Modelos aleatórios na estimação da localização de QTLs em famílias de meios-irmãos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, M. V. G. B. da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: MARTINEZ, M. L., TORRES, R. de A., LOPES, P. S., EUCLYDES, R. F., PEREIRA, C. S., MACHADO, M. A., ARBEX, W.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/594886
https://doi.org/10.1590/S1516-35982005000100009
Resumo: O procedimento de mapeamento por intervalo baseado em modelo aleatório foi aplicado para estudar sua robustez e propriedades no mapeamento de dois QTLs, em populações constituídas de famílias de meios-irmãos. Sob o modelo aleatório, a localização e os componentes de variância foram estimados usando o método da máxima verossimilhança. A estimação dos parâmetros foi baseada na metodologia de pares de irmãos. As proporções de genes idênticos por descendência (IBD) dos QTLs foram estimadas a partir das proporções IBD de dois marcadores flanqueadores. As estimativas dos parâmetros dos QTLs (localizações e componentes de variância) e do poder de detecção, em uma característica com h2 = 0,25, foram obtidas usando dados simulados, variando-se o número de famílias, o tamanho das famílias e a proporção da variância genética devida aos QTLs e à posição dos QTLs, localizados no mesmo intervalo, em intervalos adjacentes e não-adjacentes. Os fatores que mais influenciaram as estimativas dos parâmetros foram as proporções da variância devida aos QTLs, ao número e ao tamanho das famílias. As estimativas mais viesadas dos componentes dos QTLs e poligênico foram obtidas com a análise dos registros de somente dez famílias. Com número suficiente de famílias e de indivíduos nas famílias e altas proporções de variância genética devida aos QTLs, o modelo aleatório pode detectar QTL com alto poder, apresentando estimativas das posições com boa acurácia, se não existirem dois QTLs no mesmo intervalo. Para o mapeamento fino e estimativas apropriadas da variância dos QTLs, métodos mais sofisticados devem ser utilizados.
id EMBR_98e9fee60a72213a61ea066e59f62dbf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/594886
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Modelos aleatórios na estimação da localização de QTLs em famílias de meios-irmãos.Mapeamento por intervaloMarcador GenéticoO procedimento de mapeamento por intervalo baseado em modelo aleatório foi aplicado para estudar sua robustez e propriedades no mapeamento de dois QTLs, em populações constituídas de famílias de meios-irmãos. Sob o modelo aleatório, a localização e os componentes de variância foram estimados usando o método da máxima verossimilhança. A estimação dos parâmetros foi baseada na metodologia de pares de irmãos. As proporções de genes idênticos por descendência (IBD) dos QTLs foram estimadas a partir das proporções IBD de dois marcadores flanqueadores. As estimativas dos parâmetros dos QTLs (localizações e componentes de variância) e do poder de detecção, em uma característica com h2 = 0,25, foram obtidas usando dados simulados, variando-se o número de famílias, o tamanho das famílias e a proporção da variância genética devida aos QTLs e à posição dos QTLs, localizados no mesmo intervalo, em intervalos adjacentes e não-adjacentes. Os fatores que mais influenciaram as estimativas dos parâmetros foram as proporções da variância devida aos QTLs, ao número e ao tamanho das famílias. As estimativas mais viesadas dos componentes dos QTLs e poligênico foram obtidas com a análise dos registros de somente dez famílias. Com número suficiente de famílias e de indivíduos nas famílias e altas proporções de variância genética devida aos QTLs, o modelo aleatório pode detectar QTL com alto poder, apresentando estimativas das posições com boa acurácia, se não existirem dois QTLs no mesmo intervalo. Para o mapeamento fino e estimativas apropriadas da variância dos QTLs, métodos mais sofisticados devem ser utilizados.CNPGL.SILVA, M. V. G. B. daMARTINEZ, M. L.TORRES, R. de A.LOPES, P. S.EUCLYDES, R. F.PEREIRA, C. S.MACHADO, M. A.ARBEX, W.2023-01-23T21:02:34Z2023-01-23T21:02:34Z2005-10-112005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Zootecnia, v. 34, n. 1, p. 66-75, 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/594886https://doi.org/10.1590/S1516-35982005000100009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-01-23T21:02:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/594886Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-01-23T21:02:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-01-23T21:02:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos aleatórios na estimação da localização de QTLs em famílias de meios-irmãos.
title Modelos aleatórios na estimação da localização de QTLs em famílias de meios-irmãos.
spellingShingle Modelos aleatórios na estimação da localização de QTLs em famílias de meios-irmãos.
SILVA, M. V. G. B. da
Mapeamento por intervalo
Marcador Genético
title_short Modelos aleatórios na estimação da localização de QTLs em famílias de meios-irmãos.
title_full Modelos aleatórios na estimação da localização de QTLs em famílias de meios-irmãos.
title_fullStr Modelos aleatórios na estimação da localização de QTLs em famílias de meios-irmãos.
title_full_unstemmed Modelos aleatórios na estimação da localização de QTLs em famílias de meios-irmãos.
title_sort Modelos aleatórios na estimação da localização de QTLs em famílias de meios-irmãos.
author SILVA, M. V. G. B. da
author_facet SILVA, M. V. G. B. da
MARTINEZ, M. L.
TORRES, R. de A.
LOPES, P. S.
EUCLYDES, R. F.
PEREIRA, C. S.
MACHADO, M. A.
ARBEX, W.
author_role author
author2 MARTINEZ, M. L.
TORRES, R. de A.
LOPES, P. S.
EUCLYDES, R. F.
PEREIRA, C. S.
MACHADO, M. A.
ARBEX, W.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPGL.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, M. V. G. B. da
MARTINEZ, M. L.
TORRES, R. de A.
LOPES, P. S.
EUCLYDES, R. F.
PEREIRA, C. S.
MACHADO, M. A.
ARBEX, W.
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento por intervalo
Marcador Genético
topic Mapeamento por intervalo
Marcador Genético
description O procedimento de mapeamento por intervalo baseado em modelo aleatório foi aplicado para estudar sua robustez e propriedades no mapeamento de dois QTLs, em populações constituídas de famílias de meios-irmãos. Sob o modelo aleatório, a localização e os componentes de variância foram estimados usando o método da máxima verossimilhança. A estimação dos parâmetros foi baseada na metodologia de pares de irmãos. As proporções de genes idênticos por descendência (IBD) dos QTLs foram estimadas a partir das proporções IBD de dois marcadores flanqueadores. As estimativas dos parâmetros dos QTLs (localizações e componentes de variância) e do poder de detecção, em uma característica com h2 = 0,25, foram obtidas usando dados simulados, variando-se o número de famílias, o tamanho das famílias e a proporção da variância genética devida aos QTLs e à posição dos QTLs, localizados no mesmo intervalo, em intervalos adjacentes e não-adjacentes. Os fatores que mais influenciaram as estimativas dos parâmetros foram as proporções da variância devida aos QTLs, ao número e ao tamanho das famílias. As estimativas mais viesadas dos componentes dos QTLs e poligênico foram obtidas com a análise dos registros de somente dez famílias. Com número suficiente de famílias e de indivíduos nas famílias e altas proporções de variância genética devida aos QTLs, o modelo aleatório pode detectar QTL com alto poder, apresentando estimativas das posições com boa acurácia, se não existirem dois QTLs no mesmo intervalo. Para o mapeamento fino e estimativas apropriadas da variância dos QTLs, métodos mais sofisticados devem ser utilizados.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-11
2005
2023-01-23T21:02:34Z
2023-01-23T21:02:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia, v. 34, n. 1, p. 66-75, 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/594886
https://doi.org/10.1590/S1516-35982005000100009
identifier_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia, v. 34, n. 1, p. 66-75, 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/594886
https://doi.org/10.1590/S1516-35982005000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503538336858112