Diversidade de espécies em florestas secundária e primária, sob efeito de diferentes sistemas silviculturais, na Amazônia Oriental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: YARED, J. A. G.
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: COUTO, L., LEITE, H. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/405457
Resumo: Sistemas silviculturais foram aplicados experimentalmente em florestas secundária e primária, na Amazônia oriental, visando aumentar a produção de madeira de espécies de interesse econômico. Neste trabalho, foi analisada a diversidade de espécies arbóreas nos dois tipos de florestas, após o uso de diferentes sistemas. A avaliação dos povoamentos e das florestas naturais foi realizada por meio de inventários florestais, usando-se o processo de amostragem aleatória simples e identificando-se as espécies presentes. O índice de Shannon- Weaver, acompanhado do teste t de Student, foi utilizado para comparar a diversidade de espécies nos povoamentos manejados com a respectiva floresta de controle. Verificou-se que as florestas secundária e primária de controle apresentaram maior número médio de espécies (21 e 36,4, respecti vamente) por unidade de amostra (1.000 m-), lendo o mesmo ocorrido com os índices médios de diversidade (2,61 e 3,43, respectivamente). A riqueza e a diversidade de espécies variaram de acordo com o tipo de floresta e com o sistema adotado, mas as práticas de manejo adotadas possibilitaram a manutenção de uma composição florística ainda diversificada.
id EMBR_9dc9321a621709360b8379bf8552bf73
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/405457
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Diversidade de espécies em florestas secundária e primária, sob efeito de diferentes sistemas silviculturais, na Amazônia Oriental.Floresta primáriaSistema silviculturalAmazônia OrientalBiodiversidadeFloresta SecundariaSistemas silviculturais foram aplicados experimentalmente em florestas secundária e primária, na Amazônia oriental, visando aumentar a produção de madeira de espécies de interesse econômico. Neste trabalho, foi analisada a diversidade de espécies arbóreas nos dois tipos de florestas, após o uso de diferentes sistemas. A avaliação dos povoamentos e das florestas naturais foi realizada por meio de inventários florestais, usando-se o processo de amostragem aleatória simples e identificando-se as espécies presentes. O índice de Shannon- Weaver, acompanhado do teste t de Student, foi utilizado para comparar a diversidade de espécies nos povoamentos manejados com a respectiva floresta de controle. Verificou-se que as florestas secundária e primária de controle apresentaram maior número médio de espécies (21 e 36,4, respecti vamente) por unidade de amostra (1.000 m-), lendo o mesmo ocorrido com os índices médios de diversidade (2,61 e 3,43, respectivamente). A riqueza e a diversidade de espécies variaram de acordo com o tipo de floresta e com o sistema adotado, mas as práticas de manejo adotadas possibilitaram a manutenção de uma composição florística ainda diversificada.JORGE ALBERTO GAZEL YARED, CPATU; Laércio Couto, UFV; Helio Garcia Leite, UFV.YARED, J. A. G.COUTO, L.LEITE, H. G.2018-03-08T00:32:54Z2018-03-08T00:32:54Z2004-03-3120002018-03-08T00:32:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleil.Revista Árvore, v. 24, n. 1, p. 83-90, 2000.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/405457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-03-08T00:33:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/405457Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-03-08T00:33:01falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-03-08T00:33:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade de espécies em florestas secundária e primária, sob efeito de diferentes sistemas silviculturais, na Amazônia Oriental.
title Diversidade de espécies em florestas secundária e primária, sob efeito de diferentes sistemas silviculturais, na Amazônia Oriental.
spellingShingle Diversidade de espécies em florestas secundária e primária, sob efeito de diferentes sistemas silviculturais, na Amazônia Oriental.
YARED, J. A. G.
Floresta primária
Sistema silvicultural
Amazônia Oriental
Biodiversidade
Floresta Secundaria
title_short Diversidade de espécies em florestas secundária e primária, sob efeito de diferentes sistemas silviculturais, na Amazônia Oriental.
title_full Diversidade de espécies em florestas secundária e primária, sob efeito de diferentes sistemas silviculturais, na Amazônia Oriental.
title_fullStr Diversidade de espécies em florestas secundária e primária, sob efeito de diferentes sistemas silviculturais, na Amazônia Oriental.
title_full_unstemmed Diversidade de espécies em florestas secundária e primária, sob efeito de diferentes sistemas silviculturais, na Amazônia Oriental.
title_sort Diversidade de espécies em florestas secundária e primária, sob efeito de diferentes sistemas silviculturais, na Amazônia Oriental.
author YARED, J. A. G.
author_facet YARED, J. A. G.
COUTO, L.
LEITE, H. G.
author_role author
author2 COUTO, L.
LEITE, H. G.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JORGE ALBERTO GAZEL YARED, CPATU; Laércio Couto, UFV; Helio Garcia Leite, UFV.
dc.contributor.author.fl_str_mv YARED, J. A. G.
COUTO, L.
LEITE, H. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Floresta primária
Sistema silvicultural
Amazônia Oriental
Biodiversidade
Floresta Secundaria
topic Floresta primária
Sistema silvicultural
Amazônia Oriental
Biodiversidade
Floresta Secundaria
description Sistemas silviculturais foram aplicados experimentalmente em florestas secundária e primária, na Amazônia oriental, visando aumentar a produção de madeira de espécies de interesse econômico. Neste trabalho, foi analisada a diversidade de espécies arbóreas nos dois tipos de florestas, após o uso de diferentes sistemas. A avaliação dos povoamentos e das florestas naturais foi realizada por meio de inventários florestais, usando-se o processo de amostragem aleatória simples e identificando-se as espécies presentes. O índice de Shannon- Weaver, acompanhado do teste t de Student, foi utilizado para comparar a diversidade de espécies nos povoamentos manejados com a respectiva floresta de controle. Verificou-se que as florestas secundária e primária de controle apresentaram maior número médio de espécies (21 e 36,4, respecti vamente) por unidade de amostra (1.000 m-), lendo o mesmo ocorrido com os índices médios de diversidade (2,61 e 3,43, respectivamente). A riqueza e a diversidade de espécies variaram de acordo com o tipo de floresta e com o sistema adotado, mas as práticas de manejo adotadas possibilitaram a manutenção de uma composição florística ainda diversificada.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2004-03-31
2018-03-08T00:32:54Z
2018-03-08T00:32:54Z
2018-03-08T00:32:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Árvore, v. 24, n. 1, p. 83-90, 2000.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/405457
identifier_str_mv Revista Árvore, v. 24, n. 1, p. 83-90, 2000.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/405457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503450819559424