Análise faunística de cochonilhas (hemiptera: sternorrhyncha) na cultura da videira no município de Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARIS, P.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: PERUZZO, L., ZADRA, W. C., POLLETO, G., WOLFF, V. R. dos S., BOTTON, M., AZEVEDO FILHO, W. S. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007663
Resumo: O Rio Grande do Sul é o principal estado produtor de uvas e vinhos do país, com destaque para a região da Serra Gaúcha. Um dos principais problemas enfrentados pelos viticultores é a presença de cochonilhas que ocorrem na parte aérea da cultura e que, dependendo da severidade dos danos causam a morte da planta. Nesse trabalho foi realizada uma análise faunística das cochonilhas presentes na parte aérea de videiras, no município de Pinto Bandeira, RS. As amostragens foram realizadas quinzenalmente em vinhedo comercial de 1 ha de Vitis vinifera L. cultivar Merlot. Foram coletadas amostras de cochonilhas presentes no ritidoma e brotações, de janeiro de 2011 a janeiro de 2013. A triagem e identificação dos espécimes foram realizadas em laboratório com o auxílio de microscópio óptico e bibliografia especializada. Os dados obtidos foram analisados a partir da determinação da frequência, constância e dominância. Foram identificadas duas espécies de cochonilhas incluídas em Diaspididae - Hemiberlesia latanie e Pseudaonidia marquesi; e uma em Monophlebidae - Icerya schrottkyi. Hemiberlesia latanie foi a espécie que apresentou 89,72% de frequência, I. schrottkyi 7,13% e P. marquesi 3,14%. Hemiberlesia latanie foi a cochonilha dominante, mais frequente e constante no vinhedo.
id EMBR_97119b8e9a002432bf48db84678c0d34
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1007663
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise faunística de cochonilhas (hemiptera: sternorrhyncha) na cultura da videira no município de Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil.CochonilhasAnálise faunísticaUvaVinhoViticulturaVitis ViniferaO Rio Grande do Sul é o principal estado produtor de uvas e vinhos do país, com destaque para a região da Serra Gaúcha. Um dos principais problemas enfrentados pelos viticultores é a presença de cochonilhas que ocorrem na parte aérea da cultura e que, dependendo da severidade dos danos causam a morte da planta. Nesse trabalho foi realizada uma análise faunística das cochonilhas presentes na parte aérea de videiras, no município de Pinto Bandeira, RS. As amostragens foram realizadas quinzenalmente em vinhedo comercial de 1 ha de Vitis vinifera L. cultivar Merlot. Foram coletadas amostras de cochonilhas presentes no ritidoma e brotações, de janeiro de 2011 a janeiro de 2013. A triagem e identificação dos espécimes foram realizadas em laboratório com o auxílio de microscópio óptico e bibliografia especializada. Os dados obtidos foram analisados a partir da determinação da frequência, constância e dominância. Foram identificadas duas espécies de cochonilhas incluídas em Diaspididae - Hemiberlesia latanie e Pseudaonidia marquesi; e uma em Monophlebidae - Icerya schrottkyi. Hemiberlesia latanie foi a espécie que apresentou 89,72% de frequência, I. schrottkyi 7,13% e P. marquesi 3,14%. Hemiberlesia latanie foi a cochonilha dominante, mais frequente e constante no vinhedo.MARCOS BOTTON, CNPUV.PARIS, P.PERUZZO, L.ZADRA, W. C.POLLETO, G.WOLFF, V. R. dos S.BOTTON, M.AZEVEDO FILHO, W. S. de2015-02-04T11:11:11Z2015-02-04T11:11:11Z2015-02-0420142016-04-26T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 86-91Caderno de Pesquisa, série Biologia, Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 3, 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:47:51Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1007663Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:47:51falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:47:51Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise faunística de cochonilhas (hemiptera: sternorrhyncha) na cultura da videira no município de Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil.
title Análise faunística de cochonilhas (hemiptera: sternorrhyncha) na cultura da videira no município de Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil.
spellingShingle Análise faunística de cochonilhas (hemiptera: sternorrhyncha) na cultura da videira no município de Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil.
PARIS, P.
Cochonilhas
Análise faunística
Uva
Vinho
Viticultura
Vitis Vinifera
title_short Análise faunística de cochonilhas (hemiptera: sternorrhyncha) na cultura da videira no município de Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil.
title_full Análise faunística de cochonilhas (hemiptera: sternorrhyncha) na cultura da videira no município de Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil.
title_fullStr Análise faunística de cochonilhas (hemiptera: sternorrhyncha) na cultura da videira no município de Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil.
title_full_unstemmed Análise faunística de cochonilhas (hemiptera: sternorrhyncha) na cultura da videira no município de Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil.
title_sort Análise faunística de cochonilhas (hemiptera: sternorrhyncha) na cultura da videira no município de Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil.
author PARIS, P.
author_facet PARIS, P.
PERUZZO, L.
ZADRA, W. C.
POLLETO, G.
WOLFF, V. R. dos S.
BOTTON, M.
AZEVEDO FILHO, W. S. de
author_role author
author2 PERUZZO, L.
ZADRA, W. C.
POLLETO, G.
WOLFF, V. R. dos S.
BOTTON, M.
AZEVEDO FILHO, W. S. de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCOS BOTTON, CNPUV.
dc.contributor.author.fl_str_mv PARIS, P.
PERUZZO, L.
ZADRA, W. C.
POLLETO, G.
WOLFF, V. R. dos S.
BOTTON, M.
AZEVEDO FILHO, W. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Cochonilhas
Análise faunística
Uva
Vinho
Viticultura
Vitis Vinifera
topic Cochonilhas
Análise faunística
Uva
Vinho
Viticultura
Vitis Vinifera
description O Rio Grande do Sul é o principal estado produtor de uvas e vinhos do país, com destaque para a região da Serra Gaúcha. Um dos principais problemas enfrentados pelos viticultores é a presença de cochonilhas que ocorrem na parte aérea da cultura e que, dependendo da severidade dos danos causam a morte da planta. Nesse trabalho foi realizada uma análise faunística das cochonilhas presentes na parte aérea de videiras, no município de Pinto Bandeira, RS. As amostragens foram realizadas quinzenalmente em vinhedo comercial de 1 ha de Vitis vinifera L. cultivar Merlot. Foram coletadas amostras de cochonilhas presentes no ritidoma e brotações, de janeiro de 2011 a janeiro de 2013. A triagem e identificação dos espécimes foram realizadas em laboratório com o auxílio de microscópio óptico e bibliografia especializada. Os dados obtidos foram analisados a partir da determinação da frequência, constância e dominância. Foram identificadas duas espécies de cochonilhas incluídas em Diaspididae - Hemiberlesia latanie e Pseudaonidia marquesi; e uma em Monophlebidae - Icerya schrottkyi. Hemiberlesia latanie foi a espécie que apresentou 89,72% de frequência, I. schrottkyi 7,13% e P. marquesi 3,14%. Hemiberlesia latanie foi a cochonilha dominante, mais frequente e constante no vinhedo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-04T11:11:11Z
2015-02-04T11:11:11Z
2015-02-04
2016-04-26T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Caderno de Pesquisa, série Biologia, Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 3, 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007663
identifier_str_mv Caderno de Pesquisa, série Biologia, Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 3, 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 86-91
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503401954869248