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum, Schum) com o uso do frio.
title_fullStr Conservação de polpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum, Schum) com o uso do frio.
title_full_unstemmed Conservação de polpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum, Schum) com o uso do frio.
title_sort Conservação de polpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum, Schum) com o uso do frio.
author MIRANDA, R. de M.
author_facet MIRANDA, R. de M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROBERTO DE MORAES MIRANDA, CPAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, R. de M.
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Amazonas
Manaus
Fruit pulps
Preservation
Armazenamento
Cupuaçu
Fruto
Polpa
Preservação de Alimento
Tecnologia de Alimento
Theobroma Grandiflorum
food technology
storage
topic Brasil
Amazonas
Manaus
Fruit pulps
Preservation
Armazenamento
Cupuaçu
Fruto
Polpa
Preservação de Alimento
Tecnologia de Alimento
Theobroma Grandiflorum
food technology
storage
description Para estudar a conservacao do polpa do cupuacu ao frio, foram colhidos frutos que pesaram em media 474g. Apos a quebra dos frutos, a polpa foi armazenada a -18oC, por cerca de quatro meses. Apos esse periodo, foi processado o despolpamento mecanico e o envasamento em sacos de polietileno, com capacidade para 1kg, em caminhados, em tres lotes, a tres umidades de frio (8oC, -2oC e -12oC. Os tres lotes sofreram analises periodicas para determinacao dos parametros fisico-quimicos: pH, acidez, glicidios redutores, glicidios nao-redutores, vitamina C e perda de peso. Analises microbiologicas tambem foram realizadas para determinacao de microrganismos, aludidos na Portaria n.1 de 18/01/87, do Ministerio da Saude. Dentre as tres temperaturas, a que melhores resultados apresentou foi a de -12oC, tanto microbiologica quanto bromatologicamente, sendo, por isso, a indicada para conservacao da polpa ao longo da entressafra.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989
1999-04-22
2019-02-20T00:33:03Z
2019-02-20T00:33:03Z
2019-02-20T00:33:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1989.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667000
identifier_str_mv 1989.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695548258385920