Área foliar, radiação solar, temperatura do ar e rendimentos em consorciação e em monocultivo de diferentes cultivares de milho e feijão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORTES, T. de A.
Data de Publicação: 1983
Outros Autores: CARVALHO, J. R. P. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/204866
Resumo: Duas cultivares de feijão (Phaseolus vulgaris L.) de habito arbustivo (Turrialba-4 e Rio Tibagi) e duas de hábito trepador (Costa Rica-103 e California Small White) foram plantadas em monocultivo e em consorciação com duas cultivares de milho (Zea mays L.): uma, de porte baixo (piranao) , e outra, de porte alto (Ag-259). Ate 25 a 35 dias após a emergencia, nao se observou diferenca nos indices de area foliar (IAF) entre os dois sistemas de cultivo. Apos esse periodo, a Ag-259 em consorcio apresentou IAF menor que em monocultivo; mas a Piranao nao apresentou diferenca. A partir do 30ª dia, os indices de area foliar (IAF) das cultivares de milho passaram a ser superiores aos dos feijoeiros. As eficiencias da area foliar (EAF) do milho consorciado foram menores que em monocultivo e tres a cinco vezes maiores que as dos feijoeiros. As cultivares trepadoras foram menos eficientes que as arbustivas. Ao pendoamento, o milho interceptou cerca de 80% da luz. As temperaturas medias, maximas e minimas na consorciacao e no monocultivo nao diferiram entre si. Os rendimentos das cultivares de feijao consorciado foram 50% mais baixo que em monocultivo, comexcecao da California Small White. Os rendimentos do milho sofreram pequenas reduções.
id EMBR_96c620cb29ce7811a8c24749fed0cbae
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/204866
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Área foliar, radiação solar, temperatura do ar e rendimentos em consorciação e em monocultivo de diferentes cultivares de milho e feijão.FeijãoMilhoPhaseolus VulgarisRadiaçãoZea MaysÁrea FoliarConsorciação de CulturaBeansLeaf area indexAir temperatureDuas cultivares de feijão (Phaseolus vulgaris L.) de habito arbustivo (Turrialba-4 e Rio Tibagi) e duas de hábito trepador (Costa Rica-103 e California Small White) foram plantadas em monocultivo e em consorciação com duas cultivares de milho (Zea mays L.): uma, de porte baixo (piranao) , e outra, de porte alto (Ag-259). Ate 25 a 35 dias após a emergencia, nao se observou diferenca nos indices de area foliar (IAF) entre os dois sistemas de cultivo. Apos esse periodo, a Ag-259 em consorcio apresentou IAF menor que em monocultivo; mas a Piranao nao apresentou diferenca. A partir do 30ª dia, os indices de area foliar (IAF) das cultivares de milho passaram a ser superiores aos dos feijoeiros. As eficiencias da area foliar (EAF) do milho consorciado foram menores que em monocultivo e tres a cinco vezes maiores que as dos feijoeiros. As cultivares trepadoras foram menos eficientes que as arbustivas. Ao pendoamento, o milho interceptou cerca de 80% da luz. As temperaturas medias, maximas e minimas na consorciacao e no monocultivo nao diferiram entre si. Os rendimentos das cultivares de feijao consorciado foram 50% mais baixo que em monocultivo, comexcecao da California Small White. Os rendimentos do milho sofreram pequenas reduções.TOMAS DE AQUINO PORTES E CASTR, CNPAFJOSE RUY PORTO DE CARVALHO, CNPAF.PORTES, T. de A.CARVALHO, J. R. P. de2013-03-21T23:31:17Z2013-03-21T23:31:17Z1998-06-0319832013-03-21T23:31:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, v. 18, n. 7, p. 755-762, jul. 1983.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/204866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2013-09-20T11:20:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/204866Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542013-09-20T11:20:08falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542013-09-20T11:20:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Área foliar, radiação solar, temperatura do ar e rendimentos em consorciação e em monocultivo de diferentes cultivares de milho e feijão.
title Área foliar, radiação solar, temperatura do ar e rendimentos em consorciação e em monocultivo de diferentes cultivares de milho e feijão.
spellingShingle Área foliar, radiação solar, temperatura do ar e rendimentos em consorciação e em monocultivo de diferentes cultivares de milho e feijão.
PORTES, T. de A.
Feijão
Milho
Phaseolus Vulgaris
Radiação
Zea Mays
Área Foliar
Consorciação de Cultura
Beans
Leaf area index
Air temperature
title_short Área foliar, radiação solar, temperatura do ar e rendimentos em consorciação e em monocultivo de diferentes cultivares de milho e feijão.
title_full Área foliar, radiação solar, temperatura do ar e rendimentos em consorciação e em monocultivo de diferentes cultivares de milho e feijão.
title_fullStr Área foliar, radiação solar, temperatura do ar e rendimentos em consorciação e em monocultivo de diferentes cultivares de milho e feijão.
title_full_unstemmed Área foliar, radiação solar, temperatura do ar e rendimentos em consorciação e em monocultivo de diferentes cultivares de milho e feijão.
title_sort Área foliar, radiação solar, temperatura do ar e rendimentos em consorciação e em monocultivo de diferentes cultivares de milho e feijão.
author PORTES, T. de A.
author_facet PORTES, T. de A.
CARVALHO, J. R. P. de
author_role author
author2 CARVALHO, J. R. P. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TOMAS DE AQUINO PORTES E CASTR, CNPAF
JOSE RUY PORTO DE CARVALHO, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv PORTES, T. de A.
CARVALHO, J. R. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Feijão
Milho
Phaseolus Vulgaris
Radiação
Zea Mays
Área Foliar
Consorciação de Cultura
Beans
Leaf area index
Air temperature
topic Feijão
Milho
Phaseolus Vulgaris
Radiação
Zea Mays
Área Foliar
Consorciação de Cultura
Beans
Leaf area index
Air temperature
description Duas cultivares de feijão (Phaseolus vulgaris L.) de habito arbustivo (Turrialba-4 e Rio Tibagi) e duas de hábito trepador (Costa Rica-103 e California Small White) foram plantadas em monocultivo e em consorciação com duas cultivares de milho (Zea mays L.): uma, de porte baixo (piranao) , e outra, de porte alto (Ag-259). Ate 25 a 35 dias após a emergencia, nao se observou diferenca nos indices de area foliar (IAF) entre os dois sistemas de cultivo. Apos esse periodo, a Ag-259 em consorcio apresentou IAF menor que em monocultivo; mas a Piranao nao apresentou diferenca. A partir do 30ª dia, os indices de area foliar (IAF) das cultivares de milho passaram a ser superiores aos dos feijoeiros. As eficiencias da area foliar (EAF) do milho consorciado foram menores que em monocultivo e tres a cinco vezes maiores que as dos feijoeiros. As cultivares trepadoras foram menos eficientes que as arbustivas. Ao pendoamento, o milho interceptou cerca de 80% da luz. As temperaturas medias, maximas e minimas na consorciacao e no monocultivo nao diferiram entre si. Os rendimentos das cultivares de feijao consorciado foram 50% mais baixo que em monocultivo, comexcecao da California Small White. Os rendimentos do milho sofreram pequenas reduções.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983
1998-06-03
2013-03-21T23:31:17Z
2013-03-21T23:31:17Z
2013-03-21T23:31:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 18, n. 7, p. 755-762, jul. 1983.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/204866
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 18, n. 7, p. 755-762, jul. 1983.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/204866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503376819453952