Performance econômica e ambiental de agricultura agroflorestal e convencional no município de Nova Olinda-CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, T. T. da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: DRUMOND, M. A., BAKKER, I. A, SILVA, S. M. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042660
Resumo: Inúmeras experiências agrícolas alternativas surgiram no sertão nordestino. Com bons resultados, essas experiências agroflorestais expandiram-se para outras áreas, como, por exemplo, a Chapada do Araripe, no Ceará, Brasil. Este estudo teve como objetivo comparar os benefícios econômicos e ambientais de um sistema agroflorestal (SAF) em relação à agricultura convencional, no município de Nova Olinda-CE. A pesquisa foi realizada em uma propriedade que desenvolve o SAF comparando com uma que emprega a agricultura convencional. Utilizou-se, no estudo, a análise descritiva. Nos aspectos econômicos, foram avaliados: Valor Bruto de Produção (VBP), Custos na produção (CP), Lucro Bruto (LB) e Relação Benefício/Custo (B/C). Na performance ambiental, utilizaram-se os parâmetros do Guia do Meio Ambiente para o Produtor Rural, elaborado pelo Banco do Nordeste. Para o teor de fertilidade do solo, foram colhidas amostras de solos de acordo com a metodologia da Embrapa Os resultados mostraram que o SAF possibilita melhor convivência com as adversidades climáticas do semiárido. O SAF estudado superou, em viabilidade econômica, a agricultura convencional. Onde é desenvolvido o SAF, possui boa performance ambiental, na agricultura convencional, essa performance é baixa.
id EMBR_9a7eb490fcc5cc7b7dc8e1f1823cb7c0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1042660
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Performance econômica e ambiental de agricultura agroflorestal e convencional no município de Nova Olinda-CE.Sistema AgroflorestalRegião semiáridaAgroforestry systemAgrosilvopastoral systemsSilviculturaAgrossilviculturaAgricultura SustentávelSilvopastoral systemsInúmeras experiências agrícolas alternativas surgiram no sertão nordestino. Com bons resultados, essas experiências agroflorestais expandiram-se para outras áreas, como, por exemplo, a Chapada do Araripe, no Ceará, Brasil. Este estudo teve como objetivo comparar os benefícios econômicos e ambientais de um sistema agroflorestal (SAF) em relação à agricultura convencional, no município de Nova Olinda-CE. A pesquisa foi realizada em uma propriedade que desenvolve o SAF comparando com uma que emprega a agricultura convencional. Utilizou-se, no estudo, a análise descritiva. Nos aspectos econômicos, foram avaliados: Valor Bruto de Produção (VBP), Custos na produção (CP), Lucro Bruto (LB) e Relação Benefício/Custo (B/C). Na performance ambiental, utilizaram-se os parâmetros do Guia do Meio Ambiente para o Produtor Rural, elaborado pelo Banco do Nordeste. Para o teor de fertilidade do solo, foram colhidas amostras de solos de acordo com a metodologia da Embrapa Os resultados mostraram que o SAF possibilita melhor convivência com as adversidades climáticas do semiárido. O SAF estudado superou, em viabilidade econômica, a agricultura convencional. Onde é desenvolvido o SAF, possui boa performance ambiental, na agricultura convencional, essa performance é baixa.Edição especial.Teresinha Teixeira da Silva, UFCG - PATOS, PB; MARCOS ANTONIO DRUMOND, CPATSA; Ivonete Alves Bakker, UFCG - PATOS,PB; Severino Manuel da Silva, UFPB- PATOS,PB.SILVA, T. T. daDRUMOND, M. A.BAKKER, I. ASILVA, S. M. da2016-04-06T11:11:11Z2016-04-06T11:11:11Z2016-04-0620152016-04-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 10, n. 5, p. 85-91, dez., 2015.1981-8203http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/104266010.18378/rvads.v10i5.3817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:19:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1042660Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:19:37falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:19:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Performance econômica e ambiental de agricultura agroflorestal e convencional no município de Nova Olinda-CE.
title Performance econômica e ambiental de agricultura agroflorestal e convencional no município de Nova Olinda-CE.
spellingShingle Performance econômica e ambiental de agricultura agroflorestal e convencional no município de Nova Olinda-CE.
SILVA, T. T. da
Sistema Agroflorestal
Região semiárida
Agroforestry system
Agrosilvopastoral systems
Silvicultura
Agrossilvicultura
Agricultura Sustentável
Silvopastoral systems
title_short Performance econômica e ambiental de agricultura agroflorestal e convencional no município de Nova Olinda-CE.
title_full Performance econômica e ambiental de agricultura agroflorestal e convencional no município de Nova Olinda-CE.
title_fullStr Performance econômica e ambiental de agricultura agroflorestal e convencional no município de Nova Olinda-CE.
title_full_unstemmed Performance econômica e ambiental de agricultura agroflorestal e convencional no município de Nova Olinda-CE.
title_sort Performance econômica e ambiental de agricultura agroflorestal e convencional no município de Nova Olinda-CE.
author SILVA, T. T. da
author_facet SILVA, T. T. da
DRUMOND, M. A.
BAKKER, I. A
SILVA, S. M. da
author_role author
author2 DRUMOND, M. A.
BAKKER, I. A
SILVA, S. M. da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teresinha Teixeira da Silva, UFCG - PATOS, PB; MARCOS ANTONIO DRUMOND, CPATSA; Ivonete Alves Bakker, UFCG - PATOS,PB; Severino Manuel da Silva, UFPB- PATOS,PB.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, T. T. da
DRUMOND, M. A.
BAKKER, I. A
SILVA, S. M. da
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Agroflorestal
Região semiárida
Agroforestry system
Agrosilvopastoral systems
Silvicultura
Agrossilvicultura
Agricultura Sustentável
Silvopastoral systems
topic Sistema Agroflorestal
Região semiárida
Agroforestry system
Agrosilvopastoral systems
Silvicultura
Agrossilvicultura
Agricultura Sustentável
Silvopastoral systems
description Inúmeras experiências agrícolas alternativas surgiram no sertão nordestino. Com bons resultados, essas experiências agroflorestais expandiram-se para outras áreas, como, por exemplo, a Chapada do Araripe, no Ceará, Brasil. Este estudo teve como objetivo comparar os benefícios econômicos e ambientais de um sistema agroflorestal (SAF) em relação à agricultura convencional, no município de Nova Olinda-CE. A pesquisa foi realizada em uma propriedade que desenvolve o SAF comparando com uma que emprega a agricultura convencional. Utilizou-se, no estudo, a análise descritiva. Nos aspectos econômicos, foram avaliados: Valor Bruto de Produção (VBP), Custos na produção (CP), Lucro Bruto (LB) e Relação Benefício/Custo (B/C). Na performance ambiental, utilizaram-se os parâmetros do Guia do Meio Ambiente para o Produtor Rural, elaborado pelo Banco do Nordeste. Para o teor de fertilidade do solo, foram colhidas amostras de solos de acordo com a metodologia da Embrapa Os resultados mostraram que o SAF possibilita melhor convivência com as adversidades climáticas do semiárido. O SAF estudado superou, em viabilidade econômica, a agricultura convencional. Onde é desenvolvido o SAF, possui boa performance ambiental, na agricultura convencional, essa performance é baixa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-06T11:11:11Z
2016-04-06T11:11:11Z
2016-04-06
2016-04-12T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 10, n. 5, p. 85-91, dez., 2015.
1981-8203
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042660
10.18378/rvads.v10i5.3817
identifier_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 10, n. 5, p. 85-91, dez., 2015.
1981-8203
10.18378/rvads.v10i5.3817
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503420292366336