Mineralogia da fração argila de solos da formação solimões na província petrolífera de Urucu, Amazonas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, A. da S.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: CEDDIA, M. B., MENEZES, M. D. de, DONAGEMMA, G. K., CALDERANO, S. B., MACHADO, F. S.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965390
Resumo: A área deste estudo está localizada no município de Coari, Amazonas, cuja localização e dificuldade de acesso levam a carência de estudos e informações detalhadas sobre o meio físico e, portanto, sobre a pedogênese dos solos da região. Objetivou-se com este trabalho caracterizar a mineralogia da fração argila a partir de análises de difratometria de raios-X dos solos da Formação Solimões da província petrolífera de Urucu, a fim de ampliar o conhecimento sobre os solos da Amazônia Central. Foram selecionados três perfis das classes de solos mais representativas da área de estudo, a saber: Argissolo Vermelho-Amarelo, Argissolo Amarelo e Cambissolo Háplico. A técnica de difratometria de raios-X foi utilizada para análise da fração argila dos horizontes diagnósticos subsuperficiais de cada perfil. Os perfis analisados apresentaram constituição mineralógica semelhante, apresentando caulinita, mica/ilita, goethita e vermiculita com hidróxi-Al entre camadas em sua composição. O predomínio de caulinita em solos da Amazônia deve-se a intensa reciclagem de silício pela vegetação florestal, favorecendo a estabilidade deste argilomineral, mesmo em ambiente altamente intemperizado. A presença de argilominerais 2:1 sugere que os sedimentos de origem (Formação Solimões) desses solos foram expostos e sofreram intemperismo no Quaternário, portanto não passaram por um processo de intemperismo tão acentuado quanto os solos lateríticos de outras regiões da Amazônia.
id EMBR_96e237f8a1760185b721e83a7f93e7d1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/965390
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Mineralogia da fração argila de solos da formação solimões na província petrolífera de Urucu, Amazonas.CoariCaulinitaDifratometriaA área deste estudo está localizada no município de Coari, Amazonas, cuja localização e dificuldade de acesso levam a carência de estudos e informações detalhadas sobre o meio físico e, portanto, sobre a pedogênese dos solos da região. Objetivou-se com este trabalho caracterizar a mineralogia da fração argila a partir de análises de difratometria de raios-X dos solos da Formação Solimões da província petrolífera de Urucu, a fim de ampliar o conhecimento sobre os solos da Amazônia Central. Foram selecionados três perfis das classes de solos mais representativas da área de estudo, a saber: Argissolo Vermelho-Amarelo, Argissolo Amarelo e Cambissolo Háplico. A técnica de difratometria de raios-X foi utilizada para análise da fração argila dos horizontes diagnósticos subsuperficiais de cada perfil. Os perfis analisados apresentaram constituição mineralógica semelhante, apresentando caulinita, mica/ilita, goethita e vermiculita com hidróxi-Al entre camadas em sua composição. O predomínio de caulinita em solos da Amazônia deve-se a intensa reciclagem de silício pela vegetação florestal, favorecendo a estabilidade deste argilomineral, mesmo em ambiente altamente intemperizado. A presença de argilominerais 2:1 sugere que os sedimentos de origem (Formação Solimões) desses solos foram expostos e sofreram intemperismo no Quaternário, portanto não passaram por um processo de intemperismo tão acentuado quanto os solos lateríticos de outras regiões da Amazônia.Andréa da Silva Gomes, UFRRJMARCOS BACIS CEDDIA, UFRRJMichele Duarte de Menezes, UFRRJGUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPSSEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPSFrederico Santos Machado, PETROBRÁS.GOMES, A. da S.CEDDIA, M. B.MENEZES, M. D. deDONAGEMMA, G. K.CALDERANO, S. B.MACHADO, F. S.2013-09-02T11:11:11Z2013-09-02T11:11:11Z2013-09-0220132013-11-01T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:57:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/965390Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:57:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Mineralogia da fração argila de solos da formação solimões na província petrolífera de Urucu, Amazonas.
title Mineralogia da fração argila de solos da formação solimões na província petrolífera de Urucu, Amazonas.
spellingShingle Mineralogia da fração argila de solos da formação solimões na província petrolífera de Urucu, Amazonas.
GOMES, A. da S.
Coari
Caulinita
Difratometria
title_short Mineralogia da fração argila de solos da formação solimões na província petrolífera de Urucu, Amazonas.
title_full Mineralogia da fração argila de solos da formação solimões na província petrolífera de Urucu, Amazonas.
title_fullStr Mineralogia da fração argila de solos da formação solimões na província petrolífera de Urucu, Amazonas.
title_full_unstemmed Mineralogia da fração argila de solos da formação solimões na província petrolífera de Urucu, Amazonas.
title_sort Mineralogia da fração argila de solos da formação solimões na província petrolífera de Urucu, Amazonas.
author GOMES, A. da S.
author_facet GOMES, A. da S.
CEDDIA, M. B.
MENEZES, M. D. de
DONAGEMMA, G. K.
CALDERANO, S. B.
MACHADO, F. S.
author_role author
author2 CEDDIA, M. B.
MENEZES, M. D. de
DONAGEMMA, G. K.
CALDERANO, S. B.
MACHADO, F. S.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andréa da Silva Gomes, UFRRJ
MARCOS BACIS CEDDIA, UFRRJ
Michele Duarte de Menezes, UFRRJ
GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS
SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS
Frederico Santos Machado, PETROBRÁS.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, A. da S.
CEDDIA, M. B.
MENEZES, M. D. de
DONAGEMMA, G. K.
CALDERANO, S. B.
MACHADO, F. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Coari
Caulinita
Difratometria
topic Coari
Caulinita
Difratometria
description A área deste estudo está localizada no município de Coari, Amazonas, cuja localização e dificuldade de acesso levam a carência de estudos e informações detalhadas sobre o meio físico e, portanto, sobre a pedogênese dos solos da região. Objetivou-se com este trabalho caracterizar a mineralogia da fração argila a partir de análises de difratometria de raios-X dos solos da Formação Solimões da província petrolífera de Urucu, a fim de ampliar o conhecimento sobre os solos da Amazônia Central. Foram selecionados três perfis das classes de solos mais representativas da área de estudo, a saber: Argissolo Vermelho-Amarelo, Argissolo Amarelo e Cambissolo Háplico. A técnica de difratometria de raios-X foi utilizada para análise da fração argila dos horizontes diagnósticos subsuperficiais de cada perfil. Os perfis analisados apresentaram constituição mineralógica semelhante, apresentando caulinita, mica/ilita, goethita e vermiculita com hidróxi-Al entre camadas em sua composição. O predomínio de caulinita em solos da Amazônia deve-se a intensa reciclagem de silício pela vegetação florestal, favorecendo a estabilidade deste argilomineral, mesmo em ambiente altamente intemperizado. A presença de argilominerais 2:1 sugere que os sedimentos de origem (Formação Solimões) desses solos foram expostos e sofreram intemperismo no Quaternário, portanto não passaram por um processo de intemperismo tão acentuado quanto os solos lateríticos de outras regiões da Amazônia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-02T11:11:11Z
2013-09-02T11:11:11Z
2013-09-02
2013
2013-11-01T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965390
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720972702089216