Influência de sistemas de manejo integrados em um latossolo amarelo no desenvolvimento da soja.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, A. R.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SALES, A., VELOSO, C. A. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047885
Resumo: O cultivo da soja destaca-se por ser a principal atividade responsável pela expansão da fronteira agrícola no País, sendo assim, necessário a utilização de sistemas que torne seu cultivo sustentável. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento da soja cultivada em diferentes sistemas. O experimento foi realizado na fazenda Vitória, município de Paragominas, Pará. Segundo Köppen, o clima do município é classificado como mesotérmico e úmido, tipologia climática Aw. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por três sistemas de cultivo de soja, sendo em sistema iLPF (consórcio com Brachiaria ruziziensis e intercalado com eucalipto), sistema Santa Fé (consórcio com Brachiaria ruziziensis) e sistema Convencional manejado com técnicas tradicionais de preparo do solo (aração e gradagem) e controle fitossanitário. Foram avaliadas a produtividade de grãos da cultura, teor de umidade dos grãos (%); Stand de plantas, altura de planta e de inserção da primeira vagem. As médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). Os valores de altura de planta e inserção da primeira vagem e produtividade de grãos não apresentaram diferença significativa entre os sistemas em estudo. A soja cultivar sambaiba em consórcio com Brachiaria ruziziensis nos sistemas integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Santa Fé não sofreram redução na produtividade de grãos por área e de grãos por indivíduo quando comparados ao sistema Convencional.
id EMBR_97507872534b193e8a4bc61e6a400e74
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1047885
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência de sistemas de manejo integrados em um latossolo amarelo no desenvolvimento da soja.Consórcio de culturasProdução de grãosCaracterísticas AgronômicasSojaO cultivo da soja destaca-se por ser a principal atividade responsável pela expansão da fronteira agrícola no País, sendo assim, necessário a utilização de sistemas que torne seu cultivo sustentável. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento da soja cultivada em diferentes sistemas. O experimento foi realizado na fazenda Vitória, município de Paragominas, Pará. Segundo Köppen, o clima do município é classificado como mesotérmico e úmido, tipologia climática Aw. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por três sistemas de cultivo de soja, sendo em sistema iLPF (consórcio com Brachiaria ruziziensis e intercalado com eucalipto), sistema Santa Fé (consórcio com Brachiaria ruziziensis) e sistema Convencional manejado com técnicas tradicionais de preparo do solo (aração e gradagem) e controle fitossanitário. Foram avaliadas a produtividade de grãos da cultura, teor de umidade dos grãos (%); Stand de plantas, altura de planta e de inserção da primeira vagem. As médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). Os valores de altura de planta e inserção da primeira vagem e produtividade de grãos não apresentaram diferença significativa entre os sistemas em estudo. A soja cultivar sambaiba em consórcio com Brachiaria ruziziensis nos sistemas integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Santa Fé não sofreram redução na produtividade de grãos por área e de grãos por indivíduo quando comparados ao sistema Convencional.ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; AGUST SALES, UEPA; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU.SILVA, A. R.SALES, A.VELOSO, C. A. C.2016-06-27T11:11:11Z2016-06-27T11:11:11Z2016-06-2720152016-06-27T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleActa Iguazu, Cascavel, v. 4, n. 4, p. 50-59, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:41:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1047885Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:41:16falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:41:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de sistemas de manejo integrados em um latossolo amarelo no desenvolvimento da soja.
title Influência de sistemas de manejo integrados em um latossolo amarelo no desenvolvimento da soja.
spellingShingle Influência de sistemas de manejo integrados em um latossolo amarelo no desenvolvimento da soja.
SILVA, A. R.
Consórcio de culturas
Produção de grãos
Características Agronômicas
Soja
title_short Influência de sistemas de manejo integrados em um latossolo amarelo no desenvolvimento da soja.
title_full Influência de sistemas de manejo integrados em um latossolo amarelo no desenvolvimento da soja.
title_fullStr Influência de sistemas de manejo integrados em um latossolo amarelo no desenvolvimento da soja.
title_full_unstemmed Influência de sistemas de manejo integrados em um latossolo amarelo no desenvolvimento da soja.
title_sort Influência de sistemas de manejo integrados em um latossolo amarelo no desenvolvimento da soja.
author SILVA, A. R.
author_facet SILVA, A. R.
SALES, A.
VELOSO, C. A. C.
author_role author
author2 SALES, A.
VELOSO, C. A. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; AGUST SALES, UEPA; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, A. R.
SALES, A.
VELOSO, C. A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Consórcio de culturas
Produção de grãos
Características Agronômicas
Soja
topic Consórcio de culturas
Produção de grãos
Características Agronômicas
Soja
description O cultivo da soja destaca-se por ser a principal atividade responsável pela expansão da fronteira agrícola no País, sendo assim, necessário a utilização de sistemas que torne seu cultivo sustentável. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento da soja cultivada em diferentes sistemas. O experimento foi realizado na fazenda Vitória, município de Paragominas, Pará. Segundo Köppen, o clima do município é classificado como mesotérmico e úmido, tipologia climática Aw. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por três sistemas de cultivo de soja, sendo em sistema iLPF (consórcio com Brachiaria ruziziensis e intercalado com eucalipto), sistema Santa Fé (consórcio com Brachiaria ruziziensis) e sistema Convencional manejado com técnicas tradicionais de preparo do solo (aração e gradagem) e controle fitossanitário. Foram avaliadas a produtividade de grãos da cultura, teor de umidade dos grãos (%); Stand de plantas, altura de planta e de inserção da primeira vagem. As médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). Os valores de altura de planta e inserção da primeira vagem e produtividade de grãos não apresentaram diferença significativa entre os sistemas em estudo. A soja cultivar sambaiba em consórcio com Brachiaria ruziziensis nos sistemas integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Santa Fé não sofreram redução na produtividade de grãos por área e de grãos por indivíduo quando comparados ao sistema Convencional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-06-27T11:11:11Z
2016-06-27T11:11:11Z
2016-06-27
2016-06-27T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Acta Iguazu, Cascavel, v. 4, n. 4, p. 50-59, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047885
identifier_str_mv Acta Iguazu, Cascavel, v. 4, n. 4, p. 50-59, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503423643615232