Estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas bovinas de raças de corte taurinas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAZZARI, J.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: VELHO, G. dos S., GASPERIN, B. G., ROVANI, M. T., PFEIFER, L. F. M., MONDADORI, R. G.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162693
Resumo: Este texto discute as estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas taurinas de corte, com foco na inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Os zebuínos, rebanho predominante no Brasil, apresentam características de ciclo estral diferentes das raças taurinas, o que justifica a busca por estratégias hormonais adaptadas para o controle do ciclo estral nas subespécies. O estradiol combinado com a progesterona (P4) e prostaglandina F2 alfa (PGF) é o esquema hormonal mais comumente utilizado para a manipulação do ciclo estral em protocolos de IATF. Porém, o uso de GnRH combinado ou em substituição aos ésteres de estradiol vem sendo considerado. Coletivamente, os dados do nosso grupo reforçam a necessidade de customizar as abordagens para o controle do ciclo estral de acordo com a composição genética das fêmeas bovinas.
id EMBR_96ece206cbbf29634685ee9d9a0bfd79
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1162693
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas bovinas de raças de corte taurinas.Inseminação artificial em tempo fixoRaças taurinasRaças zebuínasCiclo EstralOvulaçãoEste texto discute as estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas taurinas de corte, com foco na inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Os zebuínos, rebanho predominante no Brasil, apresentam características de ciclo estral diferentes das raças taurinas, o que justifica a busca por estratégias hormonais adaptadas para o controle do ciclo estral nas subespécies. O estradiol combinado com a progesterona (P4) e prostaglandina F2 alfa (PGF) é o esquema hormonal mais comumente utilizado para a manipulação do ciclo estral em protocolos de IATF. Porém, o uso de GnRH combinado ou em substituição aos ésteres de estradiol vem sendo considerado. Coletivamente, os dados do nosso grupo reforçam a necessidade de customizar as abordagens para o controle do ciclo estral de acordo com a composição genética das fêmeas bovinas.Anais do XXV Congresso Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA-2023), Belo Horizonte, MG, 24 a 26 de maio de 2023.JÉSSICA LAZZARI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; GABRIELLA DOS SANTOS VELHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; BERNARDO GARZIERA GASPERIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTA; MONIQUE TOMAZELE ROVANI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; LUIZ FRANCISCO MACHADO PFEIFER, CPAF-RO; RAFAEL GIANELLA MONDADORI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.LAZZARI, J.VELHO, G. dos S.GASPERIN, B. G.ROVANI, M. T.PFEIFER, L. F. M.MONDADORI, R. G.2024-03-08T13:32:32Z2024-03-08T13:32:32Z2024-03-082023Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevista Brasileira de Reprodução Animal, v. 47, n. 2, p. 119-123, abr./jun. 2023.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/116269310.21451/1809-3000.RBRA2023.015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-03-08T13:32:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1162693Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-03-08T13:32:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas bovinas de raças de corte taurinas.
title Estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas bovinas de raças de corte taurinas.
spellingShingle Estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas bovinas de raças de corte taurinas.
LAZZARI, J.
Inseminação artificial em tempo fixo
Raças taurinas
Raças zebuínas
Ciclo Estral
Ovulação
title_short Estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas bovinas de raças de corte taurinas.
title_full Estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas bovinas de raças de corte taurinas.
title_fullStr Estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas bovinas de raças de corte taurinas.
title_full_unstemmed Estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas bovinas de raças de corte taurinas.
title_sort Estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas bovinas de raças de corte taurinas.
author LAZZARI, J.
author_facet LAZZARI, J.
VELHO, G. dos S.
GASPERIN, B. G.
ROVANI, M. T.
PFEIFER, L. F. M.
MONDADORI, R. G.
author_role author
author2 VELHO, G. dos S.
GASPERIN, B. G.
ROVANI, M. T.
PFEIFER, L. F. M.
MONDADORI, R. G.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JÉSSICA LAZZARI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; GABRIELLA DOS SANTOS VELHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; BERNARDO GARZIERA GASPERIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTA; MONIQUE TOMAZELE ROVANI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; LUIZ FRANCISCO MACHADO PFEIFER, CPAF-RO; RAFAEL GIANELLA MONDADORI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
dc.contributor.author.fl_str_mv LAZZARI, J.
VELHO, G. dos S.
GASPERIN, B. G.
ROVANI, M. T.
PFEIFER, L. F. M.
MONDADORI, R. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Inseminação artificial em tempo fixo
Raças taurinas
Raças zebuínas
Ciclo Estral
Ovulação
topic Inseminação artificial em tempo fixo
Raças taurinas
Raças zebuínas
Ciclo Estral
Ovulação
description Este texto discute as estratégias farmacológicas para a manipulação do ciclo estral de fêmeas taurinas de corte, com foco na inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Os zebuínos, rebanho predominante no Brasil, apresentam características de ciclo estral diferentes das raças taurinas, o que justifica a busca por estratégias hormonais adaptadas para o controle do ciclo estral nas subespécies. O estradiol combinado com a progesterona (P4) e prostaglandina F2 alfa (PGF) é o esquema hormonal mais comumente utilizado para a manipulação do ciclo estral em protocolos de IATF. Porém, o uso de GnRH combinado ou em substituição aos ésteres de estradiol vem sendo considerado. Coletivamente, os dados do nosso grupo reforçam a necessidade de customizar as abordagens para o controle do ciclo estral de acordo com a composição genética das fêmeas bovinas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-03-08T13:32:32Z
2024-03-08T13:32:32Z
2024-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Reprodução Animal, v. 47, n. 2, p. 119-123, abr./jun. 2023.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162693
10.21451/1809-3000.RBRA2023.015
identifier_str_mv Revista Brasileira de Reprodução Animal, v. 47, n. 2, p. 119-123, abr./jun. 2023.
10.21451/1809-3000.RBRA2023.015
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721653774221312