Composição química e pH de silagens de forrageiras nativas e adaptadas ao semi-árido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAGAS, E. C. de O.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: ARAUJO, G. G. L. de, MOREIRA, J. N., TOSTO, M. S. L., DANTAS, F. R., FRANÇA, C. A. de, JESUS, L. S. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158037
Resumo: Objetivou-se avaliar a composição química e o pH das silagens de maniçoba, mata-pasto, leucena e gliricídia, produzidas e confeccionadas, com a participação de produtos da fazenda Boqueirão localizada no município de Flores - PE, e armazenadas em tubos de PVC por 72 dias de fermentação. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repetições, onde as espécies forrageiras constituíram os tratamentos. Foi determinado o valor de pH, matéria seca (MS), matéria mineral (MM), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e estimado os nutrientes digestíveis totais (NDT). Ocorreu diferença significativa (P<0,01) entre os parâmetros avaliados para as espécies forrageiras utilizadas, exceto para FDN e NDT, obtendo-se em média 51,56 e 62,27%, respectivamente. As silagens de gliricídia e leucena apresentaram maiores valores de PB, 19,31 e 19,09%, bem como melhores teores de pH, 4,46 e 4,80, respectivamente, caracterizando em silagens de ótima qualidade. As forrageiras utilizadas apresentaram bons valores nutritivos e de pH, caracterizando-se em forragens que se prestam para a ensilagem no semi-árido nordestino.
id EMBR_9ad3ac48a8129c96e6daf9849a048986
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/158037
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Composição química e pH de silagens de forrageiras nativas e adaptadas ao semi-árido.Forrageira nativaAlimentação animalRegião semi-áridaSilagemAlimentação na secaNutrição AnimalCaatingaPlanta forrageiraNutrienteFeedsNutrientsObjetivou-se avaliar a composição química e o pH das silagens de maniçoba, mata-pasto, leucena e gliricídia, produzidas e confeccionadas, com a participação de produtos da fazenda Boqueirão localizada no município de Flores - PE, e armazenadas em tubos de PVC por 72 dias de fermentação. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repetições, onde as espécies forrageiras constituíram os tratamentos. Foi determinado o valor de pH, matéria seca (MS), matéria mineral (MM), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e estimado os nutrientes digestíveis totais (NDT). Ocorreu diferença significativa (P<0,01) entre os parâmetros avaliados para as espécies forrageiras utilizadas, exceto para FDN e NDT, obtendo-se em média 51,56 e 62,27%, respectivamente. As silagens de gliricídia e leucena apresentaram maiores valores de PB, 19,31 e 19,09%, bem como melhores teores de pH, 4,46 e 4,80, respectivamente, caracterizando em silagens de ótima qualidade. As forrageiras utilizadas apresentaram bons valores nutritivos e de pH, caracterizando-se em forragens que se prestam para a ensilagem no semi-árido nordestino.GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSAJOSE NILTON MOREIRA, CPATSA.CHAGAS, E. C. de O.ARAUJO, G. G. L. deMOREIRA, J. N.TOSTO, M. S. L.DANTAS, F. R.FRANÇA, C. A. deJESUS, L. S. de2011-04-09T20:29:28Z2011-04-09T20:29:28Z2007-01-0420062019-06-06T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 4.; SIMPÓSIO NORDESTINO SE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 10.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 1., 2006, Petrolina. Anais... Petrolina: SNPA; Embrapa Semi-Árido, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:35:46Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/158037Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:35:46Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição química e pH de silagens de forrageiras nativas e adaptadas ao semi-árido.
title Composição química e pH de silagens de forrageiras nativas e adaptadas ao semi-árido.
spellingShingle Composição química e pH de silagens de forrageiras nativas e adaptadas ao semi-árido.
CHAGAS, E. C. de O.
Forrageira nativa
Alimentação animal
Região semi-árida
Silagem
Alimentação na seca
Nutrição Animal
Caatinga
Planta forrageira
Nutriente
Feeds
Nutrients
title_short Composição química e pH de silagens de forrageiras nativas e adaptadas ao semi-árido.
title_full Composição química e pH de silagens de forrageiras nativas e adaptadas ao semi-árido.
title_fullStr Composição química e pH de silagens de forrageiras nativas e adaptadas ao semi-árido.
title_full_unstemmed Composição química e pH de silagens de forrageiras nativas e adaptadas ao semi-árido.
title_sort Composição química e pH de silagens de forrageiras nativas e adaptadas ao semi-árido.
author CHAGAS, E. C. de O.
author_facet CHAGAS, E. C. de O.
ARAUJO, G. G. L. de
MOREIRA, J. N.
TOSTO, M. S. L.
DANTAS, F. R.
FRANÇA, C. A. de
JESUS, L. S. de
author_role author
author2 ARAUJO, G. G. L. de
MOREIRA, J. N.
TOSTO, M. S. L.
DANTAS, F. R.
FRANÇA, C. A. de
JESUS, L. S. de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA
JOSE NILTON MOREIRA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv CHAGAS, E. C. de O.
ARAUJO, G. G. L. de
MOREIRA, J. N.
TOSTO, M. S. L.
DANTAS, F. R.
FRANÇA, C. A. de
JESUS, L. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Forrageira nativa
Alimentação animal
Região semi-árida
Silagem
Alimentação na seca
Nutrição Animal
Caatinga
Planta forrageira
Nutriente
Feeds
Nutrients
topic Forrageira nativa
Alimentação animal
Região semi-árida
Silagem
Alimentação na seca
Nutrição Animal
Caatinga
Planta forrageira
Nutriente
Feeds
Nutrients
description Objetivou-se avaliar a composição química e o pH das silagens de maniçoba, mata-pasto, leucena e gliricídia, produzidas e confeccionadas, com a participação de produtos da fazenda Boqueirão localizada no município de Flores - PE, e armazenadas em tubos de PVC por 72 dias de fermentação. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repetições, onde as espécies forrageiras constituíram os tratamentos. Foi determinado o valor de pH, matéria seca (MS), matéria mineral (MM), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e estimado os nutrientes digestíveis totais (NDT). Ocorreu diferença significativa (P<0,01) entre os parâmetros avaliados para as espécies forrageiras utilizadas, exceto para FDN e NDT, obtendo-se em média 51,56 e 62,27%, respectivamente. As silagens de gliricídia e leucena apresentaram maiores valores de PB, 19,31 e 19,09%, bem como melhores teores de pH, 4,46 e 4,80, respectivamente, caracterizando em silagens de ótima qualidade. As forrageiras utilizadas apresentaram bons valores nutritivos e de pH, caracterizando-se em forragens que se prestam para a ensilagem no semi-árido nordestino.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2007-01-04
2011-04-09T20:29:28Z
2011-04-09T20:29:28Z
2019-06-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 4.; SIMPÓSIO NORDESTINO SE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 10.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 1., 2006, Petrolina. Anais... Petrolina: SNPA; Embrapa Semi-Árido, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158037
identifier_str_mv In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 4.; SIMPÓSIO NORDESTINO SE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 10.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 1., 2006, Petrolina. Anais... Petrolina: SNPA; Embrapa Semi-Árido, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695159947624448