Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, D. S.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: HEINEMANN, A. B., PAZ, R. L. F. da, AMORIM, A. de O.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897615
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar o índice de seca SPI na ocorrência de eventos de seca e seus efeitos na estimativa da produtividade do arroz de terras altas em seis diferentes microrregiões do Estado de Goiás. Para isso utilizou-se dados diários de precipitação, provenientes das estações meteorológicas da Agencia Nacional de Águas. Os valores obtidos com o SPI foram avaliados por meio do número de eventos, percentual de acerto do SPI na variabilidade da produtividade ajustada e em relação aos desvios da produtividade ajustada. As analises permitiram observar que a região Sudoeste de Goiás apresentou o maior número de anos com eventos extremos de seca. As probabilidades de eventos extremamente secos variaram entre 1 e 3%. A microrregião que obteve o melhor percentual de acerto foi o Sudoeste de Goiás com aproximadamente 63% de acertos em acompanhar os desvios da produtividade de arroz de terras altas.
id EMBR_9735bc20e84604e07bf3a111e052ed2a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/897615
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.Índice padronizado de precipitaçãoStandardizedprecipitation indexGoiásArrozOryza sativaSecaCerradoDroughtO objetivo desse estudo foi avaliar o índice de seca SPI na ocorrência de eventos de seca e seus efeitos na estimativa da produtividade do arroz de terras altas em seis diferentes microrregiões do Estado de Goiás. Para isso utilizou-se dados diários de precipitação, provenientes das estações meteorológicas da Agencia Nacional de Águas. Os valores obtidos com o SPI foram avaliados por meio do número de eventos, percentual de acerto do SPI na variabilidade da produtividade ajustada e em relação aos desvios da produtividade ajustada. As analises permitiram observar que a região Sudoeste de Goiás apresentou o maior número de anos com eventos extremos de seca. As probabilidades de eventos extremamente secos variaram entre 1 e 3%. A microrregião que obteve o melhor percentual de acerto foi o Sudoeste de Goiás com aproximadamente 63% de acertos em acompanhar os desvios da produtividade de arroz de terras altas.DIEGO SIMÕES FERNANDES, SIMEHGO; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; ROSIDALVA LOPES FEITOSA DA PAZ, SIMEHGO; ANDRÉ DE OLIVEIRA AMORIM, SIMEHGO.FERNANDES, D. S.HEINEMANN, A. B.PAZ, R. L. F. daAMORIM, A. de O.2011-08-09T11:11:11Z2011-08-09T11:11:11Z2011-08-09T11:11:11Z2011-08-09T11:11:11Z2011-08-0920112011-08-09T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 17., 2011, Guarapari. Riscos climáticos e cenários agrícolas futuros: anais. Guarapari: Incaper, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:02:21Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/897615Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:02:21Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.
title Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.
spellingShingle Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.
FERNANDES, D. S.
Índice padronizado de precipitação
Standardizedprecipitation index
Goiás
Arroz
Oryza sativa
Seca
Cerrado
Drought
title_short Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.
title_full Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.
title_fullStr Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.
title_full_unstemmed Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.
title_sort Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.
author FERNANDES, D. S.
author_facet FERNANDES, D. S.
HEINEMANN, A. B.
PAZ, R. L. F. da
AMORIM, A. de O.
author_role author
author2 HEINEMANN, A. B.
PAZ, R. L. F. da
AMORIM, A. de O.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIEGO SIMÕES FERNANDES, SIMEHGO; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; ROSIDALVA LOPES FEITOSA DA PAZ, SIMEHGO; ANDRÉ DE OLIVEIRA AMORIM, SIMEHGO.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, D. S.
HEINEMANN, A. B.
PAZ, R. L. F. da
AMORIM, A. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Índice padronizado de precipitação
Standardizedprecipitation index
Goiás
Arroz
Oryza sativa
Seca
Cerrado
Drought
topic Índice padronizado de precipitação
Standardizedprecipitation index
Goiás
Arroz
Oryza sativa
Seca
Cerrado
Drought
description O objetivo desse estudo foi avaliar o índice de seca SPI na ocorrência de eventos de seca e seus efeitos na estimativa da produtividade do arroz de terras altas em seis diferentes microrregiões do Estado de Goiás. Para isso utilizou-se dados diários de precipitação, provenientes das estações meteorológicas da Agencia Nacional de Águas. Os valores obtidos com o SPI foram avaliados por meio do número de eventos, percentual de acerto do SPI na variabilidade da produtividade ajustada e em relação aos desvios da produtividade ajustada. As analises permitiram observar que a região Sudoeste de Goiás apresentou o maior número de anos com eventos extremos de seca. As probabilidades de eventos extremamente secos variaram entre 1 e 3%. A microrregião que obteve o melhor percentual de acerto foi o Sudoeste de Goiás com aproximadamente 63% de acertos em acompanhar os desvios da produtividade de arroz de terras altas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-09T11:11:11Z
2011-08-09T11:11:11Z
2011-08-09T11:11:11Z
2011-08-09T11:11:11Z
2011-08-09
2011
2011-08-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 17., 2011, Guarapari. Riscos climáticos e cenários agrícolas futuros: anais. Guarapari: Incaper, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897615
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 17., 2011, Guarapari. Riscos climáticos e cenários agrícolas futuros: anais. Guarapari: Incaper, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695193527222272