Efeito da adição da parte aérea de plantas de cobertura na fitotoxidade de cobre em solo cultivado com videira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBARELLO, J. B.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: DAL MAGRO, R., MELO, G. W. B. de, FREITAS, R. F., RODIGHERO, K., OLIVEIRA, P. D. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992448
Resumo: A calda bordalesa é um fungicida cúprico utilizado para prevenção do Míldio que, quando utilizado em excesso, eleva os teores de cobre no solo e, assim, podendo se tornar tóxico às plantas. As plantas de cobertura durante o processo de decomposição liberam substâncias que podem se ligar ao cobre e mitigar o efeito fitotóxico. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da adição da parte aérea de diferentes plantas de cobertura no comportamento produtivo da videira crescendo sob ação de alta concentração de cobre no solo. O experimento foi realizado em casa de vegetação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições, combinando as gramíneas aveia e azevém, a leguminosa ervilhaca, e nabo forrageiro com duas doses de cobre e modo de distribuição das plantas de cobertura. Avaliou-se o crescimento do ramo das plantas. Os resultados demonstram que o cobre em excesso limitou o crescimento das mudas de videira e as plantas de cobertura ao longo do tempo, vão perdendo a influência no crescimento das mudas. O excesso de cobre no solo diminuiu a altura das mudas de videira. A localização das plantas no solo não interfere no crescimento das plantas. As plantas de cobertura perderam a influência no crescimento da videira com o passar do tempo.
id EMBR_99794164b4ad62ba3ee5a4f0d2e946c9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/992448
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito da adição da parte aérea de plantas de cobertura na fitotoxidade de cobre em solo cultivado com videira.VideiraItotoxicidadeCalda bordalesaMildioCobreSoloA calda bordalesa é um fungicida cúprico utilizado para prevenção do Míldio que, quando utilizado em excesso, eleva os teores de cobre no solo e, assim, podendo se tornar tóxico às plantas. As plantas de cobertura durante o processo de decomposição liberam substâncias que podem se ligar ao cobre e mitigar o efeito fitotóxico. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da adição da parte aérea de diferentes plantas de cobertura no comportamento produtivo da videira crescendo sob ação de alta concentração de cobre no solo. O experimento foi realizado em casa de vegetação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições, combinando as gramíneas aveia e azevém, a leguminosa ervilhaca, e nabo forrageiro com duas doses de cobre e modo de distribuição das plantas de cobertura. Avaliou-se o crescimento do ramo das plantas. Os resultados demonstram que o cobre em excesso limitou o crescimento das mudas de videira e as plantas de cobertura ao longo do tempo, vão perdendo a influência no crescimento das mudas. O excesso de cobre no solo diminuiu a altura das mudas de videira. A localização das plantas no solo não interfere no crescimento das plantas. As plantas de cobertura perderam a influência no crescimento da videira com o passar do tempo.Resumo expandido.Jean Bressan Albarello; Renan Dal Magro; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; Rafael Fernando Freitas; Karine Rodighero; Paula Duarte de Oliveira.ALBARELLO, J. B.DAL MAGRO, R.MELO, G. W. B. deFREITAS, R. F.RODIGHERO, K.OLIVEIRA, P. D. de2014-08-13T11:11:11Z2014-08-13T11:11:11Z2014-08-1320132019-04-02T11:11:11ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion3 p.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Costão do Santinho, SC. Ciência do solo: para quê e para quem? Anais... Costão do Santinho: SBCS, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:58:59Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/992448Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:58:59Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da adição da parte aérea de plantas de cobertura na fitotoxidade de cobre em solo cultivado com videira.
title Efeito da adição da parte aérea de plantas de cobertura na fitotoxidade de cobre em solo cultivado com videira.
spellingShingle Efeito da adição da parte aérea de plantas de cobertura na fitotoxidade de cobre em solo cultivado com videira.
ALBARELLO, J. B.
Videira
Itotoxicidade
Calda bordalesa
Mildio
Cobre
Solo
title_short Efeito da adição da parte aérea de plantas de cobertura na fitotoxidade de cobre em solo cultivado com videira.
title_full Efeito da adição da parte aérea de plantas de cobertura na fitotoxidade de cobre em solo cultivado com videira.
title_fullStr Efeito da adição da parte aérea de plantas de cobertura na fitotoxidade de cobre em solo cultivado com videira.
title_full_unstemmed Efeito da adição da parte aérea de plantas de cobertura na fitotoxidade de cobre em solo cultivado com videira.
title_sort Efeito da adição da parte aérea de plantas de cobertura na fitotoxidade de cobre em solo cultivado com videira.
author ALBARELLO, J. B.
author_facet ALBARELLO, J. B.
DAL MAGRO, R.
MELO, G. W. B. de
FREITAS, R. F.
RODIGHERO, K.
OLIVEIRA, P. D. de
author_role author
author2 DAL MAGRO, R.
MELO, G. W. B. de
FREITAS, R. F.
RODIGHERO, K.
OLIVEIRA, P. D. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jean Bressan Albarello; Renan Dal Magro; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; Rafael Fernando Freitas; Karine Rodighero; Paula Duarte de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBARELLO, J. B.
DAL MAGRO, R.
MELO, G. W. B. de
FREITAS, R. F.
RODIGHERO, K.
OLIVEIRA, P. D. de
dc.subject.por.fl_str_mv Videira
Itotoxicidade
Calda bordalesa
Mildio
Cobre
Solo
topic Videira
Itotoxicidade
Calda bordalesa
Mildio
Cobre
Solo
description A calda bordalesa é um fungicida cúprico utilizado para prevenção do Míldio que, quando utilizado em excesso, eleva os teores de cobre no solo e, assim, podendo se tornar tóxico às plantas. As plantas de cobertura durante o processo de decomposição liberam substâncias que podem se ligar ao cobre e mitigar o efeito fitotóxico. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da adição da parte aérea de diferentes plantas de cobertura no comportamento produtivo da videira crescendo sob ação de alta concentração de cobre no solo. O experimento foi realizado em casa de vegetação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições, combinando as gramíneas aveia e azevém, a leguminosa ervilhaca, e nabo forrageiro com duas doses de cobre e modo de distribuição das plantas de cobertura. Avaliou-se o crescimento do ramo das plantas. Os resultados demonstram que o cobre em excesso limitou o crescimento das mudas de videira e as plantas de cobertura ao longo do tempo, vão perdendo a influência no crescimento das mudas. O excesso de cobre no solo diminuiu a altura das mudas de videira. A localização das plantas no solo não interfere no crescimento das plantas. As plantas de cobertura perderam a influência no crescimento da videira com o passar do tempo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-13T11:11:11Z
2014-08-13T11:11:11Z
2014-08-13
2019-04-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Costão do Santinho, SC. Ciência do solo: para quê e para quem? Anais... Costão do Santinho: SBCS, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992448
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Costão do Santinho, SC. Ciência do solo: para quê e para quem? Anais... Costão do Santinho: SBCS, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695339708153856