Relações solo-fauna durante sucessão florestal em áreas de clareiras por movimento de massa em Mata Atlântica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHIROL, A. D'A.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: COELHO NETTO, A. L., PEREZ, D. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101164
Resumo: Os movimentos de massa são feições naturais do Ambiente de Mata Atlântica, trazendo diversas transformações na paisagem, tanto do ponto de vista ecológico como hidrológico. O presente trabalho observou como se dá a recuperação dos nutrientes do solo e da fauna de microartrópodes em três áreas de deslizamento, levando em conta as características morfológicas de cada uma, que variam em tamanho e forma, sempre as comparando com uma área de floresta clímax local. Observou-se que as clareiras de maior porte apresentam condições menos favoráveis a sucessão, assim como maior propagação de efeito de borda. A densidade da fauna diferiu sensivelmente entre as áreas de clareira e a da floresta, assim como os principais nutrientes do solo, com maiores teores na floresta e no topo do solo, principalmente o fósforo. A diversidade de habitats que são criados por estas clareiras pode estar fortemente associada à biodiversidade elevada típica destes ecossistemas, influenciando diretamente na sua dinâmica na resiliência deste.
id EMBR_98d967344d557a68bb5537b22297ed1d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1101164
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Relações solo-fauna durante sucessão florestal em áreas de clareiras por movimento de massa em Mata Atlântica.Sucessão florestalMovimentos de massaMata AtlânticaOs movimentos de massa são feições naturais do Ambiente de Mata Atlântica, trazendo diversas transformações na paisagem, tanto do ponto de vista ecológico como hidrológico. O presente trabalho observou como se dá a recuperação dos nutrientes do solo e da fauna de microartrópodes em três áreas de deslizamento, levando em conta as características morfológicas de cada uma, que variam em tamanho e forma, sempre as comparando com uma área de floresta clímax local. Observou-se que as clareiras de maior porte apresentam condições menos favoráveis a sucessão, assim como maior propagação de efeito de borda. A densidade da fauna diferiu sensivelmente entre as áreas de clareira e a da floresta, assim como os principais nutrientes do solo, com maiores teores na floresta e no topo do solo, principalmente o fósforo. A diversidade de habitats que são criados por estas clareiras pode estar fortemente associada à biodiversidade elevada típica destes ecossistemas, influenciando diretamente na sua dinâmica na resiliência deste.ACHILES D'AVILA CHIROL, UERJ; ANA LUIZA COELHO NETTO, UFRJ; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS.CHIROL, A. D'A.COELHO NETTO, A. L.PEREZ, D. V.2018-12-12T00:04:30Z2018-12-12T00:04:30Z2018-12-1120182018-12-12T00:04:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Geociências do Nordeste, v. 4, p. 1-26, 2018. Número especial.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-12-12T00:04:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1101164Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-12-12T00:04:36falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-12-12T00:04:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações solo-fauna durante sucessão florestal em áreas de clareiras por movimento de massa em Mata Atlântica.
title Relações solo-fauna durante sucessão florestal em áreas de clareiras por movimento de massa em Mata Atlântica.
spellingShingle Relações solo-fauna durante sucessão florestal em áreas de clareiras por movimento de massa em Mata Atlântica.
CHIROL, A. D'A.
Sucessão florestal
Movimentos de massa
Mata Atlântica
title_short Relações solo-fauna durante sucessão florestal em áreas de clareiras por movimento de massa em Mata Atlântica.
title_full Relações solo-fauna durante sucessão florestal em áreas de clareiras por movimento de massa em Mata Atlântica.
title_fullStr Relações solo-fauna durante sucessão florestal em áreas de clareiras por movimento de massa em Mata Atlântica.
title_full_unstemmed Relações solo-fauna durante sucessão florestal em áreas de clareiras por movimento de massa em Mata Atlântica.
title_sort Relações solo-fauna durante sucessão florestal em áreas de clareiras por movimento de massa em Mata Atlântica.
author CHIROL, A. D'A.
author_facet CHIROL, A. D'A.
COELHO NETTO, A. L.
PEREZ, D. V.
author_role author
author2 COELHO NETTO, A. L.
PEREZ, D. V.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ACHILES D'AVILA CHIROL, UERJ; ANA LUIZA COELHO NETTO, UFRJ; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv CHIROL, A. D'A.
COELHO NETTO, A. L.
PEREZ, D. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Sucessão florestal
Movimentos de massa
Mata Atlântica
topic Sucessão florestal
Movimentos de massa
Mata Atlântica
description Os movimentos de massa são feições naturais do Ambiente de Mata Atlântica, trazendo diversas transformações na paisagem, tanto do ponto de vista ecológico como hidrológico. O presente trabalho observou como se dá a recuperação dos nutrientes do solo e da fauna de microartrópodes em três áreas de deslizamento, levando em conta as características morfológicas de cada uma, que variam em tamanho e forma, sempre as comparando com uma área de floresta clímax local. Observou-se que as clareiras de maior porte apresentam condições menos favoráveis a sucessão, assim como maior propagação de efeito de borda. A densidade da fauna diferiu sensivelmente entre as áreas de clareira e a da floresta, assim como os principais nutrientes do solo, com maiores teores na floresta e no topo do solo, principalmente o fósforo. A diversidade de habitats que são criados por estas clareiras pode estar fortemente associada à biodiversidade elevada típica destes ecossistemas, influenciando diretamente na sua dinâmica na resiliência deste.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12T00:04:30Z
2018-12-12T00:04:30Z
2018-12-11
2018
2018-12-12T00:04:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste, v. 4, p. 1-26, 2018. Número especial.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101164
identifier_str_mv Revista de Geociências do Nordeste, v. 4, p. 1-26, 2018. Número especial.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503466693951488