Análise da estrutura horizontal e composição de uma floresta tropical como subsídio à ampliação do seu potencial produtivo para o manejo florestal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAMEIRA, M. K. da S.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159456
Resumo: A Amazônia abriga uma imensa biodiversidade, porém está sofrendo crescentes pressões ambientais causadas pela atividade humana. Para garantir a utilização sustentável das áreas florestais e preservar seu futuro, é essencial compreender o padrão e a dinâmica de crescimento das árvores na floresta Amazônica. Nesse contexto, os inventários florestais fornecem dados cruciais para o planejamento de atividades de exploração, manejo e conservação de florestas, por meio da coleta de dados qualitativos e quantitativos dos recursos florestais. Eles têm o potencial de contribuir para a caracterização das espécies e, em certas circunstâncias, para a definição do Diâmetro Mínimo de Corte (DMC) de espécies de interesse. Além disso, a análise da distribuição diamétrica desempenha um papel significativo nesse contexto, permitindo a caracterização do estoque de madeira disponível antes da exploração e a descrição de características importantes de um povoamento florestal. Nesse sentido, este trabalho visa contribuir com uma proposta de análise sistemática de dados de inventários florestais diagnósticos, subsidiando a formulação de estratégias e a determinação de parâmetros para o manejo florestal sustentável. O estudo também se propõe a identificar espécies aptas a redução do DMC com base nesta análise sistemática, estabelecendo uma base de apoio à futuros planos de manejo na Amazônia.
id EMBR_9879c0bca595134c6e4483c14f42e748
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1159456
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise da estrutura horizontal e composição de uma floresta tropical como subsídio à ampliação do seu potencial produtivo para o manejo florestal.Diâmetro mínimo de corteInventário diagnósticoEspécies comerciaisGrupos ecológicosA Amazônia abriga uma imensa biodiversidade, porém está sofrendo crescentes pressões ambientais causadas pela atividade humana. Para garantir a utilização sustentável das áreas florestais e preservar seu futuro, é essencial compreender o padrão e a dinâmica de crescimento das árvores na floresta Amazônica. Nesse contexto, os inventários florestais fornecem dados cruciais para o planejamento de atividades de exploração, manejo e conservação de florestas, por meio da coleta de dados qualitativos e quantitativos dos recursos florestais. Eles têm o potencial de contribuir para a caracterização das espécies e, em certas circunstâncias, para a definição do Diâmetro Mínimo de Corte (DMC) de espécies de interesse. Além disso, a análise da distribuição diamétrica desempenha um papel significativo nesse contexto, permitindo a caracterização do estoque de madeira disponível antes da exploração e a descrição de características importantes de um povoamento florestal. Nesse sentido, este trabalho visa contribuir com uma proposta de análise sistemática de dados de inventários florestais diagnósticos, subsidiando a formulação de estratégias e a determinação de parâmetros para o manejo florestal sustentável. O estudo também se propõe a identificar espécies aptas a redução do DMC com base nesta análise sistemática, estabelecendo uma base de apoio à futuros planos de manejo na Amazônia.Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientador: Prof. Dr. Joberto Veloso de Freitas; coorientadora: Dra. Cintia Rodrigues de Souza.MAHYANNY KAROLINE DA SILVA LAMEIRA, Coorientadora: Dra. Cintia Rodrigues de Souza, CPAA.LAMEIRA, M. K. da S.2023-12-11T15:32:40Z2023-12-11T15:32:40Z2023-12-112023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis97 f.2023.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-12-11T15:32:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1159456Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-12-11T15:32:40falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-12-11T15:32:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da estrutura horizontal e composição de uma floresta tropical como subsídio à ampliação do seu potencial produtivo para o manejo florestal.
title Análise da estrutura horizontal e composição de uma floresta tropical como subsídio à ampliação do seu potencial produtivo para o manejo florestal.
spellingShingle Análise da estrutura horizontal e composição de uma floresta tropical como subsídio à ampliação do seu potencial produtivo para o manejo florestal.
LAMEIRA, M. K. da S.
Diâmetro mínimo de corte
Inventário diagnóstico
Espécies comerciais
Grupos ecológicos
title_short Análise da estrutura horizontal e composição de uma floresta tropical como subsídio à ampliação do seu potencial produtivo para o manejo florestal.
title_full Análise da estrutura horizontal e composição de uma floresta tropical como subsídio à ampliação do seu potencial produtivo para o manejo florestal.
title_fullStr Análise da estrutura horizontal e composição de uma floresta tropical como subsídio à ampliação do seu potencial produtivo para o manejo florestal.
title_full_unstemmed Análise da estrutura horizontal e composição de uma floresta tropical como subsídio à ampliação do seu potencial produtivo para o manejo florestal.
title_sort Análise da estrutura horizontal e composição de uma floresta tropical como subsídio à ampliação do seu potencial produtivo para o manejo florestal.
author LAMEIRA, M. K. da S.
author_facet LAMEIRA, M. K. da S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAHYANNY KAROLINE DA SILVA LAMEIRA, Coorientadora: Dra. Cintia Rodrigues de Souza, CPAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv LAMEIRA, M. K. da S.
dc.subject.por.fl_str_mv Diâmetro mínimo de corte
Inventário diagnóstico
Espécies comerciais
Grupos ecológicos
topic Diâmetro mínimo de corte
Inventário diagnóstico
Espécies comerciais
Grupos ecológicos
description A Amazônia abriga uma imensa biodiversidade, porém está sofrendo crescentes pressões ambientais causadas pela atividade humana. Para garantir a utilização sustentável das áreas florestais e preservar seu futuro, é essencial compreender o padrão e a dinâmica de crescimento das árvores na floresta Amazônica. Nesse contexto, os inventários florestais fornecem dados cruciais para o planejamento de atividades de exploração, manejo e conservação de florestas, por meio da coleta de dados qualitativos e quantitativos dos recursos florestais. Eles têm o potencial de contribuir para a caracterização das espécies e, em certas circunstâncias, para a definição do Diâmetro Mínimo de Corte (DMC) de espécies de interesse. Além disso, a análise da distribuição diamétrica desempenha um papel significativo nesse contexto, permitindo a caracterização do estoque de madeira disponível antes da exploração e a descrição de características importantes de um povoamento florestal. Nesse sentido, este trabalho visa contribuir com uma proposta de análise sistemática de dados de inventários florestais diagnósticos, subsidiando a formulação de estratégias e a determinação de parâmetros para o manejo florestal sustentável. O estudo também se propõe a identificar espécies aptas a redução do DMC com base nesta análise sistemática, estabelecendo uma base de apoio à futuros planos de manejo na Amazônia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T15:32:40Z
2023-12-11T15:32:40Z
2023-12-11
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2023.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159456
identifier_str_mv 2023.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503553293746176