Influência do espaçamento na densidade da madeira de Bagassa guianensis Aubl. (Tatajuba) no planaldo de Belterra, Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, M. S. P. de
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: CARVALHO, J. O. P. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403272
Resumo: As espécies arbóreas em florestas tropicais possuem madeiras com muita variação sob o ponto de vista de suas propriedades tecnológicas. Portanto, é necessário que se conheça com mais detalhes as propriedades tecnológicas em relação as silviculturais, principalmente daquelas espécies com potencial para comercialização. Várias espécies nativas estão sendo plantadas, por apresentarem crescimento rápido, porém pouco se sabe a respeito de suas propriedades tecnológicas e a relação em cada sistema ou método de plantio e tratos culturais. Visando contribuir para aumentar as informações sobre a interação entre as propriedades tecnológicas e a Silvicultura, este trabalho teve por objetivo estudar a densidade básica da espécie Bagassa guianensis Aubl., em quatro espaçamentos, em plantio com 16 anos de idade, em área do Campo Experimental da Embrapa Amazônia Oriental, em Belterra. Estado do Pará. Os dados foram coletados em uma plantação de Bagassa guianensis Aubl. cobrindo uma área de 5,75 ha. Foram sorteadas, aleatoriamente, 8 árvores por espaçamento (3mx2m, 3mx3m, 3mx4m e 4mx4m). perfazendo urn total de 32 indivíduos. Considerando que a Bagassa guianensis Aubl. pode ter diversos usos, desde construção civil e naval ate móveis finos, os resultados deste trabalho mostram que a espécie pode ser plantada em diferentes espaçamentos, de acordo com o use final pretendido, já que não houve influência dos espaçamentos estudados na densidade básica da madeira.
id EMBR_9d5afe13f4122483f9bfd375b9838145
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/403272
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência do espaçamento na densidade da madeira de Bagassa guianensis Aubl. (Tatajuba) no planaldo de Belterra, Pará.BelterraParáBrasilBagassa GuianensisDensidade da MadeiraEspaçamentoReflorestamentoTatajubaAmazoniaAs espécies arbóreas em florestas tropicais possuem madeiras com muita variação sob o ponto de vista de suas propriedades tecnológicas. Portanto, é necessário que se conheça com mais detalhes as propriedades tecnológicas em relação as silviculturais, principalmente daquelas espécies com potencial para comercialização. Várias espécies nativas estão sendo plantadas, por apresentarem crescimento rápido, porém pouco se sabe a respeito de suas propriedades tecnológicas e a relação em cada sistema ou método de plantio e tratos culturais. Visando contribuir para aumentar as informações sobre a interação entre as propriedades tecnológicas e a Silvicultura, este trabalho teve por objetivo estudar a densidade básica da espécie Bagassa guianensis Aubl., em quatro espaçamentos, em plantio com 16 anos de idade, em área do Campo Experimental da Embrapa Amazônia Oriental, em Belterra. Estado do Pará. Os dados foram coletados em uma plantação de Bagassa guianensis Aubl. cobrindo uma área de 5,75 ha. Foram sorteadas, aleatoriamente, 8 árvores por espaçamento (3mx2m, 3mx3m, 3mx4m e 4mx4m). perfazendo urn total de 32 indivíduos. Considerando que a Bagassa guianensis Aubl. pode ter diversos usos, desde construção civil e naval ate móveis finos, os resultados deste trabalho mostram que a espécie pode ser plantada em diferentes espaçamentos, de acordo com o use final pretendido, já que não houve influência dos espaçamentos estudados na densidade básica da madeira.Manoel Sebastião Pereira de Carvalho, FCAP; JOÃO OLEGÁRIO PEREIRA DE CARVALHO, CPATU.CARVALHO, M. S. P. deCARVALHO, J. O. P. de2016-09-19T19:40:01Z2016-09-19T19:40:01Z2003-07-2120012016-09-19T19:40:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências Agrárias, n. 35, p. 73-78, 2001.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:18:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/403272Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:18:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do espaçamento na densidade da madeira de Bagassa guianensis Aubl. (Tatajuba) no planaldo de Belterra, Pará.
title Influência do espaçamento na densidade da madeira de Bagassa guianensis Aubl. (Tatajuba) no planaldo de Belterra, Pará.
spellingShingle Influência do espaçamento na densidade da madeira de Bagassa guianensis Aubl. (Tatajuba) no planaldo de Belterra, Pará.
CARVALHO, M. S. P. de
Belterra
Pará
Brasil
Bagassa Guianensis
Densidade da Madeira
Espaçamento
Reflorestamento
Tatajuba
Amazonia
title_short Influência do espaçamento na densidade da madeira de Bagassa guianensis Aubl. (Tatajuba) no planaldo de Belterra, Pará.
title_full Influência do espaçamento na densidade da madeira de Bagassa guianensis Aubl. (Tatajuba) no planaldo de Belterra, Pará.
title_fullStr Influência do espaçamento na densidade da madeira de Bagassa guianensis Aubl. (Tatajuba) no planaldo de Belterra, Pará.
title_full_unstemmed Influência do espaçamento na densidade da madeira de Bagassa guianensis Aubl. (Tatajuba) no planaldo de Belterra, Pará.
title_sort Influência do espaçamento na densidade da madeira de Bagassa guianensis Aubl. (Tatajuba) no planaldo de Belterra, Pará.
author CARVALHO, M. S. P. de
author_facet CARVALHO, M. S. P. de
CARVALHO, J. O. P. de
author_role author
author2 CARVALHO, J. O. P. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manoel Sebastião Pereira de Carvalho, FCAP; JOÃO OLEGÁRIO PEREIRA DE CARVALHO, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, M. S. P. de
CARVALHO, J. O. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Belterra
Pará
Brasil
Bagassa Guianensis
Densidade da Madeira
Espaçamento
Reflorestamento
Tatajuba
Amazonia
topic Belterra
Pará
Brasil
Bagassa Guianensis
Densidade da Madeira
Espaçamento
Reflorestamento
Tatajuba
Amazonia
description As espécies arbóreas em florestas tropicais possuem madeiras com muita variação sob o ponto de vista de suas propriedades tecnológicas. Portanto, é necessário que se conheça com mais detalhes as propriedades tecnológicas em relação as silviculturais, principalmente daquelas espécies com potencial para comercialização. Várias espécies nativas estão sendo plantadas, por apresentarem crescimento rápido, porém pouco se sabe a respeito de suas propriedades tecnológicas e a relação em cada sistema ou método de plantio e tratos culturais. Visando contribuir para aumentar as informações sobre a interação entre as propriedades tecnológicas e a Silvicultura, este trabalho teve por objetivo estudar a densidade básica da espécie Bagassa guianensis Aubl., em quatro espaçamentos, em plantio com 16 anos de idade, em área do Campo Experimental da Embrapa Amazônia Oriental, em Belterra. Estado do Pará. Os dados foram coletados em uma plantação de Bagassa guianensis Aubl. cobrindo uma área de 5,75 ha. Foram sorteadas, aleatoriamente, 8 árvores por espaçamento (3mx2m, 3mx3m, 3mx4m e 4mx4m). perfazendo urn total de 32 indivíduos. Considerando que a Bagassa guianensis Aubl. pode ter diversos usos, desde construção civil e naval ate móveis finos, os resultados deste trabalho mostram que a espécie pode ser plantada em diferentes espaçamentos, de acordo com o use final pretendido, já que não houve influência dos espaçamentos estudados na densidade básica da madeira.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2003-07-21
2016-09-19T19:40:01Z
2016-09-19T19:40:01Z
2016-09-19T19:40:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias, n. 35, p. 73-78, 2001.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403272
identifier_str_mv Revista de Ciências Agrárias, n. 35, p. 73-78, 2001.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695440541319168